"Scandinavian Design". A bíblia do design escandinavo
Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.
Não há como não gostar. A sofisticação, a funcionalidade, a simplicidade, atraem apreciadores nos sete cantos do mundo. Não é por acaso que a versão low-cost vendida às peças – Ikea – tem tanto sucesso. Há, de facto, qualquer coisa de especial no design escandinavo. Algo que nos faz sentir confortáveis e em casa. Mas o que será? O que faz, afinal, com que a Escandinávia seja um viveiro de talento e inovação estética, mundialmente famosa pelos seus designs inimitáveis e democráticos? Porquê a Escandinávia? É isso mesmo que este livro da Taschen, Scandinavian Design, se propõe descobrir. Para isso, faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e, claro, Suécia, com exemplos que vão do artesanato à produção industrial.
Este guia essencial inclui uma análise detalhada do mobiliário escandinavo, vidro, cerâmica, têxteis, joias, metalurgia e design de produtos de 1900 até aos dias de hoje, com entradas aprofundadas sobre 125 designers e empresas lideradas por designers. Verner Panton, Arne Jacobsen, Alvar Aalto, Timo Sarpaneva, Hans Wegner, Tapio Wirkkala, Stig Lindberg, Finn Juhl, Märta Måås-Fjetterström, Arnold Madsen, Barbro Nilsson, Fritz Hansen, Artek, Le Klint, Gustavsberg, Iittala, Fiskars, Orrefors, Royal Copenhagen, Holmegaard, Arabia, Marimekko e Georg Jensen – são alguns dos designers e empresas destacadas.
O mais provável é que estes nomes não lhe digam nada. Ou talvez lhe lembrem nomes de móveis do Ikea. O certo é que, depois de ler este livro, nada disto será um mistério para si e poderá apreciar, com mais profundidade, as peças e ambientes criados por estes artistas, e compreender melhor o trabalho e pensamento por detrás de cada objeto e de cada escolha.
Os autores desta bíblia são o casal Charlotte e Peter Fiell, autores de renome, professores, curadores e consultores na área do design escandinavo, e que, ao todo, já escreveram mais de 60 livros sobre o tema, inclusive vários para a Taschen. Trabalham frequentemente com universidades, empresas de manufatura, museus, leiloeiras e grandes colecionadores privados em todo o mundo.
Scandinavia Design tem 512 páginas, é uma edição em capa dura, custa 25 euros e estará disponível em agosto, mas já pode ser pré-encomendado no site da editora.
A piscina de Joana Vasconcelos
Depois do projeto da piscina "Gateway" para o hotel Jupiter Artland, na Escócia, a artista plástica volta a transformar uma corriqueira piscina numa obra de arte. E, quem quiser, pode ter uma em casa.
E se Lisboa fosse uma cadeira?
O designer japonês Keiji Takeuchi criou uma cadeira reclinada, pensada para aproveitar o verão da melhor forma, e decidiu chamar-lhe Lisboa. E embora o sossego, por estes lados, não seja muito, varandas soalheiras, mesmo a pedir uma "lounge chair", é o que não falta.
Giusi Tacchini: "Um bom design consiste em criar objetos que contem uma história"
A Tacchini, uma reconhecida marca italiana de design, é um negócio de família que começou em 1967 numa humilde carpintaria em Brianza. Hoje está nas mãos dos filhos do fundador. Em Portugal, as peças da marca estão agora disponíveis na loja QuartoSala.
Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
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O livro das obras de arte a metro
Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Ilha de São Miguel, nos Açores, o evento kick-off promove o diálogo da comunidade e explora a identidade açoriana.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.