Prazeres / Artes

Le Sirenuse exibe o mosaico de piscina do artista Nicolas Party

O famoso hotel da costa amalfitana adiciona mais uma obra à coleção “Artistas no Le Sirenuse”, mas desta vez num local já existente.

Piscina, 2023-2024 por Nicolas Party. Azulejos em mosaico de vidro. 18,6x4,65m. Cortesia do artista & Galerie Gregor Staiger, Zurique_Milão. (C) Nicolas Party. Fotografia de Brechenmacher & Baumann.
Piscina, 2023-2024 por Nicolas Party. Azulejos em mosaico de vidro. 18,6x4,65m. Cortesia do artista & Galerie Gregor Staiger, Zurique_Milão. (C) Nicolas Party. Fotografia de Brechenmacher & Baumann. Foto: Brechenmacher & Baumann
17 de junho de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Com um padrão abstrato, a recente obra do artista suíço procura não se demarcar da piscina e da paisagem, mas sim integrar-se, fazendo com que tudo pareça um só elemento. Esta obra faz parte de uma iniciativa recente dos proprietários do famoso hotel da Costa Amalfitana, a família Sersale, cujo objetivo para este ano é incluir obras de 11 artistas internacionais de renome no design movimentado do hotel.

Nicolas Party aceitou o desafio lançado: a remodelação da piscina do hotel. Mas não com qualquer material. A escolha para este projeto foi o mosaico, algo que Party nunca antes tinha explorado artisticamente. Após uma contemplação, a ideia desenhada pelo artista tinha como objetivo criar um jogo exuberante de formas orgânicas sobrepostas e interligadas que enaltecem a vista para o mar e para as montanhas do terraço à beira da piscina do Le Sirenuse numa paisagem aquática alegre e ondulante que se desloca e dança debaixo de água.

Depois de uma contemplação, o projeto desenhado pelo mesmo tinha como objetivo criar um jogo exuberante de formas orgânicas sobrepostas e interligadas que destilam a vista do mar e das montanhas do terraço à beira da piscina do Le Sirenuse.
Depois de uma contemplação, o projeto desenhado pelo mesmo tinha como objetivo criar um jogo exuberante de formas orgânicas sobrepostas e interligadas que destilam a vista do mar e das montanhas do terraço à beira da piscina do Le Sirenuse. Foto: Brechenmacher & Baumann
A escolha da pedra não foi um acaso e apresenta uma grande história. Antonio Sersale conta, num comunicado partilhado, que tudo teve por base o desejo de respeitar a visão do seu falecido pai, Franco Sersale. O fundador tinha ficado encarregue da piscina quando o espaço foi inicialmente fundado. "Primeiro, em meados da década de 1980, pediu à designer Raimonda Gaetani, de Positano, para acrescentar um mosaico de sereias à pequena pérgola na extremidade leste, um trabalho que aludia às grutas de conchas das grandes vilas barrocas de Itália. Depois, no início dos anos 90, mandou revestir a piscina com mosaicos, com um friso à volta da borda que reproduzia o contorno de um mosaico de chão de estilo grego do século II a.C. que o tinha impressionado no Museu Pergamon de Berlim. Por isso, quando pedimos ao Nicolas para criar um mosaico para uma piscina que estava a começar a mostrar a sua idade", continua Antonio, "estávamos apenas a dar continuidade a uma tradição inaugurada pelo meu pai há quase quarenta anos."

Party explica que optou por algo mais abstrato sendo que
Party explica que optou por algo mais abstrato sendo que "não queria que a piscina se destacasse demasiado... Queria que parecesse uma piscina". Foto: Roberto Salomone
Quando questionado acerca da escolha do padrão e das cores, Party explica que optou por algo mais abstrato, afirmando: "não queria que a piscina se destacasse demasiado... Queria que parecesse uma piscina". Em continuação, fala um pouco sobre a paleta escolhida, com tons mais azuis e verdes. No entanto, as formas não são tão abstratas como parecem. O artista suíço revela que desenhou as formas para que estas se assemelhassem a nuvens: "obviamente as nuvens refletem-se na água e turvam a água, por isso há uma espécie de ligação entre essas nuvens e os movimentos da água."

Esta é uma das grandes revelações que o hotel fará, contando com muitas mais exposições ao longo do ano.
Saiba mais Arte, Costa Amalfitana, Nicolas Party, Le Sirenuse, Hotel, Art, Mosaico
Relacionadas

Quando a natureza invade a mesa de refeições

Bucólica é o nome da nova coleção de cerâmicas criada, em parceria, pela dupla de criativos da Oficina Marques com o estúdio de design de interiores Andringa Studio. As peças, feitas à mão, trazem a explosão primaveril para dentro de casa.

A piscina de Joana Vasconcelos

Depois do projeto da piscina "Gateway" para o hotel Jupiter Artland, na Escócia, a artista plástica volta a transformar uma corriqueira piscina numa obra de arte. E, quem quiser, pode ter uma em casa.

Mais Lidas