Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber
Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.
Um tributo que é também uma enciclopédia. Issey Miyake, o famoso designer de moda japonês, morreu em agosto de 2022 e a merecida homenagem chega agora pela mão da Taschen. Um livro essencial para quem se interessa pela moda da segunda metade do século XX. Esta edição especial, escrita em inglês e em japonês, conta a história das roupas desenhadas por Miyake entre 1960 e o ano da sua morte, construindo uma visão definitiva do estilista que redefiniu a moda, com criações que misturam tradição, tecnologia moderna e função quotidiana. Algo que o livro descreve como uma "fusão única entre poesia e praticabilidade".
O livro Issey Miyake foi idealizado por Midori Kitamuri, chairman do Miyake Design Studio e da Fundação Miyake Issey, e presidente do museu de design 21_21 DESIGN SIGHT – alguém que trabalhou com o estilista para desenvolver coleções, exposições, produtos e publicações. E é com base nessa experiência de mais de 50 anos que Kitamuri desenvolveu este livro. Os textos, porém, são escritos por Kazuko Koike, fundadora e diretora do Sagacho Exhibit Space, em Tóquio, e que já escreveu e editou diversos livros tanto sobre Miyake, como sobre a arte e o design japoneses.
Este trabalho colaborativo reúne lindíssimas fotografias e esboços de alguns dos projetos e coleções mais famosos de Miyake – como Pleats Please, A Piece of Cloth ou Body Series – e uma cronologia completa do trabalho do estilista, bem como um original perfil pessoal, que analisa as ambições e inspirações que guiaram Issey desde a sua adolescência.
Issey Miyake, o livro, é um documento imprescindível para admiradores do estilista, estudantes, designers e apaixonados por moda. Está disponível na Taschen e custa 80 euros.
A história do limão num livro que é também um objeto de desejo
Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".
O livro das obras de arte a metro
Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.
A história do surf desde 1778 em livro
"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." compila, numa reedição, as mais belas imagens relacionadas com a modalidade, ao longo dos séculos, enquanto conta a sua história.
Marc Newson: a enciclopédia dos 40 anos de carreira
Considerado um dos designers mais influentes do seu tempo, este australiano vê agora o seu trabalho reconhecido neste novo e digníssimo calhamaço da Taschen.
Uma viagem pelo Japão do século XIX
"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.