Yoshinobu Kimura, um dos sommelier mais prestigiados do mundo, vem a Portugal
Para um jantar exclusivo que acontece no restaurante Casario, no Porto, a 27 de junho.
É em plena Praça da Ribeira, no coração do Porto, que o restaurante Casario (inserido no boutique hotel Gran Cruz House) recebe o sommelier de renome Yoshinobu Kimura, a 27 de junho, para um jantar especial, com vista para o rio Douro, com o objetivo de celebrar a longa relação entre Portugal e Japão. O especialista em vinho fez nome ao trabalhar primeiro no Megu, em Nova Iorque, e posteriormente no Narisawa, vencedor de duas estrelas Michelin no Japão, onde foi aprimorando os seus conhecimentos ao longo de dez anos.
Da colaboração de Yoshinobu Kimura com os chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes surge assim um menu de seis momentos, com foco nos pratos de peixe, numa tentativa de hamonizar as raízes gastronómicas portuguesas e a cultura japonesa. A refeição tem assim início com robalo marinado com ervas frescas, seguido de sardinha de São João, tipicamente portuense, e caldo de peixe fumado com cogumelos shiitake e cebolo. Depois, numa mistura de sabores e texturas, indagamos sobre o que nos acabam de servir à mesa: lollipop de lula e camarão, uma invenção de Miguel Castro e Silva que entrou na ementa há alguns anos.
Porco bísaro acompanhado de migas de couve lombarda regado com molho à portuguesa, o único prato de carne, quase que dá por terminado o jantar, se fôssemos esquecer a sobremesa, obrigatória: mil folhas de amêndoa com creme de queijo da Serra e sorvete de fruto vermelhos. A harmonização fica sem surpresa a cargo de Yoshinobu Kimura, cuja escolha irá recair sobre os vinhos do Porto e do Douro da Dalva e da Quinta de Ventozelo, que também irá apresentar uma harmonização com sake, famosa bebida alcóolica japonesa obtida através da fermentação do arroz.
Especializado em restauração nos Estados Unidos, o sommelier optou por abrir um restaurante próprio na capital nipónica em 2019, o Sushi M, cuja cozinha é liderada pelo sushi chef Michimasa Nakamura.
Onde? Casario, do Gran Cruz House, no Porto. Quando? 27 de junho, às 20h. Preço: €60 por pessoa. Reservas: info@grancruzhouse.com
O novo restaurante bar asiático no Cais Sodré que se inspira em Kill Bill
No novíssimo Bloody Mary, em Lisboa, provam-se tártaros, baos e tacos, enquanto se bebem cocktails de autor num ambiente que tem tanto de secretismo como de encanto. Inspirado no universo de Tarantino, claro.
Volta ao Japão sem sair de Cascais
O Kappo é o mais recente espaço do chef Tiago Penão, que confluiu toda a sua sabedoria nipónica num menu de degustação que nos faz viajar até à outra parte do globo sem sair do assento.
O novo restaurante de sushi perfeito para um almoço de trabalho
Descomplicado e bem no centro da cidade, o Sá Morais equilibra qualidade e preço nas medidas certas.
Receita original. Três em um com o toque de Miguel Castro e Silva
O aipo é daqueles vegetais típicos do Mediterrânio e Norte de África, apesar de se poder encontrar no Cáucaso e Himalaias. Dizem os especialistas que reduz a pressão arterial, previne infeções, é bom para o sistema imunológico e desintoxica o corpo.
Suba acaba de ser premiado e tem novos pratos
Fomos conhecer os novos sabores da carta do restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina.
Chef Miguel Castro e Silva: “Tenho esperança na restauração tradicional”
Entrevistámos vários chefs que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Uma sumidade na cozinha tradicional portuguesa (e na contemporânea também) Miguel Castro e Silva reinventou o seu DeCastro para o take-away.
2 Monkeys. Alta gastronomia servida ao balcão
Jantar neste restaurante é uma sucessão de agradáveis surpresas, ao ponto de não termos receio em afirmar que esta é a nova morada obrigatória de Lisboa.
As melhores férias do mundo só para os adultos
Com as crianças em casa e a sensação de claustrofobia a instalar-se, Sophie Butler dá a conhecer as melhores escapadelas do mundo para os mais crescidos. E quando for possível viajar de novo, claro.
Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa
Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.
Origens marca cena gastronómica em Évora. Entrevista com os proprietários
Eugénia e Gonçalo Queiroz abriram o restaurante há sete anos. A presença de pratos de autor rompeu com o panorama gastronómico da cidade e foram os próprios clientes que insistiram na ideia. Vidas de um casal atarefado.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.