Prazeres

Comer num japonês com estrela Michelin por 40 euros? Sim, é possível no Kabuki

O Kabuki criou três menus executivos, incluindo um veggie, perfeitos para a hora de almoço. Mais rápidos, mais em conta e ninguém sai com fome.

Foto: DR
19 de janeiro de 2024 | Bruno Lobo

Um menu de degustação completo ainda é a melhor forma de nos surpreendermos com a criatividade de uma estrela Michelin, mas quem é que tem tempo para vários "momentos" à hora de almoço?

Praticamente ninguém, e é por isso que estes três novos menus executivos fazem tanto sentido. Permitem conhecer a cozinha do Kabuki e os pratos são confecionados com o mesmo cuidado e os mesmos ingredientes, mas em processos muito mais agilizados. Além disso, o menu completo custa €100 (ou 80, no caso do vegetariano), e aqui o mais barato custa 40. A diferença é abissal e deixa-nos com vontade (e à vontade) para regressar e experimentar as outras opções, que vão de um menu quente a um menu vegetariano ao menu cru, à base de sushi e sashimi. Este por €45.

Em termos de decoração é minimal, elegante e harmonioso, e divide-se em três pisos.
Em termos de decoração é minimal, elegante e harmonioso, e divide-se em três pisos. Foto: DR

O espaço

Localizado nas famosas galerias do Ritz, o Kabuki apresenta um conceito "japonês de inspiração mediterrânica", nascido e testado em Espanha, razão pela qual conseguiu conquistar uma estrela Michelin logo no ano de abertura, à semelhança do congénere em Madrid. Mas em Portugal o Kabuki não se limitou a seguir o guião, soube reinventar-se, trazendo mais influências nacionais do que mediterrânicas, como se torna evidente nos Usuzukuri à Bulhão Pato ou no Mochi Pastel de Nata. Estes pratos surpreenderam até os inspetores do famoso guia, e em pouco tempo o aluno superava o mestre: Lisboa mantinha a sua (boa) estrela, ao passo que Madrid perdia a sua. Em termos de decoração é minimal, elegante e harmonioso, e divide-se em três pisos, com a sala principal no andar inferior, o bar no intermédio e a zona de experiências a ocupar o piso superior. Mais arejada e luminosa, está aberta apenas à hora de almoço e será a zona de eleição para degustar estes menus executivos. O bar é perfeitamente tranquilo e proporciona que fiquemos mais algum tempo à conversa, se o almoço não chegou. Serve, além disso, uns pregos de Toro e de Wagyu deliciosos, e tem uma extensa carta de cocktails, mocktails e outras bebidas.

O menu
O menu Foto: DR

Os três menus

Todos os menus começam com uma Sopa Miso, seguida por uma surpreendente bento box - seis iguarias em doses iguais de beleza e sabor. Terminam também com um mochi do dia, cujos sabores podem variar, mas onde é muito provável encontrar o tal "pastel de nata" que se desfaz na boca. Será então nos pratos principais que as coisas mudam: no cru, podemos optar pelo Chirachi Kabuki, em que o arroz shari é coberto por sashimi de vários peixes, ou pelo Kabuki sushi, com nigiris, urumakis e hosomakis. No quente entre o Katsudon (porco panado com tensu e legumes sobre arroz gohan), ou o Tori no Shoga (frango, teriyaki, lima e gengibre com arroz gohan). Já no Vegan, a eleição será entre o Kabuki vegan sushi e o Yasai Nabe, em que o cliente vai cozinhar os noodles udon e os legumes, à mesa, em caldo sukiyaki. É definitivamente a opção mais teatral, e a que provoca mais "inveja".

No menu cru, podemos optar pelo Chirachi Kabuki, em que o arroz shari é coberto por sashimi de vários peixes, ou pelo Kabuki sushi, com nigiris, urumakis e hosomakis.
No menu cru, podemos optar pelo Chirachi Kabuki, em que o arroz shari é coberto por sashimi de vários peixes, ou pelo Kabuki sushi, com nigiris, urumakis e hosomakis. Foto: DR

Para acompanhar

Palavra final para o serviço de sakes e de vinhos, e para a oferta compilada pelo sommelier Filipe Wang. Os menus executivos oferecem a possibilidade de acompanhamento com água, chá ou limonada, pelo que se quiser pedir alguma bebida mais "séria" terá de ser à carta. A oferta tem mais de 500 entradas, entre nomes consagrados e pequenos produtores, todos reunidos com a preocupação de harmonizar os vinhos com os sabores da comida japonesa. No ano passado, o Kabuki foi mesmo galardoado pela Wine Spectator com o Best of Award Excellence, tendo recebido ainda o prémio Melhor Serviço de Vinhos, pela Revista de Vinhos. Não se come só bem por aqui…

A sobremesa.
A sobremesa. Foto: DR

Onde? Rua Castilho 77B, 1070-050 Lisboa. Quando? A Sala Experience está aberta de Terça a Sexta ao almoço, das 12:30 às 15:00h. Já a Sala Principal está aberta de Terça a Sábado, das 19:30 às 00:00h. O Bar Kikubari funciona de Terça a Sábado, das 12:30 às 00:00h. Reservas? 212 491 683.  

Saiba mais Gastronomia, Restaurante, Kabuki, Japonês, Michelin, Almoço, Sushi
Relacionadas
Mais Lidas
Drive Os 50 anos do Porsche 911 Turbo

É, para muito boa gente, “o” Porsche 911. Por maioria de razão, também é, para essa muito boa gente, “o” Porsche, ponto final. Há 50 anos, nascia o 911 Turbo.