Marc Newson: a enciclopédia dos 40 anos de carreira
Considerado um dos designers mais influentes do seu tempo, este australiano vê agora o seu trabalho reconhecido neste novo e digníssimo calhamaço da Taschen.
A carreira de Marc Newson é um verdadeiro compêndio do design de interiores – e exteriores. Cadeiras, relógios, estantes, ampulhetas, iates, aviões. Parcerias com grandes casas de moda, como a Louis Vuitton, com marcas de automóveis de luxo, como a Ferrari, até com companhias aéreas, como a Qantas Airways. Em 40 anos de carreira, Newson meteu a mão em tudo. E como 40 anos é um número bonito e redondo, a Taschen acaba de lançar uma grande enciclopédia com o percurso deste australiano, desde 1984 até 2024.
Chama-se Marc Newson Works 84-24 e conta com 496 páginas de papel grosso e lustroso, dignas da mesa de centro, divididas nas seguintes categorias: Objetos, Mobiliário, Interiores, Transporte e Jóias & Relógios. Cada descrição explora a história por detrás de cada peça e a sua criação, e está enriquecida com citações do próprio designer. O livro é complementado por um índice visual das obras completas de Newson, uma cronologia da sua vida, uma bibliografia e a sua história de exposições.
Prova de que nenhum projeto é demasiado grande ou pequeno para este génio do design, é que os seus clientes incluem ainda marcas como Montblanc, Hermès, Nike, Dom Pérignon, Jaeger-LeCoultre e Ferrari. Marc Newson foi, para além disso, diretor criativo da Qantas Airways e designer para projetos especiais na Apple, incluindo do Apple Watch.
Newson foi até um dos designers escolhidos para participar no famoso Tokyo Toilet Project – imortalizado pelo realizador Wim Wenders com o filme Perfect Days –, que consiste em convidar famosos arquitetos e designers internacionais para criarem casas de banho públicas na capital do Japão. Espaços limpos, arejados e funcionais, onde as pessoas se sentem seguras, mesmo que os visitem à noite e no meio de um parque. A proposta de Newson, construída no bairro de Urasando, com um telhado de cobre a fazer lembrar um templo, está, naturalmente, incluída nesta enciclopédia.
O livro é da autoria da escritora e editora Alison Castle, especializada em filosofia, fotografia e cinema e cujas obras incluem The Stanley Kubrick Archives, Stanley Kubrick’s Napoleon e The Complete Jacques Tati, e que já assinou trabalhos para a Vogue Italia, a Vogue China, e a Chaos 69. Está à venda no site da Taschen, como sempre, e custa 150 euros.
Objets Nomades. Louis Vuitton acrescenta novos objetos de decoração à icónica linha
Desta vez, a maison uniu-se a Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton, Campana e Atelier Oï.
Sotheby's realiza leilões da coleção pessoal de Karl Lagerfeld
De luvas a peças de arte, incluíndo utensílios da sua gata Choupette, os objetos que pertenceram ao designer de moda prometem surpreender até aqueles que bem conheciam os seus excêntricos gostos.
O livro das obras de arte a metro
Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.
Pop Me Up! da Vista Alegre: Arte, Cor e Diversão para o verão
Neste verão, a Vista Alegre, uma das mais antigas marcas portuguesas de porcelana e vidro, celebra a estação com uma explosão de cor, arte e inovação através da sua nova linha de copos Pop Me Up!.
Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber
Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.
Arte sustentável no coração de Lisboa: "Plastic Dragonfly" de Bordalo II
Através da utilização de materiais descartados, o artista transforma o lixo em arte, convidando-nos a refletir sobre os nossos hábitos de consumo e o impacto que têm no mundo natural.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
"Scandinavian Design". A bíblia do design escandinavo
Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.
Coura. E o paraíso aqui tão perto
"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Em colaboração com a Flos, as duas marcas italianas desenvolveram candeeiros de mesa com variações de tamanho e cor que são autênticas esculturas.
Até 15 de novembro é possível ver e adquirir as peças do escultor no âmbito da exposição 'I AM STUPID', espalhadas pelos quatro cantos do El Corte Inglés nas duas cidades.
Um mês dedicado às tradições portuguesas, seja na moda, na beleza ou na decoração, e para quem quer apoiar as marcas nacionais.