Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE
A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.
É justo dizer que Hollywood e a famosa revista LIFE tiveram o seu apogeu, a sua golden age, mais ou menos por volta da mesma altura: entre meados dos anos 30 e o início da década de 70. Nada mais apropriado, então, que celebrar estes dois gigantes da fama e do glamour com a nova edição em dois volumes da Taschen, com mais de 600 fotografias – metade delas inéditas – de estrelas tão famosas quanto Bette Davis, Elizabeth Taylor, Marlon Brando, Clark Gable, Steve McQueen, Sophia Loren, Alfred Hitchcock, Sidney Poitier, Paul Newman, Jane Fonda, Brigitte Bardot e muitas mais.
A revista LIFE foi lançada em novembro de 1936 por Henry R. Luce – um magnata da comunicação que criou também a TIME, a Fortune e a Sports Illustrated –, com o objetivo de que fosse uma news magazine fotográfica que servisse de janela para o mundo. E foi exatamente isso que foi – pelo menos, até surgir a televisão. No final da década de 40, era lida por um em cada três norte-americanos.
A atriz Jean Harlow foi a primeira estrela de cinema a aparecer na capa da revista, em 1937. A partir de então, a revista teve mais de 200 capas com temas relacionados com Hollywood, o que ilustra não só a ligação da LIFE com a indústria cinematográfica, como o seu importante papel na vida das pessoas como elemento que lhes permitia escapar às agruras da vida e ao horror da Segunda Guerra Mundial, "captando mais estrelas do que as que há no céu", conforme o slogan desse tempo.
A revista LIFE foi pioneira a mostrar cenas cujo acesso hoje damos por garantido: bastidores, a casa das estrelas de cinema, juntamente com os seus filhos e relacionamentos amorosos. O volume 1 (1936-1950) abrange a Era Dourada de Hollywood: galãs charmosos, estrelas sensuais, poderosos magnatas dos estúdios e os estilos de vida opulentos de todos eles – num esforço coletivo de criação de ilusões baseadas no grande ecrã, transformando os homens e mulheres que faziam os filmes, em semi-deuses. O volume 2 (1950-1972) foca-se na Nova Hollywood, com os grandes estúdios a perderem, gradualmente, o seu domínio. Uma fase que foi marcada pela transição para filmes independentes, estrelas internacionais e uma diversidade maior de vozes e rostos.
Com textos introdutórios da crítica de fotografia Lucy Sante, legendas do historiador de cinema Justin Humphreys e de mais de 70 fotógrafos lendários da LIFE, como Alfred Eisenstaedt, Peter Stackpole, Gordon Parks, Lisa Larsen, Margaret Bourke-White, Gjon Mili e muitos outros, LIFE. Hollywood é uma celebração da revista de fotografia mais importante do século XX e do fascínio com a indústria cinematográfica norte-americana.
Custa 200 euros e está disponível no site da editora.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Um destes cinco filmes portugueses poderá ir aos Óscares 2025
A 97ª edição dos Óscares acontece no dia 3 de março de 2025, em Hollywood, Los Angeles.
Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
Coura. E o paraíso aqui tão perto
"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
À mesa com os chefs
Pedro Pena Bastos, chef, é o mais recente nome associado a coleção muito especial da Vista Alegre, a Chef’s Collection, desenhada em parceria com alguns dos maiores cozinheiros do mundo e, se calhar até de Portugal.
Guillermo del Toro apanha um susto na Escócia
O realizador mexicano está em Aberdeen a filmar uma nova versão do filme Frankenstein e jura que há "alguma coisa" no seu quarto de hotel.
Departamento de Defesa: um realizador de cinema improvável
Quando um estúdio de cinema quer fazer um filme com um tema militar, o Pentágono pode ser um aliado de peso. Aluga casas a preços de amigo e permite que as suas bases militares se transformem em sets de filmagens. Mas, como todos sabemos, não há almoços grátis.
Livro. Nova Iorque com uma objetiva diferente
Para os apaixonados pela "Big Apple", acaba de ser publicada uma retrospetiva inédita com mais se 170 fotografias tiradas por um fotógrafo quase esquecido: Marvin E. Newman. Um nova iorquino com uma sensibilidade especial para captar uma das cidades mais incríveis do mundo.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
Este sábado, 9, o restaurante algarvio celebra os ingredientes sazonais na quinta edição da iniciativa Austa+ Friends.
Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.