Receita original. Sus Ibericus, pela mão de José Avillez
Na nova rubrica da MUST, convidamos um chef a divulgar uma receita única, pensada para ser feita em casa por todos nós. José Avillez inaugura-a com esta receita de porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto.
Desde o Império Romano que o porco alentejano (não confundir com porco preto) era apreciado e prestigiado. Os porcos da raça alentejana, classificada pelo Estado Português como tendo a possibilidade de obterem o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), são conhecidos pela sua alimentação que tem por base produtos como a bolota, lande, cereais e erva, entre outros, relacionados com o ecossistema mediterrânico. A Associação de Criadores de Porco Alentejano diz que "o porco está para a bolota e para o montado, como o camelo está para a água e para o deserto".
Porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto, por José Avillez
Para 4 pessoas
Tempo de preparação: 30 minutos + 6 horas de marinada
Tempo de confeção: 2 horas
Ingredientes:
1 cachaço de porco preto
300 g de feijão-preto demolhado de um dia para o outro e cozido (reserve a água da cozedura)
50 g de bacon em cubos
50 g de cebola picada
5 g de alho picado
1 folha de louro
Azeite virgem q. b.
Sal marinho q. b
Pimenta-preta moída no momento q. b.
Para a marinada do porco:
50 ml de vinho branco
50 g de massa de pimentão vermelho
3 dentes de alho pelados e sem gérmen
100 ml de azeite virgem extra
Tomilho q. b.
10 g de sal marinho
Para a farofa:
250 g de farinha de mandioca
25 ml de azeite
25 g de manteiga
3 dentes de alho pelados e sem gérmen, picados
20 g de coentros
Para as batatas fritas:
1 kg de batata agria
Óleo de amendoim q. b. para fritar
Flor de sal q. b.
Preparação:
De véspera, triture todos os ingredientes da marinada com a ajuda de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha na velocidade média. De seguida, barre o cachaço com a pasta da marinada e deixe marinar durante 6 horas.
Comece por pré-aquecer o forno a 180 ºC. Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, em lume alto, marque bem todos os lados do cachaço. De seguida, num tabuleiro de forno, leve-o a assar a 180 ºC, durante 1 hora. Retire do forno e deixe repousar durante 30 minutos.
Entretanto, em lume médio, num tacho médio com um fio de azeite, refogue o bacon em cubos. Depois, adicione a cebola picada e deixe-a dourar um pouco. Junte o feijão cozido, um pouco da água da cozedura e o louro. Deixe levantar fervura e apurar durante 10 minutos.
Para preparar a farofa, comece por dourar o alho picado no azeite e na manteiga, em lume médio, numa frigideira antiaderente. De seguida, adicione a farinha de mandioca, mexendo, de vez em quando. Quando a farinha estiver bem torrada, adicione os coentros e retifique o tempero com sal e pimenta-preta.
Para preparar as batatas fritas, comece por descascá-las e cortá-las em palitos ou chips. Seque bem as batatas e, depois, frite-as em óleo abundante a 180 ºC, até ficarem crocantes. Retire-as do óleo com uma escumadeira, coloque-as sobre papel absorvente e retifique o tempero com flor de sal.
Finalmente corte o cachaço em fatias grossas e marque-as numa frigideira antiaderente bem quente com um fio de azeite. Sirva o cachaço de porco alentejano com o feijão preto, a farofa e as batatas fritas.Cheeky Leeks, o vegetariano com um dos hambúrgueres mais sublimes de Lisboa
Das entradas criativas às sobremesas reconfortantes, este restaurante prova como a cozinha sem carne não tem de ser aborrecida e insípida.
INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia
Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.
Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
Um festival gastronómico em Porto Santo
À procura de uma escapada perfeita para o fim de semana prolongado que aí vem? A ilha do Porto Santo junta os prazeres da praia à boa gastronomia e recebe, até ao próximo domingo, o Festival Rota do Atum.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.
Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles
Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.