Sabores portugueses distinguidos em concurso internacional
Licor de ginga, mel e pão de ló foram apenas alguns dos produtos artesanais que se destacaram entre milhares de candidatos no Great Taste 2023.
Em solo estrangeiro, Portugal saiu vencedor da 30ª edição do programa de gastronomia Great Taste 2023, organizado pela britânica Guild of Fine Food. Isto porque, de um total de 14 195 produtos candidatos oriundos de 109 países, foram distinguidos cerca de trinta sabores nacionais (alimentos e bebidas) embora apenas alguns tenham sido premiados com três e duas estrelas, as pontuações mais altas do Great Taste.
Ver esta publicação no Instagram
Dos candidatos destacam-se produtos como o licor de ginja da Sou Licor (3 estrelas), produzido na Madeira e perfeito para beber após uma refeição, com ou sem o copo de chocolate; mel de urze e lavanda selvagem (2 estrelas), ou a mozzarella vegan da Cheezu (2 estrelas), mas também há queijos de ovelha amanteigado, perfeito para degustar com umas tostas num jantar de amigos, o tradicional pão de ló, morcela de arroz, infusões herbais e compota.
Ver esta publicação no Instagram
As avaliações decorreram ao longo de quase três meses e contaram com um grupo de mais de 500 júris - composto por chefes, retalhistas, críticos e profissionais conceituados do setor - que puderam apreciar cada iguaria por meio de provas cegas: cada um dos produtos foi retirado da embalagem para não poder ser identificado, antes de ser submetido a um processo de análise complexo. No fim, cada participante leva para casa um selo de certificação Great Taste de uma, duas ou três estrelas, exibido na embalagem do produto.
JEZZUS, uma pizzaria artesanal com produtos portugueses premium
No bairro dos Anjos, em Lisboa, abriu um restaurantes com farinhas portuguesas e ingredientes de produtores locais, com as combinações mais improváveis (e tradicionais) de sempre.
Receita. Tagliatelle de lulas do chef Cyril Devilliers
O molusco come-se sobretudo no litoral, nos pratos mais diversos. Esta versão italiana faz sentido nas cartas portuguesas.
Uma cerveja para celebrar a vadiagem
Mais de uma década de depois de ter chegado ao mercado, a Vadia, marca pioneira do movimento da cerveja artesanal em Portugal, apresentou uma nova imagem, "feita de curvas, desvios e altos e baixos, tal como a vida".
Café de São Bento: Como este histórico restaurante se adaptou aos novos tempos
A melhor forma de se manter uma tradição é saber renová-la de modo a que tudo se mantenha como dantes, embora melhor, como acontece nesta histórica casa, onde o “melhor bife de Lisboa” continua a ser rei e senhor.
Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa
Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.