Semana dedicada à trufa: um jantar a quatro mãos
O resort Vila Vita Parque, situado ao longo da costa rochosa do Atlântico, no sul de Portugal, recebe no dia 29 de outubro, no restaurante Atlântico, uma noite colaborativa dedicada à trufa.
Numa deliciosa diversidade, o universo culinário do Vila Vita Parc assume a forma de uma extraordinária odisseia gastronómica, atraindo apreciadores de todo o mundo. O resort disponibiliza uma ampla gama de restaurantes, sendo o Atlântico o grande destaque deste mês de outubro.
Este restaurante é uma verdadeira homenagem à essência do Oceano Atlântico, com o seu menu profundamente enraizado nos ingredientes tradicionais do Algarve. Esta abordagem reforça e completa a filosofia de sustentabilidade do resort, que se empenha em destacar e apoiar a riqueza do património gastronómico de Portugal.
O chef da casa, João Viegas, receberá, no dia 29 de outubro, num jantar colaborativo, o chef espanhol Vincent Guimerà, portador de uma Estrela Michelin e de uma Estrela Verde Michelan, do restaurante L’Antic Moli. Este jantar será o ponto alto da semana dedicada à trufa, um dos ingredientes mais reverenciados de todos os tempos.
O jantar terá início às 19h, e o menu de degustação composto por 6 momentos tem o custo de €170, com a opção de harmonização de vinhos disponível por €75. O que podemos antecipar? O chef anfitrião irá apresentar uma combinação de pratos exclusivamente criados para o evento, juntamente com seleções do menu regular, como é o caso do Brioche de Gamba e o Polvo marinado, que serão servidos com trufa negra. Por outro lado, o chef convidado ficará encarregue do menu vegano do L’Antic Molì. Este menu inclui o tatin de aipo demi vegetal, com alho negro e trufa, e ainda duas criações especialmente concebidas para este evento: cogumelos salteados, favas e falsa gema de abóbora, e niyoñaki de calçots, ambos realçados com a presença da trufa.
Durante os restantes dias, de 29 de outubro a 1 de novembo, os jantares serão à la carte, com um menu feito pelo chef João Viegas. A reserva antecipada é recomendada, quer para este evento, quer para jantar nos restantes dias da Semana da Trufa, e pode ser feita através do fb@vilavitaparc.com ou +351 282 310 184.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
São Lourenço do Barrocal, uma experiência imersiva no coração do Alentejo
O hotel de luxo procura ocupar o outuno com experiências que vão desde a visita à produção do azeite e mel ao vinho especial do Barrocal.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
Essência do Vinho regressa a Lisboa com mais de 4 mil vinhos à prova
De 4 a 6 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a 24ª edição da Essência do Vinho, uma celebração que reúne apreciadores e especialistas em Portugal.
O segredo de Chez Chouette
Chama-se António L. Xavier, tem 24 anos, e é o novo chef do restaurante no bairro de Alvalade, aberto há um ano. Uma passagem de pasta do chef alentejano Leopoldo Garcia Calhau.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.