O truque para proteger o volante do sol que não devemos usar
Quando estacionamos um carro ao sol, há partes que podem chegar aos 70 graus. Há que saber o que fazer para as proteger devidamente.

Nestas situações, há que tentar proteger ao máximo o carro, pelo menos no seu interior. A maioria usa o protetor solar do parabrisas para fazer sombra ao volante e a toda aquela área, mas nem sempre isso é suficiente. À conta disso, entretanto houve um truque que se tornou popular nas redes sociais, para evitar que o volante do carro fique a queimar quando colocamos lá as mãos, mas na verdade este não deve ser usado.
Ver esta publicação no Instagram
Isto porque o esqueleto do volante de um carro é um aro feito de magnésio, alumínio ou aço que, após exposição prolongada ao calor, aumenta de temperatura no seu todo, e sem muitas diferenças entre a parte que apanha o sol e a parte mais protegida. Além disso, o sol muda de posição ao longo do dia, logo, as partes do carro que estavam protegidas pela manhã, podem ficar totalmente expostas horas depois.
Mas existem outros pontos contra o truque de virar o volante. É que virar dessa forma a direção do carro, enquanto estacionado, pode causar acidentes, pelo facto das rodas não estarem direitas, ou até avarias mecânicas. Estacionar com a direção virada faz com que, quer o circuito hidráulico, quer o amortecimento fiquem em esforço desnecessário, provocando desgastes. É sempre conveniente estacionar com as quatro rodas completamente direitas.
A melhor forma de evitar que o volante do carro atinja uma temperatura tão elevada é cobri-lo com uma capa própria, geralmente feita com o mesmo material refletor que é usado para os protetores da zona do parabrisas.
Pela primeira vez, na Europa, foram vendidos mais automóveis elétricos do que a gasóleo
Em junho, a quota de mercado dos carros elétricos a bateria na União Europeia alcançou os 15,1%, posicionando-os como a terceira escolha mais popular entre os consumidores.
Pode o calor afetar a autonomia de um carro elétrico?
Um estudo revelou que as temperaturas altas (e não só) causam falhas nas baterias dos automóveis que vão à perda de cerca de 30% da sua capacidade.
As formas mais eficazes de proteger o carro do sol
Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.
Conheça a história do supercarro dos anos 70 que viveu uma vida de clausura. O dono comprou-o mais para o adorar do que para o conduzir porque, durante quase 50 anos, o pobre veículo mal viu a luz do dia. Até que o dono morreu e um negociante de carros antigos o "libertou".
A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.
A "Polestar Conquest Bonus" – assim se chama a promoção – oferece cinco mil dólares de desconto a proprietários de Teslas que queiram ver-se livres do seu veículo. A marca sueca de carros elétricos decidiu rentabilizar o descontentamento com Elon Musk.
Menos de uma semana para o arranque da 55ª edição do Rally de Portugal. A máquina da organização está afinada e oleada; os carros, tripulações e equipas, idem; os espectadores, aspas (sabem o que podem e, principalmente, o que não podem fazer). Tudo pronto para aquele que já foi o melhor rali do mundo e o mais importante evento desportivo a realizar-se em território nacional.