Prazeres / Artes

Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume

Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.

Foto: Taschen
20 de agosto de 2024 | Madalena Haderer

Mesmo para quem não percebe muito de arquitetura, os edifícios de Santiago Calatrava tendem a ser facilmente reconhecíveis. Há qualquer coisa do mundo natural nas suas estruturas. Muitas assemelham-se a pássaros e escaravelhos. Outras fazem lembrar esqueletos ou folhas. Ao mesmo tempo, tendem a ser verdadeiros colossos de engenharia. Calatrava que é, afinal, arquiteto, mas também engenheiro de estruturas, escultor e pintor, tem uma sensibilidade particularmente apurada para equilibrar estética e anatomia estrutural. E é essa sensibilidade única que a Taschen agora celebra com um grande livro que compila todas as obras do arquiteto, desde 1979 até ao momento atual. E se está a pensar que Calatrava ainda não morreu e nem sequer pendurou as luvas, não se preocupe – nada que um segundo volume, daqui a uns anos, não resolva.

Esta edição XXL da Taschen reúne todos os projetos de Calatrava desde 1979 até ao momento atual
Esta edição XXL da Taschen reúne todos os projetos de Calatrava desde 1979 até ao momento atual Foto: Taschen

Há edifícios de Santiago Calatrava pelo mundo todo e talvez o mais distraído dos nossos leitores não se tenha apercebido que há, em Lisboa, um grande exemplo da sua visão: a Gare do Oriente. Em Santa Cruz de Tenerife, por exemplo, há o famoso Auditório de Tenerife, que a Must teve oportunidade de ver ao vivo, no início deste ano – exercício que recomendamos. Além destes, o livro inclui ainda fotografias textos detalhados sobre o Complexo Desportivo para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, o World Trade Center Transportation Hub em Manhattan, a estação Mediopadana em Reggio Emilia, na Itália, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, bem como projetos mais recentes, como o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos para a Expo 2020, no Dubai, ou a Igreja Grega de São Nicolau, no Ground Zero de Nova Iorque – onde se erguiam as Torres Gémeas, antes do 11 de Setembro.

A Gare do Oriente é a mais famosa obra de Calatrava em Portugal
A Gare do Oriente é a mais famosa obra de Calatrava em Portugal Foto: Taschen

As influências de Calatrava são diversas e vão da abordagem de Auguste Rodin à escultura e à arquitetura, passando pelos princípios do classicismo e da arte cicládica grega, chegando, até, ao design espacial da NASA. E sempre com uma profunda admiração pela natureza, que ele considera tanto mãe quanto professora. Assim, as criações de Calatrava são simultaneamente aerodinâmicas e orgânicas nas suas associações, com formas naturais e o movimento humano a inspirar muitos dos seus projetos. 

Calatrava tem uma grande admiração pela Natureza, que vê como mãe e professora
Calatrava tem uma grande admiração pela Natureza, que vê como mãe e professora Foto: Taschen

Esta nova edição da Taschen tem textos de Philip Jodidio, que estudou história da arte e economia em Harvard e editou a revista Connaissance des Arts durante mais de 20 anos. Os seus livros para a Taschen incluem a série Homes for Our Time e monografias sobre vários arquitetos importantes, incluindo Norman Foster, Tadao Ando, Renzo Piano, Jean Nouvel e Zaha Hadid.

Uma
Uma "máquina de fazer sombra" que faz lembrar um asa de um pássaro Foto: Taschen

Calatrava. Complete Works 1979–Today tem 688 páginas, tem capa dura, custa 200 euros e está disponível no site da editora.

Saiba mais Livros, Arquitetura, Taschen, Santiago Calatrava, Design
Relacionadas

À mesa com os chefs

Pedro Pena Bastos, chef, é o mais recente nome associado a coleção muito especial da Vista Alegre, a Chef’s Collection, desenhada em parceria com alguns dos maiores cozinheiros do mundo e, se calhar até de Portugal.

Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE

A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.

Coura. E o paraíso aqui tão perto

"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.

"Scandinavian Design". A bíblia do design escandinavo

Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.

Mais Lidas