Memórias do Brasil. Ocean apresenta menu inspirado em sabores tropicais
Hans Neuner, à frente da cozinha do restaurante Michelin desde 2007, foi com a sua equipa até à antiga colónia portuguesa em busca de inspiração para as suas criações. O resultado? Feijoada de lavagante com barriga de porco e moqueca com raia e ovas de truta.
Mais do que um fine dining de estrela Michelin, o que se experiencia no Ocean, vencedor do Top 10 Restaurantes 2022 do prémio Mesa Marcada, é uma verdadeira viagem gastronómica, não só pelos cinco sentidos, mas para lá da costa portuguesa. Há três anos que o chef Hans Neuner e a sua equipam retiram inspiração do que se encontra para lá do oceano, através das suas viagens de pesquisa com foco na cozinha portuguesa, sendo que a proposta mais recente traz os sabores tropicais brasileiros para o centro do prato.
De nome Memórias do Brasil, conta com doze momentos distintos e caracteriza-se por ser uma fusão de raízes indígenas, africanas e europeias. Do novo menu destacam-se iguarias como pão de queijo, tradicional do país em questão; feijoada de lavagante com barriga de porco e chouriço; moqueca com raia, camarão vermelho e ovas de truta; e ainda barriga de atum com café e maracujá.
Onde? Restaurante Oceano, no Vila Vita Parc. Quando? De quarta a domingo, das 19h às 22h. Preço: €265 por pessoa, €430 com harmonização. Reservas: restauranteocean.com.
Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).
Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.
Vila Vita Parc celebra aniversário com eventos únicos (ao longo de trinta semanas)
Para comemorar os trinta anos de vida, um dos melhores resorts do mundo será o palco de diversas experiências surpreendentes para os amantes de gastronomia, wellness e arte, entre abril e novembro de 2022. Não perca.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.