Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).

Após seis anos de preferência de João Rodrigues e do seu Feitoria (o chef saiu, entretanto, do restaurante), Vasco Coelho Santos é o novo vencedor do primeiro lugar na categoria "Chefs". Esta foi uma das maiores novidades do Prémio Mesa Marcada, que aconteceu ontem, 30 de janeiro. O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc, ganhou o primeiro lugar na categoria "Restaurantes".
É a primeira vez na história do evento que os dois principais prémios vão para restaurantes ou chefs fora de Lisboa - Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém, em 7º e The Yeatman de Ricardo Costa em 6º -, e que uma mulher figura na lista dos 10 chefs preferidos: Marlene Vieira.
Os resultados dos "10 Preferidos do Mesa Marcada" (cuja lista completa inclui 380 restaurantes e 268 chefes) foram apurados a partir da votação de um júri constituído por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões ligadas ao meio gastronómico e da restauração.
Mais distinções:
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano: Seiva, de David F. Jesus valeu ao Seiva, em Leça da Palmeira
Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano: André Cruz (Feitoria).
Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano: Marlene, de Marlene Vieira
Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2022 (melhor restaurante com preço moderado): O Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha
Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano: Comida Independente (Lisboa)
Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano: festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel Branco.

Espumante dos Açores: um vinho com muito Pico
Com o primeiro espumante certificado dos Açores e a redescoberta de um vinho extraordinário, a cooperativa Pico Wines começa 2023 em grande.
Vinhos para beber no mês mais curto do ano
Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.
Chefs à Mesa (ou como provar iguarias de chefs sem sair de casa)
A ideia é que cada pessoa tenha acesso às iguarias de alguns dos mais conceituados chefs portugueses à distância de um clique, no caso de entrega em casa, ou de uma rápida viagem, no caso de take-away.
Memórias do Brasil. Ocean apresenta menu inspirado em sabores tropicais
Hans Neuner, à frente da cozinha do restaurante Michelin desde 2007, foi com a sua equipa até à antiga colónia portuguesa em busca de inspiração para as suas criações. O resultado? Feijoada de lavagante com barriga de porco e moqueca com raia e ovas de truta.
Jantares de norte a sul com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça
Os cinco jantares acontecem no âmbito do lançamento de 'O Mundo do Sal', com receitas inéditas do chef e colaboração do jornalista Rogério Ruschel. O primeiro é já no próximo mês, em Aveiro, com Rui Rodrigues.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Do Alentejo ao Douro, passando por Trás-os-Montes e Ribatejo, cada região imprime a sua identidade nos azeites que produz. Neste artigo, explorámos algumas das referências mais notáveis, de forma a conhecermos melhor os segredos por trás destes verdadeiros tesouros da gastronomia portuguesa.