The Green Affair, um vegan tudo menos aborrecido
Este restaurante aborda os pratos tradicionais portugueses sem os desvirtuar, mas também traz influências das cozinhas asiática e mexicana.
O The Green Affair é um restaurante vegan com moradas em três zonas diferentes da cidade de Lisboa (Saldanha, Chiado e Parque das Nações) e também em Cascais. A cada estação, o menu transforma-se e, por isso mesmo fomos conhecer as propostas mais leves e frescas, neste caso do restaurante do Chiado, para a temporada de verão.
Alguns dos pratos favoritos dos clientes mantêm-se, mas a maioria surge agora com novidades primaveris e com um toque de verão. Os legumes, grãos e frutas da época apresentam-se agora com novas combinações. Nas entradas, por exemplo, além das clássicas gyozas de legumes e das coxas de couve-flor surgem agora um novo "Haja o Couvert" (tostinhas caseiras, vegan cream cheese com alho e ervas e tremoços marinados), os tacos de cogumelo ostra (tacos com cogumelos ostra marinados, pico de gallo, lima e coentros), os crispy spring rolls (com molho sweet chilli e alga nori) e uma versão atualizada da salada da época (mistura de alfaces, tomate cherry, pepino, azeitonas, pimento assado, vegan feta e orégãos).
Os pratos principais passaram a ser nove, em vez de sete. Neste patamar, as estrelas da casa são o linguine al pesto, o caril Katsu, o sem espinhas à lagareiro e o bife de seitan. Acresce agora o risotto (risotto de cogumelos com miso e pak choi), a summer bowl (quinoa, edamame, beterraba, "atum", abacate, cebolinho, sementes de sésamo e molho poke), a burrito Bowl (arroz integral, feijão, mix de alfaces, tortillas, guacamole, pico de gallo e mix de cogumelos), a cauliflower (couve-flor assada com especiarias, hummus de beterraba, legumes assados e sementes tostadas) e as seitan ribs (seitan, coleslaw, batata frita e molho barbecue).
Ainda existem variadíssimas opções de hambúrgueres, sendo que aqui os pratos não se alteraram, embora seja dado um maior destaque à marca NOSH, uma sub-marca de Vegan Burgers igualmente criada pelas mãos do The Green Affair (e vendida exclusivamente online, através dos serviços de delivery). Existe o Burger de Grão & Quinoa al pesto (com molho pesto, cogumelos salteados, maionese de alho, alface e tomate), o Burger Chiado (com vegan cream cheese de manjericão, alface, tomate, maionese e cebola roxa confitada) e o Burger Cascais (com maionese de alho, alface, tomate, cornichons e cheddar vegetal).
Quanto às sobremesas, existem quatro à escolha e todas elas com um toque bem fresco. São elas: a piñacotta (panna cotta de coco com abacaxi caramelizado, crumble e hortelã), o parfait de morango e chia (pudim de chia, puré de morango e morangos frescos), o bolo cremoso de chocolate (com chantilly de coco, coulis de frutos vermelhos e pistachio) e cheesecake de manga (com tâmaras e caju, molho de manga e nozes caramelizadas).
Onde? Rua Serpa Pinto 15 A (Chiado). Quando? Todos os dias, do 12h00 às 23h00.
Suba acaba de ser premiado e tem novos pratos
Fomos conhecer os novos sabores da carta do restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina.
SUD Lisboa: Vida boa com vista de rio
Inaugurado em julho de 2017, o SUD Lisboa acaba de fazer seis anos e esta é a altura do ano em que somos mais felizes na sua piscina sobre o Tejo, ou a saborear sem tempo uma bela refeição com muito horizonte.
Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos
Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.
Receita, por Teresa Horta Colaço. Gelado de Lima e Coco
Está a chegar o mês mais procurado para umas belas férias e com isso nada melhor do que aprender a fazer um gelado saudável e ideal para partilhar.
Cavalariça Évora, a nova razão para visitar a que será Capital Europeia da Cultura em 2027
Instalado no mítico Paço dos Duques de Cadaval, bem junto ao Templo de Diana, em Évora, este restaurante conjuga todos os ingredientes para que queiramos fazer uma visita. Nós não resistimos e fomos experimentar algumas das especialidades.
Terramay, comida para alimentar a alma
Na freguesia do Rosário, no Alandroal, mesmo em frente ao Guadiana, este projeto de agricultura regenerativa é a prova de que é possível aliar sustentabilidade e ativismo social com economia e empreendedorismo. Um conceito materializado no restaurante Raya, situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, que no dia 5 de maio será também apresentado em Lisboa, no evento Soil to Soul.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.