Prazeres / Artes

A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Foto: Taschen
10:46 | Madalena Haderer

Os melómanos já estarão a salivar por este livro e com boas razões. A Atlantic Records foi fundada em 1947, em Nova Iorque, por Ahmet Ertegun e Herb Abramson, dois fãs de música que não podiam imaginar que estavam a criar uma das mais importantes editoras musicais dos Estados Unidos, que moldaria a cultura popular durante décadas. A razão do seu sucesso tem a ver com o facto de a gravadora ter apostado na promoção de música negra, géneros como o R&B, o soul, o jazz e o hip-hop, que estavam sub-representados e pelos quais começou a haver grande interesse nos anos do pós-guerra. Mais tarde, dedicou-se também à música rock, pop, dance e muito mais. Ao longo de sua história, a Atlantic manteve uma reputação de descoberta de talentos, produção de álbuns inovadores e apoio a artistas diversos, tornando-se uma das editoras mais influentes e bem-sucedidas da indústria musical. Hoje, continua a desempenhar um papel de destaque na cultura musical global. 

Esta edição contém retratos e fotografias das bandas mais famosas do mundo da autoria de alguns dos maiores fotógrafos de sempre
Esta edição contém retratos e fotografias das bandas mais famosas do mundo da autoria de alguns dos maiores fotógrafos de sempre Foto: Taschen

75 Years of Atlantic Records conta a história fotográfica desta lendária gravadora, dando a conhecer inúmeras imagens dos seus arquivos, muitas delas nunca antes publicadas. Para esta edição, a Taschen reuniu retratos formais, fotografias de performances ao vivo, momentos decisivos no estúdio e vislumbres íntimos dos bastidores de pioneiros do soul como Aretha Franklin e Ray Charles, inovadores do jazz como John Coltrane e Charles Mingus, ícones da música pop de várias eras como os Bee Gees e ABBA, lendas do rock como Led Zeppelin e os Rolling Stones, cantoras revolucionárias como Roberta Flack e Stevie Nicks, além de estrelas atuais como Ed Sheeran e Charli XCX. Isto, através da objetiva de alguns dos maiores fotógrafos do mundo, incluindo Annie Leibovitz, Jim Marshall, Lee Friedlander, Walter Iooss Jr., Anton Corbijn, Chuck Stewart, Albert Watson e David LaChapelle.

Este volume conta com um prefácio de Bruno Mars. Para além disso, as imagens são acompanhadas de legendas da autoria de Richie Unterberger and Herb Powell, e escritores premiados como David Ritz, Ben Ratliff, Elizabeth Nelson, Barney Hoskyns entre outros, contextualizam as fotografias com textos em que examinam os diversos géneros músicas, com cronologias e perfis de músicos.

O livro vai estar à venda a partir de março, mas está já disponível para pré-encomenda no site da Taschen. Tem 462 página, custa 150 euros e é uma verdadeira edição de coleção para os amantes da música.

Saiba mais Artes, Livros, Taschen, 75 Years of Atlantic Records, Música
Relacionadas

Música para começar 2025 com inspiração

O Liedfest, novo Festival de Música Erudita, com direção artística de Catarina Molder, quer revitalizar o formato do recital de canto e piano, que tem vindo a desaparecer das salas de espetáculo. Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros, e há descontos e eventos de entrada livre.

700 anos de obras-primas na National Gallery

O novo livro da Taschen, intitulado "The National Gallery. Paintings, People, Portraits", permite-nos descobrir a história da pintura ocidental através de mais de 200 obras, acompanhadas por retratos de artistas contemporâneos e figuras culturais nas lendárias salas da National Gallery.

Mais Lidas
Artes A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Artes Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.

Artes Tamara Alves volta à Underdogs com exposição que celebra o ser humano

Após cinco anos sem uma exposição individual na galeria Underdogs, a artista regressa em grande com "And Your Flesh Becomes a Poem". A partir de 24 de janeiro, o público poderá contemplar 27 obras inéditas que exploram as forças primordiais do ser humano, numa celebração visceral e poética da condição humana.