Chefs à Mesa (ou como provar iguarias de chefs sem sair de casa)
A ideia é que cada pessoa tenha acesso às iguarias de alguns dos mais conceituados chefs portugueses à distância de um clique, no caso de entrega em casa, ou de uma rápida viagem, no caso de take-away.
Decerto já lhe aconteceu ir a um restaurante com os amigos e gostar tanto da refeição que desejou poder, também, apreciá-la da mesma maneira no conforto da casa. Ficamos com pena que os nossos chefs preferidos não tenham as suas iguarias em regime take-away… ou será que agora têm?
Acaba de ser inaugurada uma loja em Lisboa - a Chefs à Mesa - com pratos de alguns dos mais conceituados chefs portugueses: Bertílio Gomes, chef e proprietário da Taberna Albricoque, conhecido pela reinterpretação dos sabores do sul na sua cozinha tradicional algarvia; Paulo Morais, do restaurante Kanazawa e um dos mais entendidos no que toca à gastronomia oriental; Vítor Adão, chef e proprietário do Plano numa cozinha que privilegia a sua origem transmontana aliada a uma visão contemporânea; Vítor Sobral, chef das Esquinas e uma das referências da gastronomia portuguesa; Miguel Castro e Silva, conhecido pela contemporaneidade das recriações de pratos tradicionais; e Luccas Paixão do Asoka, uma marca 100% plant-based que recria receitas clássicas pré-preparadas.
Com um conceito pioneiro no país, a loja surge do desejo de Rui Carmo e Carlos Fontão de Carvalho de haver um local com refeições acessíveis e de qualidade a qualquer hora. A ideia é que qualquer pessoa possa desfrutar das sofisticadas propostas gastronómicas de diversos chefs, numa fusão de entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas, no conforto do lar. E o melhor de tudo é que é extremamente conveniente, graças à possibilidade de entrega em casa ou take-away.
Podemos encontrar as criações mais icónicas de cada chef, bem como outras opções mais práticas, ultracongeladas ou em vácuo, por exemplo, e uma série de caldos e bases para finalizar o prato em casa. Destacamos a canja de lingueirão à taberna de Bertílio Gomes, bochecha de porco preto em vinho do Porto de Vítor Sobral, "unagi don" de Paulo Morais, rolo mediterrânico de Luccas Paixão e, por fim, corvina com molho de anis e batata kennebec de Vítor Adão.
Para não restarem dúvidas, as embalagens contêm todas as informações necessárias sobre a conservação, validade e modo de preparação de cada refeição, bem como o número de porções, ingredientes, dados nutricionais e alergénios. Chefs à Mesa conta ainda com uma oferta complementar de mercearias recomendada pelos chefs, de queijos a vinhos. As entregas realizam-se três vezes por semana com uma antecedência mínima de 24 horas em Lisboa, Oeiras e Cascais
Onde? Rua Sanches Coelho, 4C, Lisboa. Quando? De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados de 10h às 14h.
Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.