Viver

Prémios Mesa Marcada 2024. Quem são os melhores da gastronomia portuguesa?

Os prémios voltam a destacar o melhor da gastronomia portuguesa, numa cerimónia realizada no Centro de Congressos do Estoril, que reuniu cerca de 500 convidados.

Foto: DR
15:28 | Bianca Montez / Rita Silva Avelar

A grande estrela da noite foi João Rodrigues, que conquistou o 1º lugar no ranking dos chefs e o de melhor restaurante com o seu novo projeto, o Canalha, em Lisboa. O restaurante, longe do conceito habitual de fine dining, destaca-se por um estilo mais acessível e descontraído, reforçando uma tendência já iniciada em 2023 com o triunfo do restaurante Prado no ranking. Um sinal de que os restaurantes casuais cada vez mais se equiparam aos de fine dining. Porém, estes continuam bem representados na lista com o Ocean de Hans Neuner, em Porches no Algarve, que alcançou o 2º lugar do ranking.

João Rodrigues vence Prémio Mesa Marcada
João Rodrigues vence Prémio Mesa Marcada Foto: DR

Entre os principais destaques do top 10, o Sála de João Sá protagonizou a maior subida do ano, avançando 19 posições, o que lhe valeu o Prémio Especial Estrella Damm Restaurante Destaque do Ano. Já Nuno Mendes, com os projetos Cozinha das Flores, no Porto, e Santa Joana, em Lisboa, conquistou o Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano. O Ciclo de José Neves e Claúdia Abreu foi eleito Restaurante Novo do Ano, enquanto Louise Bourat, do Boubou’s, recebeu o Prémio Chefe revelação de 2024, sendo assim o Boubou’s premiado duas vezes, também com o Serviço de Sala do Ano, Prémio Especial H. Blin.

Outras distinções importantes incluíram o Prémio Empresário de Restauração 2024, entregue a José Avillez, e o Prémio Chefe de Pastelaria do Ano, atribuído a Sara Soares, com Caos. O icónico Gambrinus, fundado em 1936, foi reconhecido como Restaurante Clássico do Ano, e os projetos Herdade do Esporão e A Cozinha por António Loureiro venceram na categoria de Sustentabilidade.
O Porto dominou as distinções na área dos bares com o Torto eleito Bar do Ano e o Flôr, bar adjacente ao restaurante Cozinha das Flores, distinguido como Bar Restaurante do Ano.

A cerimónia culminou com duas homenagens especiais: Justa Nobre recebeu o Prémio Carreira pelos seus 45 anos de dedicação à gastronomia, enquanto Raul Reis, agricultor da Lourinhã, foi distinguido como Produtor do Ano. Com um júri de 305 votantes, composto por chefs, críticos e profissionais do setor, os Prémios Mesa Marcada continuam a ser uma referência na gastronomia portuguesa, refletindo as tendências e a evolução do setor.

Saiba mais Viver, Atualidade, Restauração e catering, João Rodrigues, Restaurante, Bar, Lisboa, Porto
Relacionadas

Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores

Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.

Mais Lidas