Prazeres / Artes

À mesa com os chefs

Pedro Pena Bastos, chef, é o mais recente nome associado a coleção muito especial da Vista Alegre, a Chef’s Collection, desenhada em parceria com alguns dos maiores cozinheiros do mundo e, se calhar até de Portugal.

Foto: DR
21 de agosto de 2024 | Bruno Lobo

Depois da entrada de Cristiano Ronaldo no grupo de acionistas, a Vista Alegre acaba de anunciar uma nova "contratação": o chef Pedro Pena Bastos, um dos maiores e mais jovens talentos da gastronomia nacional. O chef do restaurante Cura, no Ritz, foi o escolhido para desenhar um novo prato para a Chef’s Collection − uma linha especial da marca de Ílhavo, criada por quem, no fundo, mais utiliza e precisa destas peças. 

Pena Bastos, que já conquistou uma estrela Michelin no Cura, inspirou-se no princípio japonês do wabi-sabi e na "aceitação das imperfeições e do transitório como parte da vida" para criar o desenho. Não que se encontrem grandes imperfeições por aqui, antes pelo contrário, mas o desenho obedece a uma filosofia mais natural do que simétrica, recriando as raízes de uma árvore que se espalham ao longo da peça. Raízes criadas em relevo que funcionam, igualmente, como uma homenagem ao poder da natureza. 

O chef do restaurante Cura, no Ritz, foi o escolhido para desenhar um novo prato para a Chef’s Collection − uma linha especial da marca de Ílhavo, criada por quem, no fundo, mais utiliza e precisa destas peças. 
O chef do restaurante Cura, no Ritz, foi o escolhido para desenhar um novo prato para a Chef’s Collection − uma linha especial da marca de Ílhavo, criada por quem, no fundo, mais utiliza e precisa destas peças.  Foto: DR

O chef ficou especialmente satisfeito com a "área de empratamento bem delimitada, que permite centrar o foco na comida" e ainda com a versatilidade de permitir a utilização também como taça, uma vez que a zona central "é mais profunda, ideal para pratos mais caldosos". 

Do lado da Vista Alegre, o sentimento era recíproco, desde logo porque o entusiasmo com que Pena Bastos abordou o projeto os contagiou ("nem todos os chefs se envolvem tão intensamente", confessaram), mas também pelo elevado grau de dificuldade do projeto, dada "a complexidade de criar o intrincado relevo e diferentes texturas, inclusivamente na parte de trás da peça". Só isso justificava plenamente o "orgulho no resultado final". 

O desenho obedece a uma filosofia mais natural do que simétrica, recriando as raízes de uma árvore que se espalham ao longo da peça.
O desenho obedece a uma filosofia mais natural do que simétrica, recriando as raízes de uma árvore que se espalham ao longo da peça. Foto: DR

A ideia da Chef’s Collection e a associação à alta gastronomia surgiram para promover o crescimento da Vista Alegre junto dos principais grupos mundiais de hotelaria. A lista inclui chefs de renome internacional indiscutível, como os irmãos Roca ou os Torres, de Espanha, cada uma das famílias com seu restaurante de três estrelas Michelin. O alcance geográfico também impressiona, abrangendo desde a mexicana Martha Ortiz, que lidera um dos 50 Best da América Latina, ao francês Georges Blanc, também com três estrelas. Encontramos ainda os brasileiros Nelo Cassese e Roberta Sudbrack, o colombiano Jorge Rausch, o alemão Juan Amador ou o italiano Marc Stabile, todos nomes que acrescentam estrelas e restaurantes 50 Best a uma lista que ultrapassa as duas dezenas de chefs. Em Portugal, a coleção inclui nomes como Rui Paula, Vítor Matos, Ricardo Costa, Dieter Koschina ou Benoit Sînthon, deixando de fora muito poucos restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin. Sendo que a lista não se resume evidentemente aos estrelados, como prova Justa Nobre, que assina uma das propostas mais felizes: uma santola de porcelana para servir a sua famosa Sopa de Santola. Uma delícia. 

Foi sido criada especificamente para os setores da hotelaria e da restauração e só estar disponível no site da Vista Alegre para esses profissionais.
Foi sido criada especificamente para os setores da hotelaria e da restauração e só estar disponível no site da Vista Alegre para esses profissionais. Foto: DR

Apesar de ter sido criada especificamente para os setores da hotelaria e da restauração, e de só estar disponível no site da Vista Alegre para esses profissionais – aproveitando para fazer aqui uma crítica e um pedido para abrirem a coleção ao público em geral –, a verdade é que também não é difícil encontrar e levar para casa uma destas peças. Não garantimos que vá alterar o sabor dos cozinhados, mas vai seguramente aumentar as nossas capacidades de empratamento e de serviço à mesa. E, como diz a expressão popular: "os olhos também comem…" 

Saiba mais Prazeres, Artes, Vista Alegre, Chef, Pedro Pena Bastos, Chef’s Collection
Relacionadas

Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume

Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.

Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE

A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.

Mais Lidas
Artes 700 anos de obras-primas na National Gallery

O novo livro da Taschen, intitulado "The National Gallery. Paintings, People, Portraits", permite-nos descobrir a história da pintura ocidental através de mais de 200 obras, acompanhadas por retratos de artistas contemporâneos e figuras culturais nas lendárias salas da National Gallery.

Artes Uma vida de pato: a história completa de Donald

Mais destrambelhado e azarado do que Mickey – um pouco como todos nós – esta personagem é a única que rivaliza em popularidade com o icónico rato. A pensar nos fãs de animação, a Taschen acaba de lançar a história completa do pato mais famoso do mundo. Uma edição especial, limitada a 1000 exemplares.

Artes Tudo sobre o Planeta Vermelho num novo livro da Taschen

Galileu viu-o, pela primeira vez, em 1610. Os primeiros astrónomos decidiram chamar-lhe Marte, o deus romano da guerra. As suas paisagens desconcertantes e áridas são estranhas e familiares. Esta nova edição tem centenas de fotografias da NASA para ficarmos a conhecer melhor este nosso pequeno vizinho.