Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século
Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.
50 Ultimate Sports Cars. 40th Ed., editado pela TASCHEN, é uma compilação de Charlotte & Peter Fiell que reúne uma seleção de carros desportivos de 1910 até aos nossos dias. Da série Bugatti Type 57, começada a fabricar pela marca de Jean Bugatti nos anos 30 do século passado, aos Maserati Tipo 61 "Birdcage" - uma série de carros produzidos entre 1959 e 1961 pelo fabricante italiano de automóveis Maserati para competidores privados em eventos de carros desportivos - passando pelo Stutz Model A Bear Cat de 1912 até ao radical McLaren Speedtail, mais recente de 2020.
O livro reúne histórias de produção, os detalhes curiosos e documentos históricos acompanham fotografias deslumbrantes destes modelos. Por exemplo, reconta-se episódios vividos durante a competição The 24 Hours Of Le Mains, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, no verão de 1957, na qual entraram em competição o No. 7 Ferrari 335 S, conduzido por Mike Hawthorn e Luigi Musso e o No. 27 Ferrari 500 TR, de Fernand Tavano e Jacques Péron (nenhum dos carros sobreviveu à prova).
É, portanto, a mais recente antologia de carros desportivos, apresentando 50 dos modelos mais notáveis e desejáveis de todos os tempos. Disponível a partir de 29 de março, €25, TASCHEN.com
Corvette: os 70 anos de um ícone da América
Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.
Suzulight, o tamanho não importa(va)
Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.
Quais os carros de Fórmula 1 mais bonitos de 2023?
Os leais fãs da modalidade respondem quais os carros que competem em 2023 que consideram os seus favoritos esteticamente.
Renault Austral. Será este o Carro do Ano em Portugal?
Sim, sim, cortesia de um júri de jornalistas portugueses que recentemente o elegeu como o melhor modelo a aparecer cá no burgo em 2022. Fomos ver porquê.
Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão
Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".
As 100 motas mais icónicas de sempre, das vintage às mais recentes
É apaixonado por máquinas de duas rodas desde que se lembra? Este livro é para si.
Opel Astra: vale a pena ligá-lo à corrente?
Já foi Carro do Ano, vai na sua sexta geração (11ª, se contarmos com o seu antecessor) e é um dos modelos que se vê em maior número nas estradas europeias. Afinal, o que vale o bestseller alemão na versão híbrida plug-in?
Mé-ha-ri! Ci-tro-ën!
Há 55 anos, em pleno maio de 68, a Citroën lançava uma versão ainda mais utilitária do já bem utilitário “dois-cavalos”: o Méhari. Leve, espartano, simples e barato, com capota, sem capota, ele era jipe, era camião.
A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros
A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.
O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele
A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.
Este é o primeiro combustível sintético para carros clássicos
Uma redução de pelo menos 65% nas emissões de gases de efeito de estufa? É isto que a Coryton, uma empresa britânica, promete ao lançar a sua primeira gama de gasolina sustentável.
BYD Atto 3 – Sim, é nome de carro... e é elétrico
Comecemos pelo fim, pelas conclusões: aquela imagem preconceituosa contra as marcas chinesas? Esqueçam. Esta, tal como uma outra (de outro país), veio para ficar.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Segunda geração do SUV subcompacto coreano, finalmente coroada com a versão 100% elétrica. E em relação à primeira, muito mudou. E para melhor.
O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.