Uma experiência gastronómica entre o tradicional e o moderno
Como forma de trazer os sabores locais aos seus hospedes, os Octant Hotels pretendem proporcionar uma viagem pelos saberes e sabores locais, num ambiente familiar e acolhedor em que as refeições serão confecionadas por cozinheiras locais.
Conhecidos pela sua singularidade, os Octant Hotels - uma cadeira de hotéis de norte a sul de Portugal - procuram explorar o local, a cultura, a comida e as pessoas da sua envolvente, com a nova iniciativa "Como em Casa". Através da iniciativa, pretende-se dar a conhecer os sabores locais de uma forma inovadora, pelas mãos das cozinheiras da aldeia e do chef de cada um dos hotéis. Este evento acontecerá uma vez por mês entre novembro e maio de 2024.
No dia 4 de novembro, na cozinha do Octant Évora, duas experientes cozinheiras, vindas da aldeia da de Nossa Senhora de Machede, juntam-se ao chef Tiago Sales, responsável pela carta do hotel, para criar um almoço tipicamente alentejano. Este almoço será uma recriação do ambiente das cozinhas da D. Ermelinda Alvorado e da D. Isabel Sapata, onde o carinho e amor pela culinária são dedicados aos familiares e amigos.
O menu contará com pratos típicos da região, como os tradicionais petiscos de pezinhos de porco e bacalhau frito. A sopa, como em casa, terá uma presença assídua à mesa e os pratos principais consistem no ensopado de borrego e no Cação Frito, bem à moda do Alentejo. Para terminar, com a companhia do chef Tiago Sales, da D. Ermelinda e da D. Isabel, os clientes poderão aproveitar do arroz doce polvilhado com canela, pudim de ovos e bêbados (doce à base de farinha, com vinho branco, e muito apreciado nesta região do Alentejo).
Após a partida em Évora, a experiência "Como em Casa" acontecerá no Octant Praia Verde nos dias 8 e 9 de dezembro. Para mais informações sobre as datas e os locais, poderá consultar o site do Octant Hotels.
Gin sem álcool e cocktails de alfazema: os mocktails são tão bons como a versão "regada"?
Quatro novos cocktails do bar do Crowne Plaza Porto provam-nos que vale a pena rendermo-nos às versões sem álcool daquela que é uma das bebidas preferidas do verão.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
4 vinhos e as suas histórias: Dois tintos do Douro, um branco velho alentejano e um verde que aposta no terroir
Setembro ainda é o mês das vindimas. Por exemplo, na região dos vinhos verdes, a colheita estende-se até ao final do mês e, por vezes, até outubro. Em destaque, um verde, um duriense tradicional, um tinto de altitude e um branco de vinhas velhas.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
Fomos à marisqueira mais fancy da cidade
A Real Nunes Marisqueira reabriu numa nova morada, com uma decoração assombrosa de elegante e um cardápio que fará água na boca até aos menos apreciadores de crustáceos.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.
Ainda com muito verão pela frente, fomos conhecer as cartas da estação de cinco restaurantes lisboetas, cada um deles inspirado numa diferente latitude mas todos com muito sabor a verão