Prazeres

Peças com História em leilão: os 200 anos da Vista Alegre

No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.

Foto: DR
22 de outubro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

13 anos depois do último leilão de peças da Vista Alegre, a marca junta-se à leiloeira Cabral Moncada Leilões, fundada em 1996 com especialização em Antiguidades e Obras de Arte e Arte Moderna e Contemporânea, para leiloar 136 peças que marcam os seus 200 anos de história. A peça mais antiga, que remota a 1827 ou 1828, é uma chávena com pires da "primeira fornada em grande da fábrica da Vista Alegre", segundo o catálogo da altura (e do leilão), e foi criada para a Infanta Dona Isabel Maria, filha do rei D. João VI. A chávena é decorada com ouro sobre cor-de-rosa, com três medalhões de figuras alegóricas e no centro a legenda "D. Izabel Maria".

A peça mais antiga, que remota a 1827 ou 1828, é uma chávena com pires da
A peça mais antiga, que remota a 1827 ou 1828, é uma chávena com pires da "primeira fornada em grande da fábrica da Vista Alegre". Foto: @Cabral Moncada Leilões

Esta e as outras peças da curadoria, como é o caso da "Flamingos" e da "Casal de Perdizes", avaliadas em vários milhares de euros, estarão em exposição a partir de dia 23 de outubro, na Sala Branca, do Teatro da Vista Alegre.

As peças da curadoria, como é o caso da
As peças da curadoria, como é o caso da "Flamingos", estarão em exposição a partir de dia 23 de outubro, na Sala Branca, do Teatro da Vista Alegre. Foto: DR

A Vista Alegre foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, depois de em 1816 adquirir a Capela da Vista Alegre e terrenos envolventes, em Ílhavo, onde instalou a fábrica. Inicialmente produziam vidro e cerâmica de "pó de pedra", por não saberem como fazer porcelana, mas o filho do proprietário acabaria por ir aprender a Sèvres, numa fábrica francesa, como fazer porcelana de alta qualidade. Em 1880, cessaram a produção de vidro. Nos primeiros tempos da fábrica, contratavam mestres estrangeiros que formavam os locais para a produção de porcelana.

A Vista Alegre foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, depois de em 1816 adquirir a Capela da Vista Alegre e terrenos envolventes, em Ílhavo, onde instalou a fábrica.
A Vista Alegre foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, depois de em 1816 adquirir a Capela da Vista Alegre e terrenos envolventes, em Ílhavo, onde instalou a fábrica. Foto: @Vista Alegre

A partir do momento que especializaram a sua produção de porcelana, começaram a participar em exposições, desde a Exposição Universal no Crystal Palace, em 1851, em Londres, à Exposição Universal de Paris, poucos anos mais tarde, em 1867. Já na década de 80 do século passado, as peças de porcelana Vista Alegre foram protagonistas em locais como o Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova Iorque, ou o Palazzo Reale, em Milão, difundindo a marca internacionalmente na modernidade. Hoje, casas reais e embaixadas um pouco por todo o mundo utilizam serviços Vista Alegre.

Em 1997 fundiram-se com o grupo cerâmico Cerexport, duplicando o volume de negócio, incluindo internacionalmente. Quatro anos depois, em maio de 2001, fundiram-se com o Grupo Atlantis, de vidro e cristal feitos à mão, formando um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa.

As colaborações com designers e personalidades tem mantido a Vista Alegre associada à Arte, entre eles os portugueses Siza Vieira, Joana Vasconcelos. Internacionalmente, já se associaram a Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Claudia Schiffer, Christian Lacroix e Oscar de La Renta, entre muitos outros, em parcerias que certamente não serão as últimas da marca.

Neste leilão, no Teatro da Vista Alegre, a Cabral Moncada Leilões procurou as peças mais emblemáticas, raras e com maior relevância.
Neste leilão, no Teatro da Vista Alegre, a Cabral Moncada Leilões procurou as peças mais emblemáticas, raras e com maior relevância. Foto: DR

Ao longos destes 200 anos a Vista Alegre não é só uma marca de porcelana, tornou-se uma fonte de memórias sociais e artísticas nacionais.

Neste leilão, no Teatro da Vista Alegre, a Cabral Moncada Leilões procurou as peças mais emblemáticas, raras e com maior relevância. A licitação já está aberta no site da leiloeira até à data do evento, dia 26 de outubro às 16h. Também pode acompanhar o leilão online, em cml.pt.

Saiba mais Prazeres, Artes, Vista Alegre, 200 anos, Cabral Moncada Leilões, Leilão, Porcelana, Cerâmica, Cristal, Vidro, Ílhavo, Aveiro, Teatro Vista Alegre
Relacionadas

Há um copo da Vista Alegre nas mãos de Henry Cavill

Não é todos os dias que uma marca portuguesa – ainda mais uma que, este ano, faz 200 anos – salta para a ribalta de um filme de Hollywood. O que é certo é que ator, o bem-apessoado vilão de Argylle, passa metade do filme com um copo da marca portuguesa na mão.

Mais Lidas
Artes Valsa perdida de Chopin foi encontrada

Foram precisos 200 anos para que esta música do compositor polaco voltasse a ver a luz do dia. Foi descoberta por acaso, no arquivo de um museu nova iorquino, e diz quem sabe que foi, provavelmente, escrita em tenra idade e que o mais provável é que o músico preferisse que continuasse escondida numa gaveta.