Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos
Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.
A confusão que normalmente se faz é simples de explicar: o carneiro é o macho da ovelha e os mais novos são cordeiros, anhos ou borregos. Esta receita de paleta (perna dianteira) de borrego degusta-se no escalabitano "Oh!Vargas".
Paleta de borrego
Rui Lima Santos, restaurante Oh!Vargas, Santarém
Para 2 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 4 horas
Ingredientes:
- 1 paleta de borrego
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- 1 colher de chá de ‘pimentón de la Vera’
- 100 ml de vinho branco
- 200 ml de água
- 2 talos de salsa
- 1 talo de alecrim
- 1 talo de tomilho
- 50g de banha
- 50 ml de azeite
- Sal e pimenta
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Num almofariz, fazer uma pasta com alho, pimentón de la Vera, salsa, alecrim e tomilho e juntar sal e pimenta a gosto. Regar a paleta de borrego com azeite e barrar com a pasta feita anteriormente. Laminar a cebola e colocar num tabuleiro de forno e, por cima, colocar a paleta, com a banha, o vinho branco e 200 ml de água. Tapar com folha de alumínio e levar ao forno durante três horas. Quando estiver pronto, retirar o papel de alumínio e subir o forno para 230ºC. Tostar no forno durante 10 minutos.
Por último, sirva a palete de borrego acompanhada de batatinha assada e grelos salteados.
Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
Terramay, comida para alimentar a alma
Na freguesia do Rosário, no Alandroal, mesmo em frente ao Guadiana, este projeto de agricultura regenerativa é a prova de que é possível aliar sustentabilidade e ativismo social com economia e empreendedorismo. Um conceito materializado no restaurante Raya, situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, que no dia 5 de maio será também apresentado em Lisboa, no evento Soil to Soul.
INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia
Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.
Restaurante. Esta Cenoura é Brava
Fine dining campestre parece um conceito difícil de digerir, mas só até nos sentarmos à mesa do Cenoura Brava, a nova morada a reter em Évora, com a chancela do Convento do Espinheiro.
Netflix abre restaurante com pratos dos programas icónicos de culinária
Netflix Bites é o restaurante que a plataforma de streaming inaugura em Los Angeles no final de junho. Servirá pratos que apareceram em programas como "Chef's Table" e "Iron Chef".
The Green Affair, um vegan tudo menos aborrecido
Este restaurante aborda os pratos tradicionais portugueses sem os desvirtuar, mas também traz influências das cozinhas asiática e mexicana.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Chef Alexandre Silva vai dar um curso sobre fogo
Na sua inaugurada escola, a "Escola de Fogo – Cozinha Viva", o chef vai ensinar a todos os que queiram aprender, a partir dos 14 anos e com ou sem experiência profissional, a cozinhar com recurso a fogo.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.