Quando a natureza invade a mesa de refeições
Bucólica é o nome da nova coleção de cerâmicas criada, em parceria, pela dupla de criativos da Oficina Marques com o estúdio de design de interiores Andringa Studio. As peças, feitas à mão, trazem a explosão primaveril para dentro de casa.
A primavera é um verdadeiro despertar dos sentidos. A natureza renasce numa multitude de cores e aromas, e convida à fruição, à contemplação bucólica e ao tempo passado no meio do verde, por entre flores, borboletas e passarinhos. Se o tempo para passeios, piqueniques e mergulhos em riachos é limitado – infelizmente –, nada mais natural do que querer convidar a primavera para os nossos interiores. Foi com o objetivo de dar corpo a esta vontade que a Oficina Marques e o Andringa Studio se uniram para criar a coleção Bucólica, constituída por peças em cerâmica, decorativas e utilitárias, para mesas de refeições.
Não é a primeira vez que a Oficina Marques e o Andringa Studio colaboram para, juntos, criarem algo à sua imagem e semelhança. A designer de interiores Rita Andringa, e Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, a dupla que compõe a Oficina Marques, têm uma visão alinhada sobre a criação de ambientes e peças inspirados na paisagem que os rodeia. A dupla diz que o propósito é "celebrar a vida" e que têm uma visão partilhada relacionada com o "saber-viver". Já Rita Andringa sublinha, juntos, querem "contar uma história que procura provocar evasão e maravilhamento".
As peças que fazem parte desta coleção, moldadas pelas mãos da dupla de criativos, são feitas em grés com um acabamento que combina vidro transparente mate e brilhante, deixando transparecer naturalmente a tonalidade do grés. Decoradas com figuras recortadas em relevo, é através do pincel que Gezo e José aplicam os diversos tipos de vidro colorido e óxidos, produzindo assim variações aleatórias. Embora à primeira vista pareçam semelhantes, as peças desta coleção variam entre si através de detalhes subtis, que as tornam obras de arte únicas, assinadas e gravadas com o selo da Oficina Marques.
Para apresentar a coleção Bucólica, o Andringa Studio idealizou uma exposição sob o lema "A beleza salvar-nos-á", criando um ambiente campestre na galeria da Oficina Marques, no coração do Bairro Alto – com um cesto de piquenique gigante dentro do qual as peças de escondem. Está disponível para visita até ao dia 1 de junho. Antes disso, a coleção foi também apresentada na Lisbon Design Week, que decorreu entre 22 e 26 de maio. Com o cesto gigante, a Oficina Marques e o Andringa Studio brincam com a escala do espaço arquitetónico e convidam a entrar num universo mágico. De resto, quem conhece o trabalho de Rita Andringa sabe que "brincar com a escala" é uma das coisas que a designer mais gosta de fazer.
Para dar ainda mais força a esta instalação performática, os dois estúdios convidaram o projeto BOSQUE Concepts, estúdio de design floral, para criar um cenário idílico, servindo de moldura a este quadro onírico, digno de Alice no País das Maravilhas.
L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas
A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".
Coleção especial "Cadernos de Viagens" da Vista Alegre
A marca portuguesa convidou quatro artistas para criar a sua nova linha dos emblemáticos cadernos de viagens: João Catarino, Victoria Semykina, Sebastiaan Van Doninck e Gabriella Giandelli.
Le Sirenuse exibe o mosaico de piscina do artista Nicolas Party
O famoso hotel da costa amalfitana adiciona mais uma obra à coleção “Artistas no Le Sirenuse”, mas desta vez num local já existente.
Pedro Cabrita Reis apresenta exposição de retrospetiva
O artista português, de 67 anos e a celebrar 50 de carreira, apresenta "ATELIER", que reúne cerca de 1500 trabalhos, de 19 de maio a 28 de julho.
Pop Me Up! da Vista Alegre: Arte, Cor e Diversão para o verão
Neste verão, a Vista Alegre, uma das mais antigas marcas portuguesas de porcelana e vidro, celebra a estação com uma explosão de cor, arte e inovação através da sua nova linha de copos Pop Me Up!.
Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios
Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.