Receita. Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico do chef Luiz Minuzzi
Apesar deste queijo ser confecionado em várias regiões de Itália, e noutros países, a mozarela de búfala de Campana é a única registada pela União Europeia com Denominação de Origem protegida (DOP).

O historial aponta para que os búfalos asiáticos chegaram a Itália no século XII, altura em que começaram a utilizar o leite das fêmeas para produzir queijo. Na Campânia onde fica Nápoles, a alimentação dos animais provém de planícies vulcânicas atravessadas por pequenos cursos de água.
Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico
Chef Luiz Minuzzi, Obicà Mozzarella Bar, Lisboa
Para 4 a 6 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 35 minutos
Ingredientes:
500g paccheri lisci gentile (tipo de massa)
1kg tomates pelados bio
50ml azeite extra virgem (para o molho)
5ml azeite extra virgem (para a finalização)
8g manjericão (para o molho)
6g manjericão (para a finalização)
8g sal marinho
300g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para o molho)
200g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para a finalização)
100g parmigiano reggiano
4l de água

Preparação:
Numa panela adicione os quatro litros de água, salgue a gosto, e coloque em lume forte para atingir ponto de ebulição. Enquanto isso, num recipiente fundo à parte, adicione os tomates pelados frescos, azeite, manjericão e o sal. Após colocar os produtos misture com o auxílio de um "mixer".
Coloque a massa a cozer por 16 minutos (dois a menos do que manda a embalagem). Durante o processo de cozedura da massa, deite o molho ainda fresco sobre uma panela pré-aquecida em lume médio e, após ganhar temperatura, adicione a parte de mozzarella que se indica na receita para o molho enquanto a massa coze.
Com o auxílio de uma escumadeira, retire a massa da água e deite diretamente no molho e deixe cozer os dois ou três minutos que faltam ou até que a pasta esteja firme, mas cozida.
Para a finalização utilize de sete a oito unidades da massa no seu próprio molho, polvilhe por cima o parmigiano reggiano a gosto, a restante mozzarella partida com as mãos, folhas de manjericão e azeite.
Receita: Ovos turcos do Chef Miguel Mesquita
As manhãs de verão pedem algo rápido e simples de se preparar, e nada melhor do que esta receita do chef Miguel Mesquita, tradicionalmente servida ao pequeno-almoço.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Receita: curgete salteada, mel, feta e iogurte, pelo chef Miguel Mesquita
No seu mais recente livro "Cozinhas do Mundo", o chef Miguel Mesquita apresenta-nos 90 receitas vindas dos quatro cantos do mundo. Aprenda a fazer esta.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.