Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
Segundo alguns estudiosos, o aipo, também conhecido por salsão, foi encontrado na tumba do faraó Tutancâmon que reinou no antigo Egito. Aqui, liga a raia ao funcho numa receita que se pode provar no Restaurante Casario, no Porto.
Raia frita, Puré de Aipo e Pickle de Funcho
Miguel Castro e Silva, Restaurante Casario, Porto
Para 2 pessoas
Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo de confeção: 1 hora
Ingredientes:
- 200g Raia
- 250g de aipo
- 25g de avelã torrada
- 1 bolbo de funcho
- Rebentos de kale
- Azeite
- Queijo cabra ralado
- Sumo e raspa de 1 limão
- Sal e pimenta q. b.
- 1 litro de água
- 300 ml de vinagre de vinho branco
- 150 g açúcar
- 1 frasco de vidro de 1l com tampa
Raia frita
Obtenha uma raia seca da Lugrade. Corte-a em tiras finas (cerca de 1,5 milímetros), lave-a e demolhe de 20 a 30 minutos. No final seque bem a raia. Passe-a por farinha de milho e frite.
Puré de aipo e avelã
Descasque e corte o aipo em quartos, envolva em papel alumínio e leve a assar a 160º graus durante 20 a 30 minutos. Torre a avelã. De seguida, enquanto os ingredientes estiverem quentes, triture-os com um pouco de sumo de limão, o azeite, queijo, tempere de sal e pimenta.
Picle de funcho
Lamine o bolbo do funcho. Coloque-o em frasco de vidro com grãos de funcho. Para a marinada, ferva 1 litro de água com o vinagre de vinho e açúcar durante 5 minutos. Em seguida cubra o funcho com a marinada, feche o frasco e coloque-o em tacho coberto com água. Deixe ferver 30 minutos.
Por último, sirva a raia frita sobre o puré e o picle e finalize com os rebentos de kale.
Receita original. Sus Ibericus, pela mão de José Avillez
Na nova rubrica da MUST, convidamos um chef a divulgar uma receita única, pensada para ser feita em casa por todos nós. José Avillez inaugura-a com esta receita de porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto.
Sopa de abóbora e risotto de cogumelos. Há comfort food no Jamie's Italian
O restaurante italiano do famoso chef Jamie Oliver, no Príncipe Real, tem agora uma nova carta, após dois anos sem alterações. Os sabores ricos das massas e dos risottos, que tão bem sabem num dia frio de inverno, conquistaram-nos com facilidade.
Da Europa à Ásia. Viagem pelos sabores do mundo sem sair de Portugal
Encontrar bons restaurantes especializados em cozinhas que não as nossas é uma das pequenas alegrias da vida. Entre as ruas de Lisboa e do Porto, a MUST viajou pelas receitas tradicionais de Itália, de Israel, do Japão e, claro, de Portugal. Eis o veredito.
Provas de vinho e música ao vivo: um dia no Wine Market Torre de Palma
O evento vínico acontece a 17 de junho no Torre de Palma Wine Hotel, no Alentejo.
Yoshinobu Kimura, um dos sommelier mais prestigiados do mundo, vem a Portugal
Para um jantar exclusivo que acontece no restaurante Casario, no Porto, a 27 de junho.
Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos
Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.