Prazeres / Drive

Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século

Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.

Foto: TASCHEN
17 de março de 2023 | Rita Silva Avelar

50 Ultimate Sports Cars. 40th Ed., editado pela TASCHEN, é uma compilação de Charlotte & Peter Fiell que reúne uma seleção de carros desportivos de 1910 até aos nossos dias. Da série Bugatti Type 57, começada a fabricar pela marca de Jean Bugatti nos anos 30 do século passado, aos Maserati Tipo 61 "Birdcage" - uma série de carros produzidos entre 1959 e 1961 pelo fabricante italiano de automóveis Maserati para competidores privados em eventos de carros desportivos - passando pelo Stutz Model A Bear Cat de 1912 até ao radical McLaren Speedtail, mais recente de 2020.

50 Ultimate Sports Cars. 40th Ed (TASCHEN)
50 Ultimate Sports Cars. 40th Ed (TASCHEN) Foto: TASCHEN

O livro reúne histórias de produção, os detalhes curiosos e documentos históricos acompanham fotografias deslumbrantes destes modelos. Por exemplo, reconta-se episódios vividos durante a competição The 24 Hours Of Le Mains, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, no verão de 1957, na qual entraram em competição o No. 7 Ferrari 335 S, conduzido por Mike Hawthorn e Luigi Musso e o No. 27 Ferrari 500 TR, de Fernand Tavano e Jacques Péron (nenhum dos carros sobreviveu à prova).

Maserati Tipo 61 “Birdcage”, uma série de carros produzidos entre 1959 e 1961 pelo fabricante italiano de automóveis Maserati.
Maserati Tipo 61 “Birdcage”, uma série de carros produzidos entre 1959 e 1961 pelo fabricante italiano de automóveis Maserati. Foto: TASCHEN

É, portanto, a mais recente antologia de carros desportivos, apresentando 50 dos modelos mais notáveis e desejáveis de todos os tempos. Disponível a partir de 29 de março, €25, TASCHEN.com

Um clássico da FORD
Um clássico da FORD Foto: TASCHEN
The 24 Hours Of Le Mains, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo, em 1957.
The 24 Hours Of Le Mains, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo, em 1957. Foto: TASCHEN
Saiba mais Ultimate Sports Cars, Ed, TASCHEN, Fiell, Jean Bugatti, Maserati Tipo, Birdcage, Maserati, Stutz Model A Bear, Cat
Relacionadas

Corvette: os 70 anos de um ícone da América

Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.

Suzulight, o tamanho não importa(va)

Há 68 anos, este foi o primeiro kei car produzido em série e o primeiro carro japonês com motor e tração à frente. Na reconstrução pós-II Guerra Mundial, a Suzuki inovava e dava o pontapé de saída para o milagre automóvel (e económico) do Japão.

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

Opel Astra: vale a pena ligá-lo à corrente?

Já foi Carro do Ano, vai na sua sexta geração (11ª, se contarmos com o seu antecessor) e é um dos modelos que se vê em maior número nas estradas europeias. Afinal, o que vale o bestseller alemão na versão híbrida plug-in?

Mé-ha-ri! Ci-tro-ën!

Há 55 anos, em pleno maio de 68, a Citroën lançava uma versão ainda mais utilitária do já bem utilitário “dois-cavalos”: o Méhari. Leve, espartano, simples e barato, com capota, sem capota, ele era jipe, era camião.

O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele

A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.

Mais Lidas
Drive O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.