Essência do Vinho regressa a Lisboa com mais de 4 mil vinhos à prova
De 4 a 6 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a 24ª edição da Essência do Vinho, uma celebração que reúne apreciadores e especialistas em Portugal.
São mais de 4 mil vinhos disponíveis para degustação já este sábado e domingo, em Lisboa. A Essência do vinho está de volta para mais uma edição, oportunidade única para os visitantes explorarem uma verdadeira tapeçaria de sabores e tradições, que variam desde o encanto das castas autóctones de Portugal até à sofisticação dos vinhos internacionais.O vinho, estrela indiscutível desta iniciativa, desempenha um papel central ao unir entusiastas, especialistas e produtores de todo o mundo em torno da sua apreciação.
O evento, organizado pela Revista de Vinhos desde 1999. A iniciativa explora a diversidade das regiões vinícolas de Portugal, desde vinhos com caráter de granito e altitude da Beira Interior até aos vinhos atlânticos de Lisboa, sem esquecer exemplares do Tejo, Alentejo, e muito mais. Os visitantes terão a oportunidade de degustar vinhos emblemáticos, colheitas antigas e lançamentos recentes, abrangendo as regiões do país. Além dos vinhos nacionais, o evento também destaca vinhos biodinâmicos de França, Áustria, Alemanha e Espanha.
A programação diversificada inclui mais de 20 ações paralelas, com provas comentadas pelos especialistas da Revista de Vinhos e da revista brasileira Gula. É de destacar ainda a seção Mundo Natural, uma abordagem de intervenção mínima, onde se apresentam produtores que adotam práticas biodinâmicas.
O Essência do Vinho não é apenas para especialistas, é uma celebração aberta a entusiastas e público em geral. Nos dias 4 e 5 de novembro, o evento estará aberto ao público das 15h às 21h, enquanto o dia 6 de novembro será reservado exclusivamente para profissionais do setor, das 11h às 18h. Os bilhetes estão disponíveis por €20 no site.
Ritz e Guerlain servem chá "Orchidée Impériale”
Novo Chá da Tarde temático no Ritz Four Seasons junta o melhor que a cozinha do hotel tem para oferecer com a linha de skincare mais sumptuosa da Guerlain. Uma iniciativa inspirada nas orquídeas que decoram o lounge do hotel, e que decorre até ao fim de novembro.
Feriado indiano Diwali celebrado no Chiado
O restaurante Gunpowder assinala o "Festival das Luzes" com um menu especial, dedicado a esta ocasião importante para a cultura indiana.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
Vinho em garrafão para fazer um brilharete
A Vieira de Sousa recuperou o velho garrafão de 5 litros. Só que em vez da zurrapa habitual traz um belíssimo Reserva Especial 2011 do Douro. A pensar nas festas.
A trufa branca de Alba veio de avião para o Come Prima - e este foi o final feliz
O restaurante italiano é já uma bem conhecida e obrigatória paragem no roteiro desta trufa. Uma vez mais, o chef Tanka Sapkota não desiludiu e conseguiu uma trufa branca com quase 700 gramas para arrancar a época. O espécime teve de vir de avião, no colo da fornecedora, ou não chegava a tempo.
Uma experiência vínica na cidade do Porto
O The Yeatman Hotel, recebe nos dias 1 e 2 de dezembro, o Christmas Wine Experience, um evento dedicado aos melhores vinhos portugueses e aos petiscos tradicionais.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
Semana dedicada à trufa: um jantar a quatro mãos
O resort Vila Vita Parque, situado ao longo da costa rochosa do Atlântico, no sul de Portugal, recebe no dia 29 de outubro, no restaurante Atlântico, uma noite colaborativa dedicada à trufa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.