Pela primeira vez, na Europa, foram vendidos mais automóveis elétricos do que a gasóleo
Em junho, a quota de mercado dos carros elétricos a bateria na União Europeia alcançou os 15,1%, posicionando-os como a terceira escolha mais popular entre os consumidores.
A venda de automóveis elétricos superou a venda daqueles a gasóleo (ou diesel) pela primeira vez na União Europeia, segundo o relatório da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), referente ao mês de junho. No geral, testemunhou-se um aumento no registo de carros (17,9%) no primeiro semestre de 2023, atingindo 5,4 milhões de unidades vendidas.
Exceto a Hungria, todos os mercados da UE apontam melhorias no mês de junho, incluindo os quatro maiores: Alemanha (24,8%), Espanha (13,3%), França (11,5%) e Itália (9,1%). O mesmo acontece em termos semestrais: Espanha (24,0%), Itália (22,8%), França (15,3%) e Alemanha (12,8%).
No sexto mês do ano, a quota de mercado dos veículos elétricos a bateria alcançou os 15,1% (10,7% em junho de 2022), ultrapassando os automóveis a gasóleo (de 17,4% em 2022 para 13,4% em 2023). Os novos registos de elétricos na União Europeia aumentaram 66,2% - atingindo as 158 252 unidades - posicionando-os como terceira escolha entre quem compra carros novos, tendo o gasóleo caído para quarto lugar.
O mercado dos Países Baixos foi o que revelou maiores ganhos percentuais no que toca aos elétricos, com 90,1%, seguido da Alemanha (64,4%) e de França (52%). Mesmo assim, há países que viram a sua percentagem de vendas a gasóleo subir, como a Roménia (22,4%).
Os veículos híbridos (incluem um motor de combustão e pelo menos um motor elétrico) continuam a ser a segunda escolha dos consumidores, tendo subido no escalão de popularidade entre 2022 e 2023 (de 21,6% para 24,3%). Os seus registos aumentaram 32,4% em junho, atingindo 254,1 mil unidades, e 27,9% desde janeiro. De novo, são os maiores mercados que lideram esta mudança: Alemanha (59,1%), Itália (29,9%), França (27,9%) e Espanha (22,7%).
Porém, e aqui sem surpresas, o mercado de automóveis movidos a gasolina na Europa continua a ser o mais concorrido. Cresceu 11% em junho, totalizando 379 067 unidades. No entanto, a sua quota sofreu um ligeiro decréscimo, de 38,5% em junho de 2022 para 36,3%. Foram vendidos mais de dois milhões de carros a gasolina no primeiro semestre deste ano, mais 15,9% comparando com 2022.
Pode o calor afetar a autonomia de um carro elétrico?
Um estudo revelou que as temperaturas altas (e não só) causam falhas nas baterias dos automóveis que vão à perda de cerca de 30% da sua capacidade.
ID. Buzz. O regresso do "pão de forma", mais moderno e... elétrico!
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.
Este é o primeiro combustível sintético para carros clássicos
Uma redução de pelo menos 65% nas emissões de gases de efeito de estufa? É isto que a Coryton, uma empresa britânica, promete ao lançar a sua primeira gama de gasolina sustentável.
60 anos de Lamborghini: dos tratores aos super-carros
Incompatibilizado com o Commendatore Ferrari, um industrial de tratores decidiu fundar a sua própria marca de automóveis desportivos de luxo. Em 1963, há 60 anos, nascia a Lamborghini.
O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele
A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.
O truque para proteger o volante do sol que não devemos usar
Quando estacionamos um carro ao sol, há partes que podem chegar aos 70 graus. Há que saber o que fazer para as proteger devidamente.
A razão pela qual o preço dos automóveis novos pode vir a subir mais de 2000 euros
A implementação do regulamento da Norma Euro 7 poderá fazer com que o custo de fabrico dos automóveis novos aumente até 10 vezes mais do que já estava previsto pela Comissão Europeia.
BYD Atto 3 – Sim, é nome de carro... e é elétrico
Comecemos pelo fim, pelas conclusões: aquela imagem preconceituosa contra as marcas chinesas? Esqueçam. Esta, tal como uma outra (de outro país), veio para ficar.
As formas mais eficazes de proteger o carro do sol
Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.
Aos 76 anos, o antigo piloto amador de Todo-o-Terreno, volta ao ativo para participar na 35ª edição da Baja Portalegre 500, defendendo que a medicina hiperbárica tem sido fundamental para a sua preparação física.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.