E se existisse um gadget que preservasse o vinho aberto durante anos?
O sistema Coravin permite servir o vinho sem nunca tirar a rolha da garrafa, preservando-o por meses adiante. O presente ideal para enólogos e apreciadores, mesmo a tempo do Natal.
Quantas vezes abrimos garrafas de vinho em perfeitas condições apenas para deitá-las fora sem as terminar, porque o sabor perdeu-se passado alguns dias? Um grande desperdício, diriam os amantes de vinho, mas é isso que acontece, principalmente quando não se tem "parceiro de bebida". E é aqui que a tecnologia e os gadgets entram a nosso favor.
Trata-se de um sistema, de nome Coravin, criado por Greg Lambrecht, que permite servir o vinho sem nunca tirar a rolha, preservando-o por meses adiante, até anos. Conseguimos "prová-lo durante o seu estágio, para avaliar a evolução e a preservação ao longo do tempo, sem perda de qualidade" e sabor, explica Paulo Cunha, diretor geral da Heritage Wines, representante e distribuidora da marca em Portugal, em comunicado.
Como funciona?
O sistema Coravin "abre" o vinho através de um agulha fina e oca que é introduzida na rolha de cortiça sem a danificar. Depois, a garrafa é pressurizada com Árgon puro, um gás inerte que faz com que o líquido saia pela agulha, substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio e de modo a que o vinho mantenha o sabor ao longo do tempo. Uma vez retirado o sistema, a rolha retoma a forma original, como por magia.
Existem opções para todas as carteiras e diferentes acessórios. As tampas de silicone autovedante, por exemplo, preservam as bebidas até três meses depois de abertas. Substituem a rosca de cortiça original e aguentam até cinquenta inserções da agulha. Para a época festiva, a marca tem também uma edição especial e exclusiva de Natal - o Timeless Six+ Premium Set, em tons carvão (€499).
Uma sugestão mais simpática em termos de valor é ainda o Pivot+ Premium Bundle, que consiste na remoção da rolha e na introdução de gás, sendo que a durabilidade da garrafa vai até um mês após a abertura, mediante a colocação de um stopper, um substituto da tampa original (€239,99).
Máquina de barbear que também esfolia? É o gadget do momento
Quem diria que as tradicionais lâminas de barbear evoluíam para algo tão sofisticado? A nova lâmina da Gillette Labs é o maior exemplo disso: funcional e elegante, passa despercebida na bancada da casa de banho.
Vinhos que antecipam o inverno… sem pressas
A poda já está em marcha em várias regiões do país. Também é a partir deste mês que já se podem plantar novas cepas que daqui a três ou quatro anos darão frutos. Um branco de Mértola, que não sai sempre, e cinco tintos que se espalham pelo Oeste, Tejo, Douro e Alentejo.
14 Gadgets (e outros objetos) para apaixonados por vinhos
Ser um apaixonado por vinhos significa muito mais do que gostar de beber. Há todo um ritual associado a cada garrafa que faz com que o néctar saiba realmente melhor.
Três dias com os melhores vinhos de Lisboa e de Setúbal (sem esquecer os petiscos)
De 9 a 11 de dezembro, a capital lisboeta acolhe a 6ª edição de Vinhos no Pátio, com mais de 200 referências vínicas nacionais, masterclasses e workshops gratuitos.
De viagem? Não se esqueça destes gadgets
Estas são as novidades da tecnologia fundamentais para levar na mala de férias.
Vinhos que aproximam familiares e amigos
Num mês em que se iniciam os preparativos para as festas que se aproximam, um brinde à fraternidade e solidariedade. Um branco a Oeste e dois tintos: um alentejano sem preconceitos e um clássico do Douro. Ainda dois brancos do Alentejo que utilizam uma casta do Norte e, a fechar, uma celebração com 50 anos de história.
O frigorífico que percebe mais de vinhos do que nós
E se a sua cave de vinhos fosse capaz de lhe sugerir o mais indicado para cada prato? Entre os vinhos que guarda, obviamente. Tal e qual como um sommelier.
Já chegaram os novos Xiaomi 13 e 13 Pro, e contam com a ajuda da Leica para tirar fotografias
Lentes Xpto, o maior sensor dentro de um telemóvel, carregamentos WARP e materiais cerâmicos. Há muito para gostar nos novos smartphones da Xiaomi, a começar pela colaboração com a Leica.
Refrigeradores de champanhe em 3D. Será este o novo barómetro luxo nesta indústria?
Trata-se da nova edição limitada do Ice Jacket, uma espécie de casaco fresquinho para os champanhes da Veuve Clicquot, produzido num tecido isotérmico proveniente de plástico 100% reciclado.
Estes earbuds cancelam o mundo
Testámos a capacidade que os novos Bose QuietComfort Earbuds II têm de silenciar os ruídos externos, e a experiência revelou-se imprevisível.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.