Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles
Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.
Sofia Ulrich e José Avillez procuraram um espaço ainda antes da pandemia. O chef explica que começaram "à procura de um terreno ou de uma casa no Alentejo para passar fins de semana em família". Avillez refere que a ideia era "encontrar um terreno mais pequeno", mas acabaram por "ver este espaço, muito maior, em cima do lago, com uma vista única". E, pelo tamanho da propriedade, acrescenta "que fazia mais sentido pensar num projeto turístico, numa casa e propriedade que pudesse ser alugada por inteiro, com todo o conforto e privacidade". José Avillez conclui que a ideia é do casal "envolvidos desde o início".
A escolha do Alentejo tem a ver com o gosto do cozinheiro que, além da paisagem, aprecia a gastronomia e a cultura. A mulher, esclarece, "também tem uma ligação especial à região, porque a família da mãe tem um monte em Alcácer do Sal", o que os levou "a procurar no Alentejo mais profundo junto ao Alqueva". No que diz respeito à forma que a casa iria assumir, o chef salienta ter sido um processo que "foi evoluindo naturalmente" e, quando decidiram ficar com o terreno para fazer um projeto turístico, "as ideias começaram a aparecer". Não tem dúvidas que "a localização é única e a vista é deslumbrante". Destaca que a ideia foi "construir uma casa, bem pensada, com todo o conforto, que permitisse tirar partido do espaço de diferentes formas: convivendo, tendo privacidade, aproveitando o silêncio, a paisagem e o lago".
A Casa Nossa está pensada para ser alugada por inteiro ou, pelo menos, um mínimo de seis quartos e duas noites, que terá um preço indicativo de 4500 euros por dia. O edifício tem um total de 1500 metros quadrados e 65 hectares de paisagem natural e vista para o lago.
Apesar de estar disponível para estadias, José Avillez, avança que, como o espaço é muito versátil, pode "organizar eventos especiais com foco na cozinha e na música, por exemplo". Um dos destaques é a gastronomia assinada pelo chef com "refeições preparadas diariamente, seguindo o modelo farm-to-table, privilegiando sempre que possível os produtos sazonais, locais e da herdade", refere. A matriz portuguesa inclui uma seleção de pratos tradicionais e contemporâneos confecionados por uma equipa escolhida pelo cozinheiro detentor de duas estrelas Michelin em Lisboa. Não está definido um menu fixo, mas Avillez revela que "serão preparadas sopas, empadinhas de perdiz, croquetes de vitela, pastéis de bacalhau, tábuas de queijo e enchidos, saladas várias, guisados, assados, migas, sericaia com ameixas de Elvas e sorvetes, entre outros.
O nome Casa Nossa é explicado pelo chef como um projeto que nasceu a dois: "É a nossa casa, minha e da Sofia, porém queremos que quem alugue a propriedade também a sinta como sua". Avillez garante que a casa foi desenhada por si "com a participação ativa da Sofia" e, posteriormente, contou com a ajuda do Studio Astolfi para os interiores e decoração.
Localizada em Campinho, Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a Casa Nossa tem suites entre os 30 e os 67 metros quadrados com pátio privado, ou varanda, ou alpendre. A sala de estar principal tem cerca de 180 metros quadrados, duas lareiras, mesa de jogo, piano, televisão, sistema de som e gira-discos. Na mesma divisão há uma mesa com capacidade para 20 pessoas e uma garrafeira com 800 referências. Existem duas piscinas exteriores, sauna, banho turco, cabana de massagem, estúdio de yoga e ginásio. A propriedade tem acesso direto ao Alqueva com uma pequena praia e um ancoradouro privado onde se podem marcar inúmeras atividades desde ski aquático, wakeboard e passeios de barco. O campo de ténis e padel, que se transforma num campo de futebol de cinco é uma das ofertas da Casa Nossa.
José Avillez refere que foram dois anos de preparação e "ainda está em fase de lançamento". Quanto a outros projetos o chef espera abrir brevemente o restaurante Maré, em Cascais, mas tem em mão outras novidades que revelará a seu tempo.
Fomos ao Melhor Boutique Hotel de Portugal. Eis como correu
Disclaimer: segundo os World Travel Awards 2022. Um destino que fica no coração de Lisboa, entre o Bairro Alto, o Chiado e o Cais Sodré, e que tem um dos melhores restaurantes da cidade: o Bahr.
A manhã que todos os homens merecem, no Ritz
Com um novo programa Ritz Gentleman, Experiência Wellness e Massagem Ignae, o hotel mais emblemático de Lisboa convida todos os homens a fazerem uma pausa para cuidar de si. Foi o que fizemos…
Melides. Destino alentejano em expansão reconhecido pela Condé Nast
Entre a lista dos 23 melhores sítios do mundo para visitar em 2023 encontra-se um destino português. Em crescimento há vários anos e o preferido de alguns famosos (nacionais e internacionais), Melides é a escolha da Condé Nast Traveler.
Tanka Sapkota. Uma conversa pessoal com o chef que conquistou os portugueses há 20 anos
O chef nepalês junta Nepal, Itália e Portugal no mesmo prato. Veio para Portugal há 26 anos, promete viver aqui o resto da sua vida, e tem quase sempre um projeto novo em mãos - a procura de trufas foi o mais recente. A alegria do cozinheiro sente-se na voz, no rosto e na mesa.
Costa Vicentina, segredos de um Algarve com tanto por descobrir
Longe do rebuliço do sul, a ocidente, palavras como paz e isolamento ainda são sinónimo de praia, num território único no litoral português, feito de campo, mar e tradições ancestrais, perfeito para desconfinar em segurança – e grande estilo.
Express lunch num dos mais luxuosos restaurantes da cidade
Há um novo menu de almoço no JNcQUOI Asia que inclui uma viagem gastronómica express pelo Oriente, no coração de Lisboa.
Belcanto de José Avillez é um dos 50 melhores restaurantes do mundo
Aos premiados de 2022 juntam-se também Geranium, na Dinamarca, Central, no Peru, e Disfrutar, em Espanha.
Vinhos para celebrar a vida, a família e os amigos
Todas as razões são boas para comemorar. Religiosas, pagãs ou de outras origens, as festas regadas com vinho marcam a ligação do homem à natureza e aos seus. Um espumante histórico, um vinho de sobremesa e três durienses com alma e tradição. A sul, no Tejo, um reserva branco.
Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.
Série ímpar Solitário, um vinho feito em paz e sossego
Chegou finalmente um tinto à Série Ímpar, marca que pretende homenagear vinhos diferentes e fora do comum. Este Solitário vem de uma região famosa pelos brancos.
4 vinhos e suas histórias: um rosé, um espumante, uma casta mal-amada e uma estreia duriense
Num mês em que a expressão das vinhas começa a ser mais evidente, a “aliança” de um português e de um austríaco, um espumante democrático, uma homenagem a uma casta mal-amada e uma estreia duriense.
INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia
Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.
Receita original. Sus Ibericus, pela mão de José Avillez
Na nova rubrica da MUST, convidamos um chef a divulgar uma receita única, pensada para ser feita em casa por todos nós. José Avillez inaugura-a com esta receita de porco alentejano, batata frita, farofa e feijão preto.
900 euros para passar uma noite na casa de José Avillez
Calma, não estamos a falar de um qualquer apartamento em Cascais ou no Chiado, mas de uma secreta, exclusiva e elegante herdade à beira do Alqueva. Chama-se Casa Nossa e só se pode alugar por inteiro – com uma raríssima excepção na segunda semana de fevereiro.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.