Receita. Bife regional dos Açores do chef Duarte Rodrigues
Talvez um dos pratos mais degustados em todo o mundo, em várias versões, com acompanhamentos distintos e de matérias-primas diferentes origens. Este, é novilho dos Açores.
Bifes ou escalopes atribuem-se geralmente a carnes fritas ou grelhadas e a diversidade surge habitualmente dos cortes, entre outros, lombo, alcatara, acém, pojadouro ou vazia. Os apreciadores preferem a carne tostada por fora, com o interior rosado e suculento.
Bife regional
Chef Duarte Rodrigues, restaurante Magma
Ingredientes:
180g de lombo de novilho
10g pimenta da terra salgada
5g mostarda em grão
200g batata para fritar
50g espinafres
5g alho
10g manteiga
15g vinho branco
Preparação:
Marcar a carne de novilho, deixar corar bem, depois colocar num tabuleiro de rede para escorrer bem o sangue da carne. Na frigideira que foi marcada a carne colocar o vinho branco, alho, pimenta salgada e grão de mostarda, ferver até apurar bem.
De seguida cortar as batatas aos cubos e depois fritar. Saltear os espinafres. O molho depois para terminar é colocado a manteiga e mexer bem até ligar tudo. É possível acrescentar um ovo de codorniz estrelado que, segundo o chef, combina bem.
Receita. Cabrito no forno, espinafres, batatas e maçã assada pelo chef Vitor Sobral
O chef e a Miele juntaram-se para celebrar a Páscoa com uma receita tradicional que serve 10 pessoas. Aprenda a fazer.
O grande vinho do Douro que escapou aos críticos
Antónia Adelaide Ferreira é um vinho de edição limitada, lançado pela maior empresa de vinhos do país, a Sogrape. Como passou ao lado da maioria dos críticos não se percebe, mas ainda bem que assim foi…
Receita. Polvo assado da costa algarvia e batata-doce com tomatada rústica do chef Natanael Silva
A batata doce tem conquistado espaço na gastronomia. A espécie em particular recebeu Denominação de Origem Protegida (DOP) na Madeira e Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Aljezur, no continente.
Receita. Açorda da Camarão com coentros frescos do chef Vítor Sobral
Consta ter sido em Roma a primeira vez que este crustáceo terá sido cozinhado. Em África um pequeno país junto ao Golfo da Guiné adotou o nome devido à presença de grandes quantidades de camarões. Mas agora queremos mesmo aprender a fazer o prato.
Receita. Sonhos de tinta de choco recheados com sapateira e abacate do chef Fábio Alves
Há quem lhe chame caranguejola a este crustáceo que é considerado o maior caranguejo comestível. Habita nas rochas da costa atlântica europeia e é uma das iguarias mais apreciadas no nosso país.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.