Prazeres / Artes

A piscina de Joana Vasconcelos

Depois do projeto da piscina "Gateway" para o hotel Jupiter Artland, na Escócia, a artista plástica volta a transformar uma corriqueira piscina numa obra de arte. E, quem quiser, pode ter uma em casa.

Foto: DR
05 de julho de 2024 | Madalena Haderer
Se um teto, como o da Capela Sistina e tantos outros, pode albergar uma obra de arte, por que não o fundo de uma piscina? Não estamos todos já fartos daquela espécie de azul céu com toque de turquesa que reveste quase todas estas instalações aquáticas? Não haverá outras formas de uma piscina transmitir a tranquilidade de que todos precisamos? A artista plástica Joana Vasconcelos acredita que sim e, como é seu apanágio, arregaçou as mangas disposta a prová-lo. Resultado? A obra Ondulação, uma piscina que é uma obra de arte.

A obra foi executada com desenhos exclusivos da artista e azulejos pintados à mão
A obra foi executada com desenhos exclusivos da artista e azulejos pintados à mão Foto: DR
Ondulação foi inaugurada na semana passada, no Business Center do Grupo RPI, em Braga, e marcou o lançamento do projeto SOLEO Unique, uma colaboração entre a RP Industries S.A. e Joana Vasconcelos, que pretende transformar o conceito de lazer e bem-estar. A intervenção da artista no muro e piscina em frente ao edifício que acolhe o RPI Business Center e o showroom Soleo teve como inspiração as ondas do mar, criando uma barreira entre o bulício da cidade e o novo ambiente de descanso e conforto. A obra foi executada com desenhos exclusivos da artista e azulejos pintados à mão, utilizando técnicas tradicionais.

Como mergulhar numa pintura
Como mergulhar numa pintura Foto: DR
Durante a apresentação de Ondulação, Joana Vasconcelos contou que este não foi o seu primeiro contacto artístico com piscinas: "A água é um luxo que damos por adquirido nas sociedades ocidentais e que pode ser revalorizado através da obra de arte. Quando me dei conta da importância e omnipresença da água nas nossas casas, comecei a criar um corpo de obra que enfatizasse esta ideia. A piscina 'Gateway' para o Jupiter Artland na Escócia reforçou a minha ligação a este tipo de equipamento, cuja linha criativa é agora retomada com este projeto."

Assinada por Joana Vasconcelos
Assinada por Joana Vasconcelos
E o melhor de tudo é que esta obra de arte não é só para ver, mas para comercializar. Ou seja, quem quiser, pode ter uma Ondulação em casa. De acordo com o comunicado, os interessados poderão escolher uma de três modalidades: uma piscina SOLEO Unique personalizada e sob medida, onde cada projeto é único e desenvolvido especificamente para o local; uma piscina SOLEO Unique edição limitada, com design limitado a um número específico de exemplares, mantendo a mesma técnica construtiva e de acabamento, permitindo a execução em prazos mais curtos; e, por último, a piscina SOLEO Unique edição limitada em liner ou tela armada, com revestimentos exclusivos produzidos pela RPI a partir dos desenhos de Joana Vasconcelos, oferecendo um acesso mais rápido à arte em formato piscina.
Saiba mais Artes, Joana Vasconcelos, Piscina, Ondulação, Soleo Unique
Relacionadas

"Scandinavian Design". A bíblia do design escandinavo

Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.

Infinity, a nova propriedade de luxo em Lisboa só para alguns

Ergue-se, em Sete Rios, uma imponente torre pelas mãos da promotora imobiliária Vanguard Properties. Tem 195 apartamentos, de várias tipologias, todos com acessos às amenidades de luxo desenvolvidas para os residentes, que vão de concierge a piscina.

Mais Lidas
Artes Chopin num anfiteatro de palha

250 pessoas vão reunir-se numa seara alentejana, rodeadas de fardos de palha, para ouvir peças do famoso compositor polaco como ele nunca foi ouvido antes. Vasco Dantas e o Mário Laginha Trio prepararam um diálogo musical entre dois universos e duas linguagens distintas – o clássico e o jazz. Mas sempre Chopin.

Artes Livro. Nova Iorque com uma objetiva diferente

Para os apaixonados pela "Big Apple", acaba de ser publicada uma retrospetiva inédita com mais se 170 fotografias tiradas por um fotógrafo quase esquecido: Marvin E. Newman. Um nova iorquino com uma sensibilidade especial para captar uma das cidades mais incríveis do mundo.