Prazeres / Sabores

Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers

O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.

Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers Foto: D.R
21 de agosto de 2023 | Augusto Freitas de Sousa

Conta-se que no século XV o cozinheiro Zafirano, do norte de Itália, se teria inspirado nos cabelos dourados de Lucrezia Borgia para criar o formato da massa. Aqui, a inspiração serve-se no restaurante Terraço no hotel The Oitavos em Cascais.

Tagliatelle de Lulas, do chef Cyril Devilliers, The Oitavos

Para 4 pessoas

Tempo de preparação e confeção: 15 minutos

Ingredientes

600 gramas de lulas frescas;

20 unidades de mexilhões;

Compota de tomate de jardim fresca;

20 gramas de filetes de anchovas em óleo;

1 malagueta pequena sem sementes;

20 gramas de salsa;

320 gramas de massa tagliatelli seca (massa de trigo duro).

Tagliatelle de lulas.
Tagliatelle de lulas. Foto: D.R

Confeção

Limpar as lulas, ou pedir à peixaria para o fazer, cortar as tiras e saltear em azeite uns dois minutos. De seguida, retirar as lulas e manter quente. No mesmo sauté e azeite, saltear as anchovas com a malagueta picada, juntar o molho de tomate e cozer quatro a cinco minutos. Juntar os mexilhões até abrirem. Cozer a massa al dente (melhora a digestão e a sensação de inchaço).

Rolar a massa no molho de tomate com os mexilhões e empratar. Distribuir as lulas e decorar a gosto.

Chef Cyril Devilliers, do The Oitavos em Cascais.
Chef Cyril Devilliers, do The Oitavos em Cascais. Foto: D.R
Saiba mais Receita, Tagliatelle de lulas, chef Cyril Devilliers, Gastronomia, Cozinha italiana, Restaurante Terraço, The Oitavos, Cascais
Relacionadas

Um mexicano fiel à tradição em Lisboa

No LxFactory, encontramos um sítio onde comer tacos e beber margaritas ao som do DJ residente, quase como se estivéssemos na Cidade do México - é o Mex Factory.

Sabores da Ásia: Pani Puri de gamba da costa e manga

Um petisco bastante popular no sul asiático, principalmente na Índia, feito à base de bolinhas de massa frita com recheios diversos, com ou sem picante. A entrada ideal para um jantar de verão cercado de amigos: partilhamos a receita.

Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.

Mais Lidas
Sabores Regresso ao passado, na Passarella

Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.