Receita. Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico do chef Luiz Minuzzi
Apesar deste queijo ser confecionado em várias regiões de Itália, e noutros países, a mozarela de búfala de Campana é a única registada pela União Europeia com Denominação de Origem protegida (DOP).
O historial aponta para que os búfalos asiáticos chegaram a Itália no século XII, altura em que começaram a utilizar o leite das fêmeas para produzir queijo. Na Campânia onde fica Nápoles, a alimentação dos animais provém de planícies vulcânicas atravessadas por pequenos cursos de água.
Sciaffoni com mozarela de búfala e tomate biológico
Chef Luiz Minuzzi, Obicà Mozzarella Bar, Lisboa
Para 4 a 6 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 35 minutos
Ingredientes:
500g paccheri lisci gentile (tipo de massa)
1kg tomates pelados bio
50ml azeite extra virgem (para o molho)
5ml azeite extra virgem (para a finalização)
8g manjericão (para o molho)
6g manjericão (para a finalização)
8g sal marinho
300g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para o molho)
200g Mozzarella Di Bufala Campana DOP (para a finalização)
100g parmigiano reggiano
4l de água
Preparação:
Numa panela adicione os quatro litros de água, salgue a gosto, e coloque em lume forte para atingir ponto de ebulição. Enquanto isso, num recipiente fundo à parte, adicione os tomates pelados frescos, azeite, manjericão e o sal. Após colocar os produtos misture com o auxílio de um "mixer".
Coloque a massa a cozer por 16 minutos (dois a menos do que manda a embalagem). Durante o processo de cozedura da massa, deite o molho ainda fresco sobre uma panela pré-aquecida em lume médio e, após ganhar temperatura, adicione a parte de mozzarella que se indica na receita para o molho enquanto a massa coze.
Com o auxílio de uma escumadeira, retire a massa da água e deite diretamente no molho e deixe cozer os dois ou três minutos que faltam ou até que a pasta esteja firme, mas cozida.
Para a finalização utilize de sete a oito unidades da massa no seu próprio molho, polvilhe por cima o parmigiano reggiano a gosto, a restante mozzarella partida com as mãos, folhas de manjericão e azeite.
Receita: Ovos turcos do Chef Miguel Mesquita
As manhãs de verão pedem algo rápido e simples de se preparar, e nada melhor do que esta receita do chef Miguel Mesquita, tradicionalmente servida ao pequeno-almoço.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Receita: curgete salteada, mel, feta e iogurte, pelo chef Miguel Mesquita
No seu mais recente livro "Cozinhas do Mundo", o chef Miguel Mesquita apresenta-nos 90 receitas vindas dos quatro cantos do mundo. Aprenda a fazer esta.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.