Três dias com os melhores vinhos de Lisboa e de Setúbal (sem esquecer os petiscos)
De 9 a 11 de dezembro, a capital lisboeta acolhe a 6ª edição de Vinhos no Pátio, com mais de 200 referências vínicas nacionais, masterclasses e workshops gratuitos.
Está de regresso um dos eventos mais aguardados do ano, e não nos referimos a mercados de Natal. Trata-se da 6ª edição de Vinhos do Pátio em Lisboa, no Pátio da Galé, um verdadeiro parque de diversões para os amantes de enoturismo no qual estarão em destaque os melhores vinhos, novos e icónicos, das regiões de Lisboa e da península de Setúbal.
O programa é diversificado. Durante três dias, olhares curiosos e paladares experientes terão à disposição mais de 200 referências nacionais, além participações gratuitas em workshops e masterclasses, entre outras atividades de interesse. Célia Lourenço e Manuel Moreira, provadores da Revista de Vinhos, serão os professores das aulas diárias, enquanto o chef Miguel Castro e Silva será o responsável por uma das duas zonas permanentes de restauração do certame.
As masterclasses arrancam na sexta-feira (dia 9) às 17h30, meia hora depois do início do evento. A primeira é exclusiva aos profissionais da hotelaria e turismo, mas a segunda, às 20h, já será aberta ao público. Em "Lisboa, o nervo atlântico", descobrimos os diferentes fatores que contribuem para a frescura, boa acidez natural, mineralidade e potencial longevidade dos vinhos da região, tal como os solos e as brisas salgadas. No mesmo dia, há ainda o workshop "Lisboa e Setúbal, vinhos das areias e vinhos de calcário", às 19h.
Sábado (dia 10), a diversão arranca depois do almoço, das 15h às 22h. A primeira masterclass, às 16h, é dedicada aos apreciadores de moscatel, fãs do equilíbrio delicado entre a doçura e a frescura desta variedade de uva. Já a segunda aula, de nome "Quando duas regiões casaram com o mundo", às 19h, irá abordar os vinhos obtidos a partir de castas ditas internacionais. No que toca a workshops neste dia, existem duas opções, mas recomendamos o "Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!" às 19h30, mesmo a tempo da quadra natalícia. Após longas horas a conhecer todos os detalhes surpreendentes do mundo dos vinhos, damos o sábado por encerrado com as melodias reconfortantes de jazz vintage e a atuação do coletivo 24 Robbers Swing Trio.
O horário do Vinhos no Pátio muda ligeiramente no domingo (das 14h às 19h), mas prometemos que haverá tempo para tudo. A primeira masterclass, "Setúbal: o Castelão que é Periquita", às 15h, desafia-nos a comprovar a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas, protagonista em Setúbal. De seguida, e para terminar, a "Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa", às 17h30, demonstra como o mundo do enoturismo é mais vasto e original do que imaginamos, com a degustação de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a Aguardente da Lourinhã.
Onde? Pátio da Galé, Lisboa. Quando? De 9 a 11 de dezembro. Horário variável. Bilhete: a entrada tem o custo de €5 por pessoa e inclui copo de provas. A inscrição nas masterclasses e workshops é gratuita, mas está sujeita ao número de lugares disponíveis.
Vinhos que antecipam o inverno… sem pressas
A poda já está em marcha em várias regiões do país. Também é a partir deste mês que já se podem plantar novas cepas que daqui a três ou quatro anos darão frutos. Um branco de Mértola, que não sai sempre, e cinco tintos que se espalham pelo Oeste, Tejo, Douro e Alentejo.
Vinhos que aproximam familiares e amigos
Num mês em que se iniciam os preparativos para as festas que se aproximam, um brinde à fraternidade e solidariedade. Um branco a Oeste e dois tintos: um alentejano sem preconceitos e um clássico do Douro. Ainda dois brancos do Alentejo que utilizam uma casta do Norte e, a fechar, uma celebração com 50 anos de história.
E se existisse um gadget que preservasse o vinho aberto durante anos?
O sistema Coravin permite servir o vinho sem nunca tirar a rolha da garrafa, preservando-o por meses adiante. O presente ideal para enólogos e apreciadores, mesmo a tempo do Natal.
Vinhos para antecipar os dias frios
A cerca de um mês para o início do Inverno, com as vinhas a descansar, começa-se a preparar o tempo que pede brindes caseiros. Um tinto de parcela do Douro e, da mesma região, um monocasta. Um branco topo de gama do Oeste e dois tintos de Alenquer e de Pias. Um espumante de Bucelas fecha o ciclo.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.