Prazeres / Drive

O truque para proteger o volante do sol que não devemos usar

Quando estacionamos um carro ao sol, há partes que podem chegar aos 70 graus. Há que saber o que fazer para as proteger devidamente.

Foto: Pexels
22 de agosto de 2023 | Ângela Mata
Na época de verão, quem tem carro gosta de duas coisas: primeiro, arranjar lugar para estacionar, segundo e se possível, à sombra. Acontece que isso nem sempre acontece, e muitas vezes temos mesmo que deixar o carro debaixo de um calor abrasador, durante várias horas. Um volante ao sol, por exemplo, pode atingir rapidamente mais de 50 graus, se as temperaturas exteriores estiverem perto dos 40.

Nestas situações, há que tentar proteger ao máximo o carro, pelo menos no seu interior. A maioria usa o protetor solar do parabrisas para fazer sombra ao volante e a toda aquela área, mas nem sempre isso é suficiente. À conta disso, entretanto houve um truque que se tornou popular nas redes sociais, para evitar que o volante do carro fique a queimar quando colocamos lá as mãos, mas na verdade este não deve ser usado.

Para evitar esse aumento de temperatura no volante, na zona onde colocamos as mãos, uma escola de condução espanhola propôs que se gire o volante meia volta para evitar que o sol atinja aquela área onde deve ser conduzido. Este truque, no entanto, não está assim tão recomendado.

Isto porque o esqueleto do volante de um carro é um aro feito de magnésio, alumínio ou aço que, após exposição prolongada ao calor, aumenta de temperatura no seu todo, e sem muitas diferenças entre a parte que apanha o sol e a parte mais protegida. Além disso, o sol muda de posição ao longo do dia, logo, as partes do carro que estavam protegidas pela manhã, podem ficar totalmente expostas horas depois.

Mas existem outros pontos contra o truque de virar o volante. É que virar dessa forma a direção do carro, enquanto estacionado, pode causar acidentes, pelo facto das rodas não estarem direitas, ou até avarias mecânicas. Estacionar com a direção virada faz com que, quer o circuito hidráulico, quer o amortecimento fiquem em esforço desnecessário, provocando desgastes. É sempre conveniente estacionar com as quatro rodas completamente direitas.

A melhor forma de evitar que o volante do carro atinja uma temperatura tão elevada é cobri-lo com uma capa própria, geralmente feita com o mesmo material refletor que é usado para os protetores da zona do parabrisas.
Saiba mais Automóveis, Carros, Volante, Calor, Truques, Proteção, Volante
Relacionadas

As formas mais eficazes de proteger o carro do sol

Sabemos que nem sempre é possível estacionar à sombra naquele que, por vezes, é o lugar perfeito, nem todos temos garagens ou parques subterrâneos. Eis algumas sugestões para prevenir possíveis danos no seu automóvel.

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Polestar oferece desconto a quem queira trocar o seu Tesla

A "Polestar Conquest Bonus" – assim se chama a promoção – oferece cinco mil dólares de desconto a proprietários de Teslas que queiram ver-se livres do seu veículo. A marca sueca de carros elétricos decidiu rentabilizar o descontentamento com Elon Musk.

Drive Portugal: está de volta o melhor Rally do mundo

Menos de uma semana para o arranque da 55ª edição do Rally de Portugal. A máquina da organização está afinada e oleada; os carros, tripulações e equipas, idem; os espectadores, aspas (sabem o que podem e, principalmente, o que não podem fazer). Tudo pronto para aquele que já foi o melhor rali do mundo e o mais importante evento desportivo a realizar-se em território nacional.