Prazeres / Drive

Mazda MX-30: depois do elétrico, o híbrido

A Mazda faz as coisas de acordo com o seu próprio calendário. Enquanto outros apresentam primeiro a versão PHEV e só depois a EV, o construtor de Hiroshima lançou primeiro o 100% elétrico e só agora acabou de apresentar o híbrido.

A carregar o vídeo ...
13 de novembro de 2023 | Luís Merca

Mazda, o mundo ao contrário

Talvez por ser um dos últimos fabricantes automóveis da velha guarda a não fazer parte de um grupo, e por isso poder tomar decisões sem interferências externas, a Mazda Motor Corporation sempre teve uma forma muito própria de atuar. Exemplo: na mobilidade elétrica, deixou-se ficar para trás durante algum tempo, certa de que a sua aposta é que era a correta – motores de combustão de última geração, a gasolina e a gasóleo, reunidos sob o "guarda-chuva" tecnológico SKYACTIV.

Quando se aperceberam que, se calhar, seria boa ideia seguir os novos ventos, os Senhores que dirigem a marca japonesa puseram mãos à obra e lançaram o MX-30 EV, totalmente elétrico. Com uma autonomia algo reduzida (mais uma vez, a Mazda achou não haver lógica em oferecer autonomias enormes, com os consequentes aumentos do peso da bateria e dos custos de produção), o modelo sofreu de imediato a falta de autonomia em comparação com a concorrência.

MX-30 EV
MX-30 EV Foto: Mazda

Híbrido, sim, mas também aí diferente dos outros

De novo ao contrário dos seus concorrentes, a seguir ao primeiro Mazda 100% elétrico veio o primeiro Mazda híbrido PHEV. Só para relembrar o leitor e situá-lo no cerne do tema, motorização híbrida é a junção de um motor de combustão interna com outro(s) elétrico(s), e uma bateria de maior capacidade que permite, no limite, mover o veículo de modo 100% elétrico durante determinada distância. O referido motor dito "térmico" pode ser a gasolina ou a gasóleo (no caso patente, a Mazda escolheu o primeiro combustível) e o carregamento dessa bateria pode ser feito apenas em andamento, na desaceleração e travagem, ou ligando-a a um carregador, doméstico ou público.

Até aqui tudo normal. Só que a Mazda tinha de fazer diferente: o motor a combustão não é um vulgar "cilindros em linha" – nem em V, já agora – e é, sim, do tipo Wankel, dito rotativo, no qual um pistão roda (logo, é rotativo) no interior da câmara de combustão, e nesse movimento dá-se todo o ciclo: admissão, compressão, explosão e escape. Outra característica diferente – sim, que a Mazda não se poderia ficar por apenas uma – é o motor Wankel (o tal rotativo) se destinar apenas a gerar energia que é convertida em eletricidade para carregar a bateria. Trocando por miúdos, o motor Wankel não está ligado às rodas; o que está, sim, é apenas o motor elétrico, alimentado pela bateria que o motor Wankel carregou. Ou o motor Wankel, ou então o carregador plug-in, doméstico ou público.

MX-30 EV
MX-30 EV Foto: Mazda

Ao volante

O Mazda MX-30 e-SKYACTIV R-EV (outra característica da marca, o nomes são compridos) apanha a boleia da moda global dos SUV, mas – ainda e sempre! – não é um SUV como os outros, pelo menos no que respeita às portas. As de trás são as chamadas portas "assassinas", um nome algo exagerado: abrem ao contrário das da frente – sendo que só abrem quando as da frente estiverem abertas, a segurança acima de tudo. O acesso aos lugares traseiros não é assim o mais facilitado, mas vive-se bem com isso. Já os lugares dianteiros são fáceis de aceder, espaçosos, e proporcionam uma ambiência luminosa, de qualidade de materiais e acabamentos, equipamento completo, boa posição de condução. Um Mazda, portanto.

MX-30 EV
MX-30 EV Foto: Mazda

Botão start/stop premido, silêncio, o arranque dá-se sempre em modo elétrico, caixa em D, e primeiras impressões: comportamento muito são e neutro, a suspensão filtra bem as imperfeições da estrada e o motor elétrico permite acelerações de bom nível. Coisa normal quando se fala do binário de um elétrico. Uma aceleração mais forte faz acordar o motor rotativo, na sua função de criar mais eletricidade para a bateria, por sua vez, transmitir mais potência às rodas. Com este sistema híbrido elétrico/combustão, o MX-30 plug-in proporciona uma bela autonomia 100% elétrica de 85 km, o que, somado ao ao depósito que gasolina que alimenta o motor Wankel, dará uma autonomia total de cerca de 600 km.

