Ir a Vidago e trocar a famosa água pelo... vinho
No dia 2 de dezembro o Hotel Vidago Palace receberá a primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento dedicado aos amantes do vinho, que contará com um jantar e uma prova exclusiva.
A uma hora do Porto e a 15 minutos da cidade de Chaves, encontramos o Hotel Vidago Palace. Localizado num palácio, no coração termal de Vidago e rodeado por montanhas e florestas, este hotel de luxo é o palco da primeira edição do Trás-os-Montes Wine Experience, um evento promovido pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM).
O evento terá dois momentos distintos. O primeiro, das 16h às 19h, no dia 2 de dezembro, consiste numa degustação de vinhos exclusivos no Jardim de Inverno. Esta seleção especial destaca a riqueza do terroir desta região, onde grande parte dos vinhos é produzida em vinhas de altitude. Trás-os-Montes é a região portuguesa com mais hectares de vinhas velhas plantadas, garantindo uma qualidade reconhecida tanto a nível nacional como internacional.
Às 20h, as portas do luxuoso Salão Nobre abrem para um jantar de harmonização, com um menu de quatro momentos especialmente elaborado pelo chef Vitor Matos. O jantar será acompanhado pelos melhores vinhos de Trás-os-Montes, oferecendo mais de 80 escolhas de mais de 20 produtores, incluindo Baga de Ouro, Maria Gins, Romano Cunha ou Vidago Villa.
Francisco Ataíde Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, a entidade responsável pela iniciativa, afirma: "Com esta experiência pretendemos reforçar a qualidade e a exclusividade dos vinhos produzidos em Trás-os-Montes por produtores que, dia após dia, cuidam das suas quintas e vinhas, e do que delas nasce, com todo o cuidado e dedicação."
Com lugares bastante limitados, este evento, marcado para o dia 2 de dezembro e organizado pela CVRTM, tem um custo de €80 por pessoa e requer reserva, que pode ser feita através do e-mail: promocao@cvrtm.pt.
Teixinha, a nova joia da coroa dos vinhos alentejanos
Da Herdade da Malhadinha Nova, bem lá no sul do Alentejo, a família Soares foi explorar uma velha quinta no topo da Serra de São Mamede, em Portalegre, e o resultado caminha para o soberbo.
Ramen com estrela Michelin por €9,16? Existe
Situado no coração de Tóquio fica o restaurante Ginza Hachigou do Chef Yasushi Matsumura. Com seis lugares ao balcão, apenas 70 pessoas, por dia, têm a oportunidade de provar este prato típico japonês.
Uma experiência vínica na cidade do Porto
O The Yeatman Hotel, recebe nos dias 1 e 2 de dezembro, o Christmas Wine Experience, um evento dedicado aos melhores vinhos portugueses e aos petiscos tradicionais.
Van Zellers & Co: o primeiro vinho do Porto envelhecido numa adega submarina
Francisca Van Zeller mergulhou para ir buscar as primeiras garrafas de um Porto que estagiou no mar. Trata-se de uma das grandes tendências mundiais do vinho, e o preço deste Vintage diz muito sobre o interesse que está a gerar.
Três vinhos já a pensar no Natal
Que melhor combinação pode existir que vinho e literatura? A pensar em momentos de prazer à lareira - e no presente que serve para vários amigos e familiares - a família Lima Mayer imaginou um pack que reúne um livro de Isabel Stilwell e três vinhos da casa. Esta e mais duas sugestões vinícolas.
4 vinhos e as suas histórias: Dois tintos, um branco e um generoso, de Norte a Sul
Um mês com pouco trabalho na vinha, mas já com os olhos postos na poda que se aproxima. Para conferir, dois tintos de zonas nobres, um, branco de uma casta mal-amada e um novo fortificado, mas com tradição.
Vinho em garrafão para fazer um brilharete
A Vieira de Sousa recuperou o velho garrafão de 5 litros. Só que em vez da zurrapa habitual traz um belíssimo Reserva Especial 2011 do Douro. A pensar nas festas.
4 vinhos e as suas histórias: Dois brancos, um tinto e um rosé todos com "a marca" de Património da Humanidade
Chegou a hora da vinha descansar depois de meses a produzir. Em destaque, dois brancos com propósitos diferentes nas suas quintas, um tinto que é uma nova aposta e um rosé arrebatado às vinhas velhas durienses.
Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação
O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.