Prazeres / Artes

Quando a natureza invade a mesa de refeições

Bucólica é o nome da nova coleção de cerâmicas criada, em parceria, pela dupla de criativos da Oficina Marques com o estúdio de design de interiores Andringa Studio. As peças, feitas à mão, trazem a explosão primaveril para dentro de casa.

Foto: DR
28 de maio de 2024 | Madalena Haderer

A primavera é um verdadeiro despertar dos sentidos. A natureza renasce numa multitude de cores e aromas, e convida à fruição, à contemplação bucólica e ao tempo passado no meio do verde, por entre flores, borboletas e passarinhos. Se o tempo para passeios, piqueniques e mergulhos em riachos é limitado – infelizmente –, nada mais natural do que querer convidar a primavera para os nossos interiores. Foi com o objetivo de dar corpo a esta vontade que a Oficina Marques e o Andringa Studio se uniram para criar a coleção Bucólica, constituída por peças em cerâmica, decorativas e utilitárias, para mesas de refeições.

 As peças são moldadas à mão pela dupla de criativos Oficina Marques
As peças são moldadas à mão pela dupla de criativos Oficina Marques Foto: DR

Não é a primeira vez que a Oficina Marques e o Andringa Studio colaboram para, juntos, criarem algo à sua imagem e semelhança. A designer de interiores Rita Andringa, e Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, a dupla que compõe a Oficina Marques, têm uma visão alinhada sobre a criação de ambientes e peças inspirados na paisagem que os rodeia. A dupla diz que o propósito é "celebrar a vida" e que têm uma visão partilhada relacionada com o "saber-viver". Já Rita Andringa sublinha, juntos, querem "contar uma história que procura provocar evasão e maravilhamento".

Gezo Marques, José Aparício Gonçalves e Rita Andringa
Gezo Marques, José Aparício Gonçalves e Rita Andringa Foto: DR

As peças que fazem parte desta coleção, moldadas pelas mãos da dupla de criativos, são feitas em grés com um acabamento que combina vidro transparente mate e brilhante, deixando transparecer naturalmente a tonalidade do grés. Decoradas com figuras recortadas em relevo, é através do pincel que Gezo e José aplicam os diversos tipos de vidro colorido e óxidos, produzindo assim variações aleatórias. Embora à primeira vista pareçam semelhantes, as peças desta coleção variam entre si através de detalhes subtis, que as tornam obras de arte únicas, assinadas e gravadas com o selo da Oficina Marques.

Instalação performática com cesto de piquenique gigante
Instalação performática com cesto de piquenique gigante Foto: DR

Para apresentar a coleção Bucólica, o Andringa Studio idealizou uma exposição sob o lema "A beleza salvar-nos-á", criando um ambiente campestre na galeria da Oficina Marques, no coração do Bairro Alto – com um cesto de piquenique gigante dentro do qual as peças de escondem. Está disponível para visita até ao dia 1 de junho. Antes disso, a coleção foi também apresentada na Lisbon Design Week, que decorreu entre 22 e 26 de maio. Com o cesto gigante, a Oficina Marques e o Andringa Studio brincam com a escala do espaço arquitetónico e convidam a entrar num universo mágico.  De resto, quem conhece o trabalho de Rita Andringa sabe que "brincar com a escala" é uma das coisas que a designer mais gosta de fazer.

Peças da coleção Bucólica por entre os arbustos
Peças da coleção Bucólica por entre os arbustos Foto: DR

Para dar ainda mais força a esta instalação performática, os dois estúdios convidaram o projeto BOSQUE Concepts, estúdio de design floral, para criar um cenário idílico, servindo de moldura a este quadro onírico, digno de Alice no País das Maravilhas.

Saiba mais Artes, Design de interiores, Cerâmicas, Oficina Marques, Andringa Studio, Instalação performativa
Relacionadas

L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas

A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".

Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.

Mais Lidas
Artes Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.

Artes A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.