Prazeres / Drive

A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros

A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.

Foto: Pexels
24 de maio de 2023 | Vanda Carreto / Com Rita Silva Avelar

Um estudo da Frontier Economics, pedido pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), calculou os aumentos de custos de fabrico de diferentes novos veículos, caso a Norma Euro 7 seja aprovada pelo Parlamento Europeu.

Segundo a Comissão Europeia, a nova norma serve para garantir veículos mais limpos e uma melhor qualidade de ar protegendo assim a saúde dos cidadãos. De acordo com as regras apresentadas na proposta da Comissão, a norma Euro 7 irá fazer com que os veículos ligeiros novos a reduzam em 35% a taxa de óxidos de azoto, e em 13% as emissões de partículas deitadas pelos escapes. Para viaturas pesadas novas, as regras são ainda mais apertadas, 56% a taxa óxidos de azoto e 39% as emissões de partículas pelos escapes.  

Os especialistas da Frontier calcularam que os custos por veículo aumentarão aproximadamente €2.629 para os automóveis com motor a gasóleo e €1.862 para automóveis a gasolina. No caso dos automóveis como os camiões e os autocarros, com motores de combustão, o aumento pode ser de mais €11.707. 

Custos diretos do Euro 7.
Custos diretos do Euro 7. Foto: Frontier Economics com base nos dados dos membros da ACEA

Já os cálculos da Comissão Europeia não coincidem com os anteriores, esta estima que os custos se situem entre os €180 e os €450 para automóveis ligeiros e para camiões e autocarros o aumento seja cerca de €2.800.

Importante saber que esta nova norma refere-se exclusivamente aos custos de fabrico e não aos preços finais pagos pelo consumidor, que segundo a ACEA, estes aumentos "seriam portanto, maiores do que os números citados no estudo".

Segundo a associação, o custo de fabrico não será a única coisa a aumentar, a proposta Euro 7 pode levar a outros custos indiretos. Ao longo da vida útil de um veículo, esta norma pode aumentar os custos de combustível em 3.5%, cerca de €650 para veículos ligeiros e €20.000 para camiões e autocarros.

Saiba mais Carros, Comissão Europeia, Norma Euro 7, Saúde
Relacionadas

Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão

Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".

As formas mais eficazes de proteger o carro do sol

Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.

Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século

Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.

Mais Lidas
Drive O quadriciclo elétrico mais vendido do mundo custa menos de 10 mil euros

O modelo da marca francesa de automóveis não só é fácil de estacionar, como pode ser conduzido a partir dos 16 anos. A Citroën oferece a possibilidade de total personalização, abrindo o elétrico ao mercado profissional. Falamos, claro, do Citroën AMI, que até já chamou à atenção do mercado chinês, que o copiou por cerca de 2000 euros.