Está na hora do tudo elétrico? – parte 1
O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.

Analisemos hoje essa oferta – porque amanhã ela já poderá estar desatualizada. Tal é a sede com que os fabricantes automóveis respondem aos ventos dos mercados, um pouco por todo o chamado Primeiro Mundo, e também aos incentivos dos governos e dos Estados, apostados em promover o fim do bom e velho (de pouco mais de um século) motor de combustão.
Esta é uma listagem dos modelos atualmente à venda no mercado nacional. Não pretende ser um ranking, já que não estabelecerá posições, e assume-se apenas como um pequeno guia para quem esteja interessado neste tipo de veículos.
Assim, apenas foram tidos em conta os seguintes critérios:
- potência do(s) motor(es) – os parêntesis justificam-se pela existência de modelos com dois (e até com três) motores – expressa em cavalos-vapor (cv);
- autonomia estimada, em km, a percorrer com uma única carga de bateria;
- preço base de venda ao público;




































Está na hora do tudo elétrico? Ou será que é no meio que está a virtude? - parte 2
Depois dos 100% elétricos, uma segunda parte dedicada aos híbridos plug-in. O melhor de dois mundos (motor de combustão + elétrico) e uma fase intermédia, de transição entre a clássica mobilidade dita “térmica” (do motor de combustão interna) e a moderna, elétrica, de que se diz ser o futuro: sustentável, sem emissões, amiga do planeta.
Falta de carros leva super-ricos a comprar Rolls-Royces usados
A 8 de julho, Gigi e Glenn Moss receberam o seu presente para comemorar o 40º aniversário de casamento: um par de Rolls-Royces.
Também tu, Bru... Mercedes?
Ainda os ecos da profissão de fé da Stellantis não se tinham dissipado e já a poderosa Mercedes-Benz vinha a terreiro comprometer-se a ser um fabricante completamente eletrificado. E, tal como JFK havia prometido ir à Lua antes do final da década, também a marca alemã aponta 2030 como o limiar da sua nova existência 100% elétrica. Naqueles mercados em que as condições o permitam, claro.
Quatro dias a atravessar o Gerês em bicicleta, uma aventura diferente para este verão
Percorremos a Grande Rota Peneda-Geres de ponta a ponta, a pedalar durante quase 200 km em bicicletas elétricas de montanha, num passeio com passagem pelos mais emblemáticos locais do único Parque Nacional português, mas também com muitas descobertas pelo meio.
Vision AVTR: o automóvel que pode controlar com a mente
O novo conceito de automóvel da Mercedes-Benz conta com um sistema único, o BCI, e promete ser a simbiose perfeita entre homem, máquina e natureza.
É mesmo um KIA? De certeza?
É, pois. E, ainda por cima, é 100% elétrico. O novo KIA EV6 baseia-se numa também nova plataforma, concebida exclusivamente para veículos elétricos, e eleva a fasquia a um nível tal, que as marcas ditas ‘premium’ têm razões para começarem a ficar incomodadas.
O presente de casamento de milhões de euros que David Beckham ofereceu ao filho
O ex-futebolista presenteou Brooklyn Beckham e Nicola Peltz com um automóvel elétrico de 1954.
Volvo XC40 Recharge. Da Suécia com amor
Não tem grelha, pois não? É o primeiro Volvo 100% elétrico e cumpre a promessa feita pela marca sueca: em 2025 toda a sua gama estará eletrificada (‘check’ em 2022) e 50% das suas vendas serão de veículos elétricos.
Buggy elétrico... mas será que pode ir à praia?
Pode, mas se calhar será boa ideia evitar a proximidade da linha de água... O que dizer deste ícone dos anos 60 e 70, o Buggy, que passa a ter uma versão EV?
KIA Niro EV, o “irmão” mais pequeno do EV6, tem vários trunfos
O KIA Niro é já uma das melhores ofertas disponíveis no mercado dos veículos elétricos (EV). E é mais um a sublinhar a pergunta que muitos se colocam: já estará na hora de optar por um 100% elétrico?
Mazda MX-30: depois do elétrico, o híbrido
A Mazda faz as coisas de acordo com o seu próprio calendário. Enquanto outros apresentam primeiro a versão PHEV e só depois a EV, o construtor de Hiroshima lançou primeiro o 100% elétrico e só agora acabou de apresentar o híbrido.
Conheça a história do supercarro dos anos 70 que viveu uma vida de clausura. O dono comprou-o mais para o adorar do que para o conduzir porque, durante quase 50 anos, o pobre veículo mal viu a luz do dia. Até que o dono morreu e um negociante de carros antigos o "libertou".
Incompatibilizado com o Commendatore Ferrari, um industrial de tratores decidiu fundar a sua própria marca de automóveis desportivos de luxo. Em 1963, há 60 anos, nascia a Lamborghini.
A "Polestar Conquest Bonus" – assim se chama a promoção – oferece cinco mil dólares de desconto a proprietários de Teslas que queiram ver-se livres do seu veículo. A marca sueca de carros elétricos decidiu rentabilizar o descontentamento com Elon Musk.
Já aqui o havíamos afirmado: 2021 é um belo ano para efemérides automóveis. E esta é uma das mais importantes.