SUD Lisboa: Vida boa com vista de rio
Inaugurado em julho de 2017, o SUD Lisboa acaba de fazer seis anos e esta é a altura do ano em que somos mais felizes na sua piscina sobre o Tejo, ou a saborear sem tempo uma bela refeição com muito horizonte.
Impõe um certo respeito entrar no SUD Lisboa, grandes portas pesadas e imponentes, um sorriso à chegada que nos encaminha para as suas grandes salas, decoradas de forma imponente, mas com uma certa leveza que tão bem vai com a brisa do rio que passa mesmo em frente, e no verão é um sonho quando correm as grandes portas de vidro e estamos praticamente na rua. Para não falar da piscina infinita no terraço de onde se avista todo esplendor do Tejo, num dos mais belos postais de Lisboa.
O SUD recebe bem mais de duas dúzias de pessoas, mas não se tem a sensação de enchente. Esse é um dos seus segredos, tem imenso espaço e respiração, mas as mesas do restaurante têm um bom afastamento e a luz certa para assegurar o conforto e a privacidade. É o lugar de convívio de "diplomatas, empresários, jet setters e trend setters", diz-nos à chegada Nassir Amirali, que dirige a comunicação do SUD para o grupo hoteleiro SANA, "mas também famílias." E deixa escapar que por ali já se encontraram a relaxar Alicia Vikander e Michael Fassbender, Monica Belluci ou os filhos de Madonna, que frequentavam a piscina quando a estrela pop morava por cá. Até o costureiro Valentino comemorou aqui um dos seus aniversários, e consta que foi um festão super glamouroso.
O SUD divide-se em diferentes conceitos: o Hall, onde se fazem estas grandes festas, (sim, também casamentos), se organizam lançamentos e eventos de todo o género (o serviço é "chave-na-mão"), e o referido Pool Lounge, que não experimentámos, mas podemos ter uma pequena ideia da delícia que é passar um dia numa das melhores piscinas da cidade – é de água salgada! - e beber uma bebida de fim de tarde naquele terraço desafogado que parece pairar sobre o rio. O terceiro é o SUD Lisboa Terrazza que a MUST foi conhecer, cozinha de inspiração mediterrânica, perfeito para um almoço de negócios ou para um longo jantar. Foi neste ambiente descontraído e sofisticado que experimentámos um dos melhores carpaccios de robalo da cidade. Fresco e aromático como se quer, com aroma de citrinos, maçã Granny Smith, coentros e pequenas flores, a entrada ideal para os dias mais quentes, e enquanto se passa de um copo de champanhe para um bom vinho branco.
Depois provámos a sua versão de ovos rotos, comida de conforto, bem feita e sem peneiras, e voltámos ao robalo, a conselho do chef, numa excelente versão curada. O que não falta na carta são opções de grande indulgência, com muita oferta de mariscos e peixe, que arriscamos dizer que são o seu forte e tão bem se enquadram na beira-rio, mas também há um pequeno menu de carnes e de pastas e risottos. A acompanhar, um casal passeia docemente entre as mesas e canta clássicos de jazz, uma voz por vezes tão límpida que se confundia com uma gravação.
A seguir, pode deixar-se ficar no bar, a carta de bebidas e cocktails como se imagina, é excelente e infindável como as vistas do SUD. A comemorar o seu sexto aniversário, está em destaque o cocktail Passiflora que consta ter sido o mais amado pelos seus clientes em 2022: pisco, maracujá e baunilha. Para além dos clássicos, existe uma lista de seis cocktails de assinatura, mocktails (sem álcool), aperitivos, e todos os bons companheiros de conversa que, a pedido, podem ser acompanhados de uma selecção de cigarrilhas ou charutos que, como se sabe, ajudam a pensar e a admirar as vistas.
Este ano, quem por aqui passar pode usufruir do programa SUD Pool Experience, disponível mediante reserva (o valor é de €95 por pessoa e inclui uma espreguiçadeira ou poltrona reservada durante todo o dia, um serviço de snacks finger food com sumo natural e café a partir das 11h30 e ainda snacks ligeiros com flute de espumante ou cocktail a partir das 16h).
Quem optar pela experiência premium das 10h às 18h todos os dias e aos domingos o horário estende-se até às 21h, com a Sunset Pool Experience para os amantes do pôr do sol. Durante a manhã, das 10h às 12h, o SUD Pool Lounge disponibiliza um serviço de finger snack para todos os que estejam a desfrutar do espaço, mesmo que não estejam a frequentar a piscina. Há ainda live shows todas as quartas e sextas-feiras no SUD Lisboa Terrazza e nos restantes dias com a atuação de cantores ao vivo no horário de jantar e com DJ Guest aos sábados a partir das 22h30.
Onde? Pavilhão Poente, ao lado do MAAT, Av. Brasília, Lisboa Quando? Todos os dias aberto das 12h às 2 da manhã.
Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa
Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.
Café de São Bento: Como este histórico restaurante se adaptou aos novos tempos
A melhor forma de se manter uma tradição é saber renová-la de modo a que tudo se mantenha como dantes, embora melhor, como acontece nesta histórica casa, onde o “melhor bife de Lisboa” continua a ser rei e senhor.
JEZZUS, uma pizzaria artesanal com produtos portugueses premium
No bairro dos Anjos, em Lisboa, abriu um restaurantes com farinhas portuguesas e ingredientes de produtores locais, com as combinações mais improváveis (e tradicionais) de sempre.
The Green Affair, um vegan tudo menos aborrecido
Este restaurante aborda os pratos tradicionais portugueses sem os desvirtuar, mas também traz influências das cozinhas asiática e mexicana.
JNcQUOI Frou Frou. Viagem até Hong Kong
É o novo restaurante do Grupo Amorim Luxury, com o chef Ku Yan Onn na cozinha e muitas surpresas intimistas ao longo do jantar, classificado como uma experiência imersiva. Comprovamos.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.