Receita. Sonhos de tinta de choco recheados com sapateira e abacate do chef Fábio Alves
Há quem lhe chame caranguejola a este crustáceo que é considerado o maior caranguejo comestível. Habita nas rochas da costa atlântica europeia e é uma das iguarias mais apreciadas no nosso país.
Há várias formas de preparar a sapateira, mas uma das mais comuns é recheada. Pode chegar a cerca de 25 centímetros de comprimento e o peso varia entre os 500 g e 1,5 quilos. Pode viver 25 ou 30 anos, mas há estudiosos que apontam espécimes com 100 anos. Normalmente alimenta-se de mexilhões.
Sonhos de tinta de choco recheados com sapateira e abacate
Chef Fábio Alves, restaurante Suba. Para 4 pessoas. Tempo de preparação e confeção: 30 minutos
Recheio de sapateira
Ingredientes:
50g de carne de sapateira
20g de maionese
10g de ketchup
10g de pão ralado
1/2 meia laranja
1/2 cálice de aguardente
1/2 Vinho do Porto
2g de coentros
q.b. de sal
q.b. de picante
q.b. de molho inglês
Preparação
Num recipiente colocar todos os ingredientes, envolver bem, retificar de tempero e reservar num saco pasteleiro para depois rechear os sonhos.
Sonhos
Ingredientes:
150g de farinha
3 ovos
40g de manteiga
250ml de água
10g de tinta de choco
raspas de 1/2 laranja e limão
Preparação:
Levar a água a ferver juntamente com a manteiga, tinta de choco e raspas de citrinos, em seguida adicionar a farinha e mexer bem até que a massa se solte do fundo do tacho e não se cole as mãos. Retirar do lume e levar a batedeira, adicionar os ovos um a um e ir mexendo bem.
Em seguida aquecer óleo e fazer pequenas bola com ajuda de uma colher, deixar fritar e, depois de frito, deixar repousar em papel absorvente. Em seguida dar um pequeno corte e rechear com o preparado da sapateira.
Abacate
Ingredientes:
1/2 abacate
1/2 lima
3g de malagueta verde
2g de coentros
q.b. de sal
q.b. de pimenta
Preparação:
Num recipiente colocar o abacate descascado com os restantes ingredientes e triturar tudo.
Colocar um pouco da mistura em cima dos sonhos.
Receita. Pera Rocha em calda de Alvarinho, raspa de tangerina e especiarias do chef Julien Montbabut
Não fora Pedro António Rocha, esta pera descoberta em 1835 nunca tinha alcançado a notoriedade. Em setembro, o produtor de Ribeira de Sintra, na região do Oeste, costumava convidar os amigos para apreciarem o fruto.
Ritz lança cabaz romântico para o Dia dos Namorados
O hotel criou uma espécie de guia para um final feliz com uma seleção de produtos premium alusivos ao 14 de fevereiro.
Receita. Como fazer o prego tradicional do chef José Avillez?
A história do “prego” parece vir da Praia das Maças e de uma tasca gerida por Manuel Dias Prego que começou a servir carne dentro do pão. O petisco rapidamente se generalizou pelo país.
Peg Leg Porker: O melhor bourbon do mundo?
O Campeonato Mundial da Aliança de Prova de 2023 elegeu a criação de Carey Bringle com o primeiro lugar, superando nomes como 15 Stars Sherry Cask e o Buckner's 13 Year.
Receita. Fusilli Alla Norma do chef Fábio Paixão da Silva
O fusilli é uma das formas de massa mais típicas e tradicionais da região de Campânia. A origem, porém, parece estar nos árabes, tal como o esparguete.
O restaurante Ocean recebe a Cocina Hermanos Torres
No dia 28 de fevereiro o jantar será feito a seis mãos, alicerçando os conhecimentos catalães dos chefs gémeos Sérgio e Javier Torres e a do chef da casa, Hans Neuner.
Receita. Açorda da Camarão com coentros frescos do chef Vítor Sobral
Consta ter sido em Roma a primeira vez que este crustáceo terá sido cozinhado. Em África um pequeno país junto ao Golfo da Guiné adotou o nome devido à presença de grandes quantidades de camarões. Mas agora queremos mesmo aprender a fazer o prato.
Receita. Bife regional dos Açores do chef Duarte Rodrigues
Talvez um dos pratos mais degustados em todo o mundo, em várias versões, com acompanhamentos distintos e de matérias-primas diferentes origens. Este, é novilho dos Açores.
Receita. Polvo assado da costa algarvia e batata-doce com tomatada rústica do chef Natanael Silva
A batata doce tem conquistado espaço na gastronomia. A espécie em particular recebeu Denominação de Origem Protegida (DOP) na Madeira e Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Aljezur, no continente.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.