Interior do carro
Interior do carro Foto: Mazda

Em termos dinâmicos, a velocidade máxima está limitada aos 140 km/h, com o 0-100 km/h cumprido em 9.1 segundos. Os consumos ponderados prometem 1.0 (sim, um litro) de combustível aos 100, enquanto o motor elétrico aponta para os 17.5 kWh também aos 100 km. Tudo valores da marca, que teremos oportunidade de conferir em breve num test-drive mais alargado.

Visão de fora
Visão de fora Foto: Mazda

E o preço? – perguntará o interessado leitor

Começa nos €40927 e sobe até aos €46427, consoante as linhas de equipamento disponíveis (Exclusive-Line, Advantage, Makoto e Edition R). Terá bons argumentos para singrar no mercado nacional? Sem dúvida que sim, e o problema da Mazda Portugal até poderá ser a falta de unidades para entrega, algo que se verifica sempre no primeiro ano de comercialização de um modelo. Até breve, Mazda MX-30 e-SKYACTIV R-EV.

Saiba mais Carros, Mazda, Electrico, MX-30, Preços, Interior, Portas "assassinas"
Relacionadas

Gasolina ou gasóleo? Eis a questão

Com os preços dos combustíveis de pernas para o ar – gasóleo mais caro que gasolina – a Mazda respondeu a esta pergunta "shakespeareana". Vejamos o que nos diz o teste a este CX-5 2.0, um gasolina que se comporta (quase) como um diesel.

Veículos elétricos. Top 12 testados em 2022

Doze meses de test-drives e, desses, um apanhado de uma dúzia de veículos 100% elétricos. Os 12 magníficos EV testados no ano que agora finda – e 2023 está aí ao virar da esquina, com promessas de ainda mais e melhor.

Mazda MX-5. Olha que coisa mais linda...

Aos 32 anos, nem uma ruga. Sim, é verdade que já vai na quarta geração, mas o conceito e o espírito são os mesmos de 1989, quando nasceu para reivindicar a herança dos pequenos descapotáveis ingleses dos anos 60. Apresenta-se o Mazda MX-5, roadster, recordista do Guinness.

Está na hora do tudo elétrico? – parte 1

O mundo automóvel vive em constante e acelerada mudança. De gadget mais ou menos curioso, o veículo elétrico evoluiu e tornou-se presença habitual na paisagem citadina. Mas terá chegado a altura de abandonar em definitivo o motor de combustão interna? Nesta primeira parte do artigo, analisemos a oferta atual de modelos 100% elétricos.

BYD Han, o anti-Tesla Model S?

Um sedan executivo, chinês e elétrico, pois então, para visar o modelo de topo da Tesla. Terá a mira demasiado alta ou é um tiro certeiro?

Os 75 anos do Porsche 356

Há três quartos de século, Ferry Porsche lançava o 356, o primeiro modelo de produção de uma marca que se estabeleceria como um píncaro da indústria e do desporto automóvel.

Automóveis. Estas são as tendências para 2024

Com o final do ano “velho”, o que se irá passar, previsivelmente, no ano novo? Aqui fica uma mão-cheia de ideias para apostar num bom veículo - dos combustíveis sintéticos aos SUVs cada vez maiores.

Test-drive ao Jeep Avenger, Carro do Ano Europeu 2023

Ainda estamos em 2023, certo? Então este é o detentor do título de Carro do Ano na Europa: Jeep Avenger, o primeiro modelo da marca americana a vencer o troféu (e também o primeiro EV da Jeep) e o primeiro veículo 100% elétrico a consegui-lo.

Os 10 melhores EV’s de 2023

Não é um comparativo, muito menos um ranking de posições definidas e medalhas para os três primeiros. Trata-se apenas de enumerar os 10 melhores 100% elétricos testados no ano que agora finda. Em 2024 haverá mais, muitos mais.

Mais Lidas
Drive EX90: O melhor Volvo de sempre?

Provavelmente. Mas tal como com a cerveja, um automóvel deve ser experimentado para se determinar se sim ou sopas. Foi o que fomos fazer ali à Califórnia.