Um jantar monumental
Quatro chefs, dois portugueses e dois franceses, estão a preparar uma viagem gastronómica para celebrar os 100 anos do grupo hoteleiro Maison Albar Hotels e do histórico edifício portuense onde está localizado o hotel Le Monument Palace. É já no próximo dia 19.
Se anda há procura de uma desculpa para passar uns dias no Porto, não procure mais. O restaurante Le Monument, do hotel Le Monument Palace, está a preparar uma noite inesquecível para os apreciadores de alta gastronomia. É já no próximo dia 19 que Julien Montbabut, chef do Le Monument, convida os seus colegas e amigos, os chefs portugueses Alexandre Silva e Rui Silvestre, e o chef francês Victor Mercier, para se juntarem a ele num jantar de celebração dos 100 anos do grupo Maison Albar Hotels e do edifício histórico onde está localizado o hotel – uma obra da autoria do arquiteto italiano Michelangelo Soá. A ideia é fazer uma viagem gastronómica pelos produtos e sabores da cozinha tradicional portuguesa, mas com técnicas francesas.
E porque é mesmo de uma viagem que se trata, o menu vai ser inspirado nas memórias e experiências do chef Julien Montbabut, que passou dois anos a visitar Portugal de norte a sul, descobrindo as maravilhas gastronómicas que o país tem para oferecer. Montbabut chegou a Portugal em 2018 para, junto com a sua mulher, a chef de pastelaria Joana Thöny Montbabut, assumir a cozinha e o conceito do recém renovado hotel. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a persistência e o trabalho árduo do casal Montbabut foi reconhecido pelo Guia Michelin, com a atribuição da primeira estrela Michelin ao restaurante Le Monument, no final de 2022.
Para esta noite especial, o chef anfitrião ocupar-se-á dos sabores fortes, típicos do norte. Já o chef Alexandre Silva (que comanda a cozinha dos restaurantes LOCO e FOGO), terá a seu cargo os sabores da região centro. E o chef Rui Silvestre (do restaurante Vistas) tomará conta da leveza e frescura dos sabores do sul. Aos quatro, soma-se Victor Mercier, finalista do Top Chef França 2018 e personalidade da nova geração da gastronomia francesa, e que está à frente do restaurante parisiente FIEF – acrónimo de Fait Ici En France, ou seja, "feito aqui em França". Mercier vai contribui para esta viagem gastronómica com o seu conhecimento das mais recentes técnicas da cozinha francesa.
O Monumental Dinner terá início às 19h, com um cocktail e apresentação dos chefs convidados, na biblioteca do hotel Le Monumental Palace. O evento prossegue para o restaurante gastronómico Le Monument, às 19h45, e será constituído por oito momentos, dois de cada chef, cuidadosamente harmonizados com os vinhos da Quinta do Noval.
Este jantar terá um custo de 290 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através dos contactos do hotel ou do site The Fork.
Um dia na vida de… Julien Montbabut, chef Michelin
Trocou Paris pelo Porto e assumiu o posto de chef executivo no Hotel Le Monumental Palace. Em 2022 conquistou uma estrela do ambicionado guia.
Um dia na vida de… Alexandre Silva, o “Loco” que domina o “Fogo”
O chef com estrela Michelin conquistou o estrelato com o restaurante Loco. O outro espaço, Fogo, é onde as suas raízes são a inspiração.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
Ninguém perdeu. Quem ganhou ou manteve as estrelas Michelin em Portugal?
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, nomes nacionais e internacionais, cozinhas tradicionais portuguesas ou do mundo. A consagrada (e aguardada) lista dos melhores restaurantes nacionais do ano.
António Maçanita recriou o Enxarrama, “o mais apreciado de todos os vinhos de Évora”, como se dizia no século XIX. E a ambição é clara: bater-se de igual para igual com o melhor da região.
O novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim. é composto por 12 receitas, todas elas com três pratos diferentes. A Must teve acesso a uma, tendo já partilhado o prato principal e a sobremesa, faltando apenas a bebida.
Encontrámo-nos, no Tivoli Vilamoura, com o embaixador global da Glenfiddich, que passou por Portugal para apresentar os seus whiskies de uma maneira original e despretensiosa. Tudo durante um jantar recheado de boa conversa.
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.