Livro. Nova Iorque com uma objetiva diferente
Para os apaixonados pela "Big Apple", acaba de ser publicada uma retrospetiva inédita com mais se 170 fotografias tiradas por um fotógrafo quase esquecido: Marvin E. Newman. Um nova iorquino com uma sensibilidade especial para captar uma das cidades mais incríveis do mundo.

Marvin E. Newman foi dos primeiros a ter um mestrado em Fotografia pelo Instituto de Design de Chicago, corria o ano de 1952. Como muitos antes dele – e depois –, escolheu a sua cidade de Nova Iorque, onde nasceu em 1927, como tema central do seu trabalho. Mas ao contrário de muitos outros fotógrafos daquele tempo, que elegeram o filme a preto e branco, ele decidiu fotografar a cores. Um meio perfeito para transmitir o bulício e a energia de uma das cidades mais incríveis do mundo. Esta edição da Taschen reune, pela primeira vez, uma coleção das imagens mais marcantes de Marvin E. Newman. Fotografias tiradas entre 1949 e 1983, muitas delas, até agora, desconhecidas do grande público – deliciosos segredos conhecidos apenas por colecionadores e galeristas.

Newman é, acima de tudo, um fotógrafo de rua, que encontra beleza em cenários tão pouco auspiciosos quanto uma rua de armazéns, uma estrada molhada com tampas de esgoto, ou os tornozelos de diversas senhoras idosas. Em 1953, aventurou-se por Coney Island, um local onde as pessoas iam para se divertir. Newman conta que passou lá um verão inteiro, antes de ter máquina fotográfica e, quando lá voltou, já de máquina em riste, nunca a conseguiu pousar. Em 1956, a revista Esquire encomendou-lhe um ensaio fotográfico que desse a conhecer o distrito financeiro – Wall Street. Também a Bolsa de Nova Iorque lhe encomendou fotografias que pudessem ser usadas em material promocional.

As vívidas fotografias de Marvin E. Newman oferecem perspetivas frescas sobre marcos familiares de Nova Iorque, mas, acima de tudo, uma sensibilidade única para a vida dos seus habitantes. Para além de Nova Iorque, Newman aplica a mesma técnica e sensibilidade a outros locais nos Estados Unidos, incluindo Chicago, Kansas, um circo vintage dos anos 1950, um bordel legalizado em Reno, Nevada, Las Vegas, Alasca e a descontraída Califórnia dos anos 1960, bem como fotografias desportivas, com ícones como Cassius Clay e Pelé.

Com um ensaio do escritor, curador e crítico de arte Lyle Rexer – que escreve para a famosa revista Photograph –, esta primeira retrospetiva, com mais de 170 fotografias, dá o devido reconhecimento a um talento quase esquecido. Custa 60 euros e está disponível no site da Taschen.
Marvin E. Newman morreu no ano passado, aos 95 anos.
Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE
A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.
Livro. Os 200 anos da Quinta Avenida
O aniversário desta Meca do luxo vai ser celebrado em grande, com uma publicação especial da editora Assouline. O livro "Fifth Ave: 200 Years of Stories and Legends" conta a história da avenida mais famosa do mundo e de como ela reflete a evolução e transformação de Nova Iorque nos últimos dois séculos.
Coura. E o paraíso aqui tão perto
"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
700 anos de obras-primas na National Gallery
O novo livro da Taschen, intitulado "The National Gallery. Paintings, People, Portraits", permite-nos descobrir a história da pintura ocidental através de mais de 200 obras, acompanhadas por retratos de artistas contemporâneos e figuras culturais nas lendárias salas da National Gallery.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Livro. Os anos 80 pela objetiva de David Bailey
Nesta edição da Taschen, este famoso fotógrafo londrino é transformado em guia e intérprete dessa icónica, multicolorida e destrambelhada década que atrai tanto quanto confunde.
ROOF. Retratos de quem não tem um teto digno
Já pode ser visitada a mais recente mostra de fotografias de Mário Cruz. ROOF conta as histórias de vida dos habitantes de Lisboa que vivem em casas com condições indignas. Habitação para todos: outra promessa do 25 de Abril ainda por cumprir.
Há uma retrospetiva de Nicholas Nixon em Cascais
A obra do famoso fotógrafo norte-americano pode ser visitada no Centro Cultural de Cascais, mas só até ao próximo domingo. Entre muitas outras imagens icónicas, a exposição reúne, pela primeira vez, os 48 retratos da série "As Irmãs Brown".
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Uma dupla de curadoras lança o projeto artístico que consistem em expor obras num apartamento de 200 metros quadrados ainda em obras, na Lapa, em Lisboa.
Com conteúdos de teor sexual, de violência física ou drogas, estes filmes levaram os fãs de cinema a contestar a classificação referente à idade do espetador. Em sua defesa, ou crítica. Eis as razões.
Tomás Wallenstein, vocalista dos Capitão Fausto, revela mais sobre os bastidores da realização do primeiro filme-concerto da banda portuguesa, filmado em Melides.