Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
Situado em Ponta Delgada, São Miguel, o Grand Hotel Açores Atlântico, uma prestigiada unidade hoteleira de cinco estrelas da Bensaude Hotels Collection, é conhecido não apenas pela sua localização privilegiada, mas também pela incrível experiência gastronómica proporcionada no restaurante Balcony, o palco escolhido para os jantares vínicos.
Nesta quinta edição, o evento concentra-se nas exportações de laranjas para o Reino Unido durante o período de 1830 a 1870. "A maior parte dessa exportação destinava-se a Inglaterra, e é nesse destino que traçamos o nosso itinerário, levando as laranjas e trazendo a caça para a mesa e para a degustação, aproveitando também a estação outonal que nos brinda com sabores e texturas únicas", explica o chef de cozinha do Grand Hotel Açores Atlântico, José Gala, num comunicado.
As laranjas assumem o papel principal neste banquete, e a escolha foi criteriosa. Os vencedores foram os néctares reconhecidos a nível nacional e internacional da Quinta do Piloto, liderados por Filipe Cardoso, que enriquecerão o jantar com o seu conhecimento sobre a difusão dos sabores dos néctares.
Ao contrário de um menu de degustação, em que a escolha do vinho segue a seleção do prato, neste jantar vínico é o vinho que orienta a escolha do prato. A seleção da bebida para esta edição fica a cargo do Chefe de Sala Acácio Oliveira e foi pensada com cuidado, pois o menu especial percorre cinco momentos distintos.
O jantar começa com um ninho de lebre com mousseline de marmelo e ananás como amuse-bouche, acompanhado por um copo de Quinta do Piloto Collection Síria, seguindo-se um creme de castanha assada com perdiz vermelha em escabeche e crumble de alheira de caça, servido com Espumante Extra Brut Reserva.
O primeiro prato continua a celebrar a caça, com faisão braseado com aveludado de abóbora assada e canela de Ceilão, figo e uva, jus de foie gras e creme de vinagre balsâmico, harmonizado com um Quinta do Piloto Coleção da Família Branco. O segundo prato apresenta um lombo de veado com risotto envelhecido de míscaros, acompanhado por um tinto.
Para a sobremesa, o chef criou "o Abade Priscos da caça, com papo de anjo de whisky e doce da rota dos citrinos", que será servido com o famoso Moscatel Superior 10 Anos.
Este jantar especial, realiza-se no dia 3 de novembro e começa às 19h30, tendo um custo de €85 por pessoa. As reservas são limitadas a 70 pessoas e exigem pré-pagamento, que pode ser efetuado através do telefone +351 296 302 200 ou do email: ghaa@bhc.pt. Um evento que promete cativar os paladares mais exigentes e celebrar a riqueza da tradição gastronómica açoriana.
Semana dedicada à trufa: um jantar a quatro mãos
O resort Vila Vita Parque, situado ao longo da costa rochosa do Atlântico, no sul de Portugal, recebe no dia 29 de outubro, no restaurante Atlântico, uma noite colaborativa dedicada à trufa.
São Lourenço do Barrocal, uma experiência imersiva no coração do Alentejo
O hotel de luxo procura ocupar o outuno com experiências que vão desde a visita à produção do azeite e mel ao vinho especial do Barrocal.
Uma experiência gastronómica entre o tradicional e o moderno
Como forma de trazer os sabores locais aos seus hospedes, os Octant Hotels pretendem proporcionar uma viagem pelos saberes e sabores locais, num ambiente familiar e acolhedor em que as refeições serão confecionadas por cozinheiras locais.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
Receita. “Venham mais cinco”, do chef Pedro de Sousa
A plantação da beringela ou badinjanâ (termo árabe) tem 1500 anos na Índia apesar de haver também registo do cultivo na China. Há muitas formas de a cozinhar.
Essência do Vinho regressa a Lisboa com mais de 4 mil vinhos à prova
De 4 a 6 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a 24ª edição da Essência do Vinho, uma celebração que reúne apreciadores e especialistas em Portugal.
Um jantar monumental
Quatro chefs, dois portugueses e dois franceses, estão a preparar uma viagem gastronómica para celebrar os 100 anos do grupo hoteleiro Maison Albar Hotels e do histórico edifício portuense onde está localizado o hotel Le Monument Palace. É já no próximo dia 19.
Feriado indiano Diwali celebrado no Chiado
O restaurante Gunpowder assinala o "Festival das Luzes" com um menu especial, dedicado a esta ocasião importante para a cultura indiana.
Vinho em garrafão para fazer um brilharete
A Vieira de Sousa recuperou o velho garrafão de 5 litros. Só que em vez da zurrapa habitual traz um belíssimo Reserva Especial 2011 do Douro. A pensar nas festas.
Uma experiência vínica na cidade do Porto
O The Yeatman Hotel, recebe nos dias 1 e 2 de dezembro, o Christmas Wine Experience, um evento dedicado aos melhores vinhos portugueses e aos petiscos tradicionais.
O segredo de Chez Chouette
Chama-se António L. Xavier, tem 24 anos, e é o novo chef do restaurante no bairro de Alvalade, aberto há um ano. Uma passagem de pasta do chef alentejano Leopoldo Garcia Calhau.
Ir a Vidago e trocar a famosa água pelo... vinho
No dia 2 de dezembro o Hotel Vidago Palace receberá a primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento dedicado aos amantes do vinho, que contará com um jantar e uma prova exclusiva.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.
Ainda com muito verão pela frente, fomos conhecer as cartas da estação de cinco restaurantes lisboetas, cada um deles inspirado numa diferente latitude mas todos com muito sabor a verão