As 100 motas mais icónicas de sempre, das vintage às mais recentes
É apaixonado por máquinas de duas rodas desde que se lembra? Este livro é para si.
O que têm em comum os entusiastas de motocíclos e os colecionadores de livros? Uma estante (ou várias) recheada de obras sobre as máquinas de duas rodas mais icónicas de sempre, sendo a grande novidade na prateleira o Ultimate Collector Motorcycles, um volume duplo XL descrito como uma "curadoria inigualável das derradeiras motas de coleção de todos os tempos", segundo a editora TASCHEN.
Ao longo das 940 páginas encontramos exemplares de todos os tipos, datas e características, dos super-raros aos clássicos, sem esquecer os que venceram competições de GP e outras tantas conhecidas pelas suas grandes dimensões e conforto, por norma eleitas para viagens longas, apenas para enumerar alguns. Muitos exemplos fazem atualmente parte de coleções privadas – e por são isso raramente vistos – ou estão expostos em museus, como a MV Agusta 500 4C de 1957 que levou John Surtees, o único piloto a vencer mundialmente competições de duas e quatro rodas, à vitória no Campeonato do Mundo. A Aston Martin AMB 001 de 2020 e a Hildebrand & Wolfmüller de 1894, bem como aquelas com que competiram grandes nomes do mundo das corridas, completam a mostra.
Histórias pormenorizadas sobre cada modelo acompanham as belas fotografias dos mesmos, tiradas especialmente para a edição da obra, limitada a mil exemplares. Destaque ainda para as entrevistas com figuras sonantes da área - George Barber, fundador do Barber Vintage Motorsports Museum, nos EUA, Sammy Miller, piloto e fundador do Sammy Miller Motorcycle Museum; ou Gordon McCall, co-fundador do The Quail Motorcycle Gathering, evento de renome mundial também realizado nos Estados Unidos –, tesouros de arquivo e um prefácio escrito pelo apresentador e comediante Jay Leno. Ultimate Collector Motorcycles está à venda por €750.
7 museus para viver a paixão pelos automóveis
A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.
Consegue resistir a estes automóveis clássicos?
Os carros não têm de ser aborrecidos! Há modelos que são verdadeiras obras de arte, ícones memoráveis que marcaram a sua época e as gerações seguintes.
Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século
Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.
Opel Astra: vale a pena ligá-lo à corrente?
Já foi Carro do Ano, vai na sua sexta geração (11ª, se contarmos com o seu antecessor) e é um dos modelos que se vê em maior número nas estradas europeias. Afinal, o que vale o bestseller alemão na versão híbrida plug-in?
Eis os realizadores que mais automóveis destruíram nos seus filmes
De Steven Spielberg a Christopher Nolan, são vários os nomes incontornáveis do Cinema que incluem cenas recheadas de ação e efeitos especiais nas suas criações, e não estamos a falar daqueles criados em computador.
Os 15 gadgets mais cool que conseguimos encontrar
Não é segredo que os homens sentem uma atração espacial por gadgets, mas acreditem, não imaginam o quanto vão gostar de alguns dos que aqui trazemos.
A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros
A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.
24 Horas de Le Mans 2023, a edição do centenário
Às 15 horas de sábado passado, o basquetebolista Lebron James (sim, esse) deu a partida para as 24 Horas de Le Mans. Aqui fica um breve guia com tudo o que precisa saber sobre a mais importante corrida de resistência do mundo.
Este é o primeiro combustível sintético para carros clássicos
Uma redução de pelo menos 65% nas emissões de gases de efeito de estufa? É isto que a Coryton, uma empresa britânica, promete ao lançar a sua primeira gama de gasolina sustentável.
Com uma relação estabelecida desde 2020, este é o quarto automóvel personalizado pela marca de moda nova-iorquina.
Provavelmente. Mas tal como com a cerveja, um automóvel deve ser experimentado para se determinar se sim ou sopas. Foi o que fomos fazer ali à Califórnia.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Há precisamente 50 anos, o Salão Automóvel de Paris abria portas com várias novidades mundiais. Uma delas era o Citroën CX, o substituto do mítico DS.