O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele
A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.
Logo à partida, a semelhança do futuro Fiat Topolino com o Citroën Ami (de que já aqui falámos) é gritante. Não surpreende muito, já que ambas as marcas fazem parte do universo – da constelação, vá – Stellantis, e a partilha de recursos, projetos, I&D, é o segredo do negócio. Talvez surpreenda o facto de só agora o construtor transalpino se ter decidido a lançá-lo – bem, a "lançá-lo" não, já que o que a Fiat acaba de lançar ainda não é um modelo, mas sim um teaser para anunciar urbi et orbi que vai ter um quadriciclo elétrico, um veículo ideal para o trânsito citadino. A marca transalpina pretende com isto (convenhamos que já conseguiu) criar apetência no mercado, chamemos-lhe uma estratégia de criar "água na boca" dos fãs – e também dos não-fãs – quer da própria marca, quer da mobilidade elétrica.
À exceção do nome (Topolino, o pequeno citadino fabricado entre 1936 e 1955), praticamente nada mais foi divulgado. Nem sequer uma data de lançamento, para adensar o mistério à volta do que aí virá:
- dados técnicos? o que é isso?, responderão os responsáveis da Fiat, assobiando para o lado;
- pode ser conduzido por menores de idade? Nim;
- quantos cavalos tem o motor e em que eixo?... quê?
Nem mesmo em termos de multimédia, numa altura em que as marcas fornecem toneladas de imagens, vídeos, textos, especificações... não, de Turim nada que se veja. Sobre o Topolino, a imprensa teve direito a uma foto, um vídeo do making of (rodado em Portofino), um press release de nem meia dúzia de parágrafos (quatro, para ser mais exato) no qual a linguagem foi a todo o lado menos diretamente ao assunto, ziguezagueando idilicamente ao longo das magníficas estradas que bordejam o Lago Como – ou seja, escrevendo não muito e dizendo ainda menos (precisamente o que o escriba acaba de fazer nas últimas linhas).
Talvez o único ponto por onde se possa pegar seja o design exterior: só poderia ser um Fiat e até aqui o gigante de Turim e o seu Centro Stile estão de parabéns, ao conceberem um cubo que parece um Fiat e não um Fiat que parece um cubo. Mais informação sobre o Fiat Topolino? Quando a Fiat a divulgar, estaremos na primeira linha para a publicar aqui. E para o testar, logo que eles nos deixem. Salivando abundantemente, qual cão de Pavlov...
Os 50 carros desportivos mais clássicos do último século
Dos belos modelos de competição automobilística até aos exemplares de coleccionador raríssimos, esta nova bíblia dos clássicos automóveis reúne, em mais de 500 páginas, as histórias e peripécias mais incríveis do último centenário.
Os automóveis mais caros de sempre vendidos em leilão
Não são para todas as carteiras, mas estes carros são, sem dúvida, de chamar a atenção por onde passam. Apresentam algumas diferenças, mas em duas coisas estão unidos, são o preço extraordinário e o fator "uau".
Audi e-tron GT quattro, o “primo” do “outro”
E não é vergonha nenhuma ser "aparentado" a um Porsche, pelo contrário, muito embora este Audi 100% elétrico tenha uma personalidade muito própria e faça jus aos pergaminhos tecnológicos da marca dos quatro anéis.
Mé-ha-ri! Ci-tro-ën!
Há 55 anos, em pleno maio de 68, a Citroën lançava uma versão ainda mais utilitária do já bem utilitário “dois-cavalos”: o Méhari. Leve, espartano, simples e barato, com capota, sem capota, ele era jipe, era camião.
Pela primeira vez, na Europa, foram vendidos mais automóveis elétricos do que a gasóleo
Em junho, a quota de mercado dos carros elétricos a bateria na União Europeia alcançou os 15,1%, posicionando-os como a terceira escolha mais popular entre os consumidores.
Corvette: os 70 anos de um ícone da América
Há 70 anos, em junho de 1953, a General Motors lançava um novo modelo desportivo e incluía-o no portefólio da Chevrolet, a sua marca ponta-de-lança, aquela que dava maior luta ao “inimigo” Ford. Nascia o Corvette, um nome que se confunde com a história do Automóvel nos Estados Unidos.
O carro mais especial da coleção vintage herdada pelo rei Carlos III
O espólio de automóveis pertencente à família real inglesa é surpreendente e não era segredo que é um paixão partilhada entre Isabel II e o filho, Carlos III. Este modelo em particular tem uma história extraordinária.
É possível obter um dos 10 modelos funcionais do carro pensado pelo realizador Christopher Nolan - num orçamento adequado ao de Bruce Wayne.
É, para muito boa gente, “o” Porsche 911. Por maioria de razão, também é, para essa muito boa gente, “o” Porsche, ponto final. Há 50 anos, nascia o 911 Turbo.
Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.