Há um copo da Vista Alegre nas mãos de Henry Cavill
Não é todos os dias que uma marca portuguesa – ainda mais uma que, este ano, faz 200 anos – salta para a ribalta de um filme de Hollywood. O que é certo é que ator, o bem-apessoado vilão de Argylle, passa metade do filme com um copo da marca portuguesa na mão.

O que é que não pode faltar numa história de espiões? Um vilão bem-parecido? Talvez. Um carro veloz? Certamente. Uma antagonista de parar o trânsito? Claro que sim. Tudo isto faz falta, mas tudo isto é básico. Matthew Vaughn, o realizador do filme Argylle, sabe-o muito bem. E é por isso que este filme de espionagem, que acaba de estrear, inclui um gato e copiosas quantidades de whisky. Os gatos, como se sabe, têm o melhor poker face do reino animal e nunca se sabe bem de que lado estão. Já o whisky, bom, tudo fica melhor com whisky, sobretudo conspirações maquiavélicas. Daqui decorre que um vilão que se preze tem de ter um copo de whisky digno da sua presença imponente e intimidante (ou sensual, sendo que o vilão de Argylle é Henry Cavill…). Mas e o copo, senhores, o copo? Pois, para isso está aqui a Vista Alegre.
A famosa empresa portuguesa, que este ano faz 200 anos, salta assim para a ribalta hollywoodesca com um copo de whisky absolutamente… Normal. É um copo de whisky, enfim – de que é que estavam à espera? Mas, é um copo em cristal, feito à mão e é inspirado no corte de diamante Argyle. Devido à predileção do agente Argylle pelo bourbon Old Forester Statesman – uma piscadela de olho a outro sucesso cinematográfico de Matthew Vaughn também sobre espiões: a saga Kingsman – o copo da Vista Alegre aparece várias vezes.

Felizmente, Argylle não tem ânsias destrutivas cada vez que os planos lhe correm mal – como Simão Bourbon de Linhaça, o vilão da novela Pôr do Sol – ou Matthew Vaughn não ganhava para copos. É que cada um destes bonitos recipientes de cristal custa 75 euros. A boa notícia é que estão à venda em todas as lojas Vista Alegre, portanto, se sempre quis sentir-se maquiavélico e não sabia por onde começar, tem aqui a primeira peça.
Já agora, Argylle, um filme coberto de estrelas de uma ponta à outra – Samuel L. Jackson, Bryan Cranston, Sam Rockwell, Bryce Dallas Howard, Ariana DeBose, Dua Lipa, John Cena e até o gato de Claudia Schiffer – conta a história de Elly Conway (Bryce Dallas Howard) uma pacata autora de livros de espionagem sobre um agente secreto e uma rede global de espiões, que vive agradavelmente isolada com o seu gato, e se apercebe que a trama do livro que está a escrever começa a espelhar o que vai acontecendo no mundo em tempo real. Isso faz com que tenha de sair do seu casulo – com o seu gato metido numa mochila que faz lembrar um capacete de astronauta – na companhia do espião Aidan (Sam Rockwell) que calha a ser alérgico a gatos.
Chega ao cinema no dia 1 de fevereiro.
Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra
"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.
Juan Carlos de Espanha, amores e contradições em novo livro de diplomata português
No regresso da Democracia a Espanha, encarnou a imagem de uma monarquia moderna e fotogénica. Juan Carlos de Borbón, da infância no exílio dourado do Estoril à queda em desgraça, é o tema do livro do diplomata português José de Bouza Serrano, O Rei Sem Abrigo.
Vista Alegre, 200 anos. Segredos e curiosidades de uma marca portuguesa no mundo
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Peças com História em leilão: os 200 anos da Vista Alegre
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
Wewood x Christian Haas: design alemão aliado à marcenaria portuguesa
Numa coleção sofisticada, destaca-se a cama Platform como peça central, que promete ser o refúgio perfeito em qualquer quarto. A fusão de madeira maciça e estofamento luxuoso definem o compromisso inigualável da marca portuguesa.
Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.
Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.