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Está na hora do tudo elétrico? – parte 1

O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.

28 de junho de 2021 | Luís Merca

Analisemos hoje essa oferta – porque amanhã ela já poderá estar desatualizada. Tal é a sede com que os fabricantes automóveis respondem aos ventos dos mercados, um pouco por todo o chamado Primeiro Mundo, e também aos incentivos dos governos e dos Estados, apostados em promover o fim do bom e velho (de pouco mais de um século) motor de combustão.

Esta é uma listagem dos modelos atualmente à venda no mercado nacional. Não pretende ser um ranking, já que não estabelecerá posições, e assume-se apenas como um pequeno guia para quem esteja interessado neste tipo de veículos.

Assim, apenas foram tidos em conta os seguintes critérios:

  1. potência do(s) motor(es) – os parêntesis justificam-se pela existência de modelos com dois (e até com três) motores – expressa em cavalos-vapor (cv);
  2. autonomia estimada, em km, a percorrer com uma única carga de bateria;
  3. preço base de venda ao público;

AUDI e-tron, 308 cv, autonomia 282 a 341 km, preço desde €72 719
AUDI e-tron, 308 cv, autonomia 282 a 341 km, preço desde €72 719
AUDI e-tron GT, 476 cv, autonomia 452 a 487 km, preço desde €106 618
AUDI e-tron GT, 476 cv, autonomia 452 a 487 km, preço desde €106 618
BMW i3, 170 cv, autonomia 308 km, preço desde €42 220
BMW i3, 170 cv, autonomia 308 km, preço desde €42 220
BMW i4 eDrive40, 340 cv, autonomia até 590 km, preço desde €60 500
BMW i4 eDrive40, 340 cv, autonomia até 590 km, preço desde €60 500
BMW iX xDrive40, 326 cv, autonomia 398 a 425 km, preço desde €89 150
BMW iX xDrive40, 326 cv, autonomia 398 a 425 km, preço desde €89 150
Citroën ë-C4, 136 cv, autonomia até 350 km, preço desde €35 857
Citroën ë-C4, 136 cv, autonomia até 350 km, preço desde €35 857
DS 3 Crossback E-TENSE, 136 cv, autonomia até 320 km, €46 350
DS 3 Crossback E-TENSE, 136 cv, autonomia até 320 km, €46 350
Fiat 500, 95 cv, autonomia até 320 km, preço desde €23 800
Fiat 500, 95 cv, autonomia até 320 km, preço desde €23 800
Ford Mustang Mach-E, 269 cv, autonomia até 440 km, preço desde €49 901
Ford Mustang Mach-E, 269 cv, autonomia até 440 km, preço desde €49 901
Honda e, 136 cv, autonomia 222 km, preço desde €36 360
Honda e, 136 cv, autonomia 222 km, preço desde €36 360
Hyundai IONIQ Electric, 136 cv, autonomia 311 km, preço desde €36 580
Hyundai IONIQ Electric, 136 cv, autonomia 311 km, preço desde €36 580
Hyundai Kauai Electric 64 kWh, 204 cv, autonomia 484 km, preço desde €37 555
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Lexus UX 300e, 204 cv, autonomia 400 km, preço desde €52 500
Lexus UX 300e, 204 cv, autonomia 400 km, preço desde €52 500
Jaguar I-PACE, 400 cv, autonomia até 470 km, preço desde €81 788
Jaguar I-PACE, 400 cv, autonomia até 470 km, preço desde €81 788
Kia e-Soul, 136 cv, autonomia até 452 km, preço desde €37 000
Kia e-Soul, 136 cv, autonomia até 452 km, preço desde €37 000
Kia e-Niro, 204 cv, autonomia até 615 km, preço desde €41 750
Kia e-Niro, 204 cv, autonomia até 615 km, preço desde €41 750
Mazda MX-30, 143 cv, autonomia 200 km, preço desde €36 240
Mazda MX-30, 143 cv, autonomia 200 km, preço desde €36 240
Mercedes-EQ EQA, 190 cv, autonomia 426 km, preço desde €53 750
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Mercedes-EQ EQC, 408 cv, autonomia 361 a 420 km, preço desde €71 900
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Opel Corsa-e, 136 cv, autonomia até 337 km, preço desde €30 110
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Opel Mokka-e, 136 cv, autonomia até 326 km, preço desde €36 400
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Porsche Taycan, 408 cv, autonomia 354 a 431 km, preço desde €87 127
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Porsche Taycan 4 Cross Turismo, 476 cv, autonomia 389 a 456 km, preço desde €97 582
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Peugeot e-208, 136 cv, autonomia 340 km, preço desde €28 420
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Renault Twingo E-Tech, 80 cv, autonomia até 270 km, preço desde €22 200
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Renault ZOE, 135 cv, autonomia até 377 km, preço desde €32 240
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Škoda ENYAQ iV, 146 a 201 cv, autonomia até 520 km, preço desde €35 812
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smart EQ fortwo, 80 cv, autonomia 147 a 159 km, preço desde €22 845
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smart EQ forfour, 80 cv, autonomia 140 a 153 km, preço desde €23 745
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Tesla Model 3, 221 a 480 cv, autonomia 448 a 614 km, preço desde €50 900
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Tesla Model Y, 197 a 384 cv, autonomia até 505 km, preço desde €65 000
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Tesla Model S, até 1020 cv, autonomia até 652 km, preço desde €90 990
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Tesla Model X, até 1020 cv, autonomia até 580 km, preço desde €99 990
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Volvo XC40 Recharge P8, 408 cv, autonomia até 418 km, preço desde €57 151
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Volkswagen ID.3, 204 a 272 cv, autonomia 425 a 549 km, preço desde €33 448
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Volkswagen ID.4, 204 cv, autonomia 360 a 520 km, preço desde €37 242
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Também tu, Bru... Mercedes?

Ainda os ecos da profissão de fé da Stellantis não se tinham dissipado e já a poderosa Mercedes-Benz vinha a terreiro comprometer-se a ser um fabricante completamente eletrificado. E, tal como JFK havia prometido ir à Lua antes do final da década, também a marca alemã aponta 2030 como o limiar da sua nova existência 100% elétrica. Naqueles mercados em que as condições o permitam, claro.

É mesmo um KIA? De certeza?

É, pois. E, ainda por cima, é 100% elétrico. O novo KIA EV6 baseia-se numa também nova plataforma, concebida exclusivamente para veículos elétricos, e eleva a fasquia a um nível tal, que as marcas ditas ‘premium’ têm razões para começarem a ficar incomodadas.

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