Música para começar 2025 com inspiração
O Liedfest, novo Festival de Música Erudita, com direção artística de Catarina Molder, quer revitalizar o formato do recital de canto e piano, que tem vindo a desaparecer das salas de espetáculo. Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros, e há descontos e eventos de entrada livre.

A segunda quinzena de 2025 vai ver nascer a primeira edição do Liedfest, o Festival de Música Erudita, que decorrerá no Teatro Variedades, em Lisboa, entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro. Com direção artística da soprano Catarina Molder e produção da Ópera do Castelo, o Liedfest – lied significa "canção" em alemão – inclui recitais temáticos encenados e coreografados – as propostas incluem cruzamentos disciplinares com as áreas da dança e do teatro –, uma masterclass, uma conversa entre a filósofa Maria Filomena Molder e o ensaísta e tradutor João Barrento e brincadeiras líricas para atrair futuros amantes de ópera – atividades destinadas a escolas e famílias com crianças entre os 5 e os 10 anos.
De acordo com o comunicado, o objetivo deste novo festival é "revitalizar o formato do recital de canto e piano, que tem vindo a desaparecer das principais salas de espetáculo, e oferecer elementos diferenciadores que potenciam a experiência da fruição musical". Todos os recitais contarão com desenho de luz, legendagem em português e inglês, que facilitará a compreensão do repertório.

A programação promete "grande poesia, grandes compositores, num pequeno formato de emoções intensas incluindo alguns dos grandes ciclos de Lieder e ainda canções de Schubert, Schumann, Brahms, Wolf, Fauré, Chausson, Ravel, Poulenc, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça, António Chagas Rosa, Granados ou Crumb, Clã e muitos outros".
A programação divide-se entre recitais temáticos e recitais encenados. Os primeiros incluem "Nos Mistérios da Noite", evocando paisagens noturnas e misteriosas banhadas pela luz da lua, com o barítono Luís Rendas Pereira e Pedro Lopes, ao piano; "Camões", em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos, que celebra a grande poesia na voz da meio-soprano Cátia Moreso com o maestro João Paulo Santos, ao piano; e "Amores e Vidas de uma Mulher", com a soprano Cecília Rodrigues e o pianista David Santos.
Já recitais nos recitais encenados será possível assistir a "Conversas com a Morte", dirigido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Barreiros com a soprano Camila Mandillo e o pianista Filipe Gaio Pereira; "Cinco Formas de Morrer de Amor", com direção cénica da atriz e encenadora Lígia Roque e conceção e interpretação da soprano Catarina Molder e de um quarteto de cordas de músicos também atores.

Haverá ainda eventos de entrada livre (sujeitos à lotação da sala e mediante levantamento prévio de convite) entre os quais uma "Maratona Novos Intérpretes", que dará palco a jovens talentos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional; uma masterclass com Catarina Moreso, para aprofundar a tradição do canto lírico em português; e uma conversa sobre poesia e dois mitos no Lied Alemão, numa perspetiva literária, filosófica e estética, por dois grandes nomes da cultura portuguesas: a filósofa Maria Filomena Molder e pelo ensaísta e o tradutor João Barrento.
Os bilhetes têm preços entre os 5 e 15 euros com 40% de desconto para jovens até aos 30 anos. Bilhetes e programação completa disponível no site da Blueticket.
Valsa perdida de Chopin foi encontrada
Foram precisos 200 anos para que esta música do compositor polaco voltasse a ver a luz do dia. Foi descoberta por acaso, no arquivo de um museu nova iorquino, e diz quem sabe que foi, provavelmente, escrita em tenra idade e que o mais provável é que o músico preferisse que continuasse escondida numa gaveta.
Samuel Úria: "O bem comum só acontecerá quando tivermos a consciência tranquila e os telhados de vidro reforçados"
O músico lançou recentemente 2000 A.D., um álbum de originais que é um convite a uma reflexão demorada sobre o presente, olhando para o sítio onde chegámos e para as possibilidades que não se concretizaram. E agora, para onde vamos?
Tamara Alves volta à Underdogs com exposição que celebra o ser humano
Após cinco anos sem uma exposição individual na galeria Underdogs, a artista regressa em grande com "And Your Flesh Becomes a Poem". A partir de 24 de janeiro, o público poderá contemplar 27 obras inéditas que exploram as forças primordiais do ser humano, numa celebração visceral e poética da condição humana.
A história da Atlantic Records em imagens
Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.
O artista português regressa à capital francesa para inaugurar mais uma exposição-manifesto na qual, como é habitual, transforma resíduos plásticos em arte, numa reflexão sobre os consumos excessivos da sociedade e a poluição.
De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.
Justin Zoll captou formas cristalinas congeladas do famoso Gin No.3 para criar uma série de fotografias surpreendentes, que celebram a nova campanha desta marca londrina: The Art of Perfection.
A marca Côco Gin, uma ideia de um casal franco-brasileiro a viver em Portugal, faz nascer tabuleiros personalizados e exclusivos, feitos à mão no Vietname.