Prazeres / Artes

Incontra: um encontro de mestres vidreiros

Quando a arte ancestral do vidro de Murano e os 200 anos de tradição da Vista Alegre se juntam, o resultado só pode ser bom. Esta nova coleção de 11 peças artísticas foi feita à mão e está disponível apenas na loja do Chiado.

Foto: DR
03 de dezembro de 2024 | Madalena Haderer

Uma jarra que parece feita de bolhas de sabão? Um centro de mesa feito de pequenos cálices que parecem derretidos e amassados? Um pote que faz lembrar um habitat submarino? Isto e muito mais é o que a nova coleção Incontra, da Vista Alegre tem para oferecer. Incontra é resultado da parceria entre a Vista Alegre, o designer francês Emmanuel Babled e o mestre vidreiro Andrea Zilio, que combina as técnicas seculares do vidro de Murano com o design moderno.

A coleção Incontra consiste em 11 peças de vidro feitas à mão
A coleção Incontra consiste em 11 peças de vidro feitas à mão Foto: DR

Ao todo, a coleção consiste em 11 peças únicas e assinadas, criadas manualmente na fábrica da Vista Alegre, em Alcobaça, por Andrea Zilio e Arlindo Francisco  – mestre vidreiro da empresa portuguesa – juntamente com a sua equipa e sob a direção criativa do designer Emmanuel Babled. As 11 peças foram desenvolvidas num trabalho exaustivo e de grande complexidade, cada uma delas envolvendo horas de trabalho a várias mãos.

Andrea Zilio, Arlindo Francisco e Emmanuel Babled são as mãos e as mentes por detrás destas peças
Andrea Zilio, Arlindo Francisco e Emmanuel Babled são as mãos e as mentes por detrás destas peças Foto: DR

A ilha de Murano, em Itália, é considerada a capital mundial da arte do vidro artístico, também conhecida como artglass. Os segredos desta técnica foram muito bem guardados, ao longo dos séculos, pelos artesãos que a criaram, e só muito raras vezes Murano partilhou a sua arte ou estabeleceu colaborações de qualquer tipo. Por seu lado, a Vista Alegre tem uma longa tradição no fabrico de cristal e de vidro manual, incluindo várias coleções em artglass. E foi graças à intervenção de Emmanuel Babled, famoso designer internacional de peças em vidro manual, que foi possível este encontro de titãs vidreiros do qual resultarem estas lindíssimas peças.

O designer francês Emmanuel Babled foi o responsável por esta colaboração
O designer francês Emmanuel Babled foi o responsável por esta colaboração Foto: DR

Emmanuel Babled cria, desde 1995, objetos de vidro de luxo, loiça de mesa e peças únicas para marcas de renome como Baccarat, Bulgari e Venini. O seu trabalho abrange design industrial, mobiliário e iluminação para empresas de topo, e tem sido exposto em grandes instituições, museus e galerias de todo o mundo.

Cada peça é uma verdadeira obra de arte a quatro mãos – sem contar com a equipa da fábrica Vista Alegre
Cada peça é uma verdadeira obra de arte a quatro mãos – sem contar com a equipa da fábrica Vista Alegre Foto: DR

Já Andrea Zilio iniciou a sua carreira como artesão no setor do restauro de mobiliário antigo, mas a sua grande paixão pelo vidro levou-o a obter a qualificação de Primo Maestro na fábrica de vidro Anfora, sob a orientação dos mestres Giulio Ferro e Luigi Buratto. Apaixonado pela execução de modelos antigos, começou a criar as suas próprias obras, usando técnicas tradicionais complexas, mas numa vertente moderna. Grandes artistas e designers contemporâneos confiam-lhe a criação das suas peças em vidro.

A coleção Incontra está disponível apenas na loja Vista Alegre no Chiado, em Lisboa.

Saiba mais Prazeres, Artes, Vista Alegre, Murano, Incontra, Emmanuel Babled, Andrea Zilio
Relacionadas

Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.

Mais Lidas
Artes Uma mesa de taberna pelo arquiteto Manuel Aires Mateus

Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.

Artes A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.