A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros
A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.
Um estudo da Frontier Economics, pedido pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), calculou os aumentos de custos de fabrico de diferentes novos veículos, caso a Norma Euro 7 seja aprovada pelo Parlamento Europeu.
Segundo a Comissão Europeia, a nova norma serve para garantir veículos mais limpos e uma melhor qualidade de ar protegendo assim a saúde dos cidadãos. De acordo com as regras apresentadas na proposta da Comissão, a norma Euro 7 irá fazer com que os veículos ligeiros novos a reduzam em 35% a taxa de óxidos de azoto, e em 13% as emissões de partículas deitadas pelos escapes. Para viaturas pesadas novas, as regras são ainda mais apertadas, 56% a taxa óxidos de azoto e 39% as emissões de partículas pelos escapes.
Os especialistas da Frontier calcularam que os custos por veículo aumentarão aproximadamente €2.629 para os automóveis com motor a gasóleo e €1.862 para automóveis a gasolina. No caso dos automóveis como os camiões e os autocarros, com motores de combustão, o aumento pode ser de mais €11.707.
Já os cálculos da Comissão Europeia não coincidem com os anteriores, esta estima que os custos se situem entre os €180 e os €450 para automóveis ligeiros e para camiões e autocarros o aumento seja cerca de €2.800.
Importante saber que esta nova norma refere-se exclusivamente aos custos de fabrico e não aos preços finais pagos pelo consumidor, que segundo a ACEA, estes aumentos "seriam portanto, maiores do que os números citados no estudo".
Segundo a associação, o custo de fabrico não será a única coisa a aumentar, a proposta Euro 7 pode levar a outros custos indiretos. Ao longo da vida útil de um veículo, esta norma pode aumentar os custos de combustível em 3.5%, cerca de €650 para veículos ligeiros e €20.000 para camiões e autocarros.
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