Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Conta-se que no século XV o cozinheiro Zafirano, do norte de Itália, se teria inspirado nos cabelos dourados de Lucrezia Borgia para criar o formato da massa. Aqui, a inspiração serve-se no restaurante Terraço no hotel The Oitavos em Cascais.
Tagliatelle de Lulas, do chef Cyril Devilliers, The Oitavos
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 15 minutos
Ingredientes
600 gramas de lulas frescas;
20 unidades de mexilhões;
Compota de tomate de jardim fresca;
20 gramas de filetes de anchovas em óleo;
1 malagueta pequena sem sementes;
20 gramas de salsa;
320 gramas de massa tagliatelli seca (massa de trigo duro).
Confeção
Limpar as lulas, ou pedir à peixaria para o fazer, cortar as tiras e saltear em azeite uns dois minutos. De seguida, retirar as lulas e manter quente. No mesmo sauté e azeite, saltear as anchovas com a malagueta picada, juntar o molho de tomate e cozer quatro a cinco minutos. Juntar os mexilhões até abrirem. Cozer a massa al dente (melhora a digestão e a sensação de inchaço).
Rolar a massa no molho de tomate com os mexilhões e empratar. Distribuir as lulas e decorar a gosto.
Gin sem álcool e cocktails de alfazema: os mocktails são tão bons como a versão "regada"?
Quatro novos cocktails do bar do Crowne Plaza Porto provam-nos que vale a pena rendermo-nos às versões sem álcool daquela que é uma das bebidas preferidas do verão.
Chef Ana Moura lança uma série de jantares em dueto
Um elogio à gastronomia e aos vinhos, esta iniciativa arranca com Anna Jørgensen, da herdade Cortes de Cima, como primeira convidada.
Um mexicano fiel à tradição em Lisboa
No LxFactory, encontramos um sítio onde comer tacos e beber margaritas ao som do DJ residente, quase como se estivéssemos na Cidade do México - é o Mex Factory.
Receita. “Venham mais cinco”, do chef Pedro de Sousa
A plantação da beringela ou badinjanâ (termo árabe) tem 1500 anos na Índia apesar de haver também registo do cultivo na China. Há muitas formas de a cozinhar.
4 vinhos e as suas histórias: Um clássico e um “afrancesado” do Tejo, um duriense e um picaroto
Mês de vindimas para muitos, algumas antecipadas, que se vão estender até outubro. Em destaque, os brancos das famílias Tavares da Silva, Fiuza e Poças e um com identidade própria.
Uma experiência gastronómica entre o tradicional e o moderno
Como forma de trazer os sabores locais aos seus hospedes, os Octant Hotels pretendem proporcionar uma viagem pelos saberes e sabores locais, num ambiente familiar e acolhedor em que as refeições serão confecionadas por cozinheiras locais.
Sabores portugueses distinguidos em concurso internacional
Licor de ginga, mel e pão de ló foram apenas alguns dos produtos artesanais que se destacaram entre milhares de candidatos no Great Taste 2023.
A trufa branca de Alba veio de avião para o Come Prima - e este foi o final feliz
O restaurante italiano é já uma bem conhecida e obrigatória paragem no roteiro desta trufa. Uma vez mais, o chef Tanka Sapkota não desiludiu e conseguiu uma trufa branca com quase 700 gramas para arrancar a época. O espécime teve de vir de avião, no colo da fornecedora, ou não chegava a tempo.
Sabores da Ásia: Pani Puri de gamba da costa e manga
Um petisco bastante popular no sul asiático, principalmente na Índia, feito à base de bolinhas de massa frita com recheios diversos, com ou sem picante. A entrada ideal para um jantar de verão cercado de amigos: partilhamos a receita.
Receita. “Polvo e arroz do mesmo”, do chef Vasco Coelho Santos
O molusco de oito braços é conhecido em inúmeras geografias com destaque para o Mediterrâneo e Ásia. No Porto, o arroz de polvo e os filetes são um dos pratos mais tradicionais da cidade.
Receita. Fusilli Alla Norma do chef Fábio Paixão da Silva
O fusilli é uma das formas de massa mais típicas e tradicionais da região de Campânia. A origem, porém, parece estar nos árabes, tal como o esparguete.
Receita. Como fazer o prego tradicional do chef José Avillez?
A história do “prego” parece vir da Praia das Maças e de uma tasca gerida por Manuel Dias Prego que começou a servir carne dentro do pão. O petisco rapidamente se generalizou pelo país.
Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais
A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.
Receita. Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico do chef Luiz Minuzzi
Apesar deste queijo ser confecionado em várias regiões de Itália, e noutros países, a mozarela de búfala de Campana é a única registada pela União Europeia com Denominação de Origem protegida (DOP).
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.