Quem faz exercício moderado ou intenso tem um melhor desempenho cognitivo
Um estudo publicado na revista Scientific Reports vem estabelecer uma relação entre atividade física e o cérebro.
Sempre ouvimos dizer que devíamos praticar qualquer atividade física, independentemente de qual ou como, pelo bem da nossa saúde física e mental. Fazer uma caminhada pela praia? Servia. Dar umas braçadas na piscina? Servia. Ir dançar à noite para um bar ou discoteca? Eventualmente, também. No entanto, se queremos que esse exercício tenha também um impacto no nosso desempenho cognitivo, é preciso acelerar o passo ou intensificar, no geral, o ritmo.
Estas são as conclusões de um estudo recentemente publicado na Scientific Reports, que sublinha "o papel essencial da atividade física moderada e vigorosa na manutenção ou melhoria genérica do funcionamento cognitivo".
Além disso, perceberam que a relação entre exercício-cérebro poderá não ser bidirecional, como havia sido avançado anteriormente por outros investigadores. Ou seja, existe, sim, uma influência da prática de atividade física na nossa capacidade cognitiva, mas, pelo contrário, não foram encontradas evidências de que uma boa condição cognitiva possa ter algum efeito na eventual vontade de fazer desporto.
Para chegarem a estes resultados, os cientistas utilizaram um complexo método de análise estatística que vai além da tradicional observação, trazendo resultados mais firmes. A partir de duas bases de dados com informação sobre saúde, retiraram a informação de cerca de 350 mil pessoal de todas as idades, percebendo que quem tinha uma predisposição genética para praticar exercício fazia-o e tinha resultados melhores nos testes cognitivos, quando este era, pelo menos, moderado.
Eis o número de passos que devia dar por dia
Este hábito diário pode reduzir a ansiedade, ajudar a controlar o peso e diminuir a pressão arterial.
A rotina intensiva de Mark Wahlberg que o faz acordar às 3h30 da manhã
Enquanto a maior parte das pessoas, possivelmente, ainda está a dormir profundamente, o ator já chegou ao ginásio.
Está em forma? Cinco exercícios para testar a sua condição física
A maioria das pessoas treina para ficar com bom aspeto, mas também é preciso sentir os efeitos do ginásio na saúde.
Já há retiros de bem-estar para quem entra em burn-out
Estes espaços multiplicam-se um pouco por todo o globo como solução para quem sofre deste esgotamento laboral.
5 conselhos para gerir melhor o seu tempo
Bernard Marr, especialista em tecnologia, empresas e tendências, explica como tirar melhor partido de um dia de trabalho. Uma pista: tem tudo a ver com listas.
Dores de costas podem estar relacionadas com stress, de acordo com a ciência
Este sintoma, que afeta milhares de pessoas por todo o mundo, nem sempre tem a idade avançada ou o constante transporte de objetos pesados como causas.
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
É uma questão controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas esta é a informação mais importante a ter em conta.
Este hobby combate a perda de memória
Um grupo de investigadores descobriu que atividades ligadas à música ajudam a lutar contra o declínio cognitivo.
Os segredos de Brad Pitt para estar “cada vez mais novo”
Os 59 anos da estrela de Hollywood que mais parecem 30 não são para qualquer um. Estes são os hábitos do ator para estar fisicamente saudável e com um aspeto jovial.
O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo
Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.
O que comer antes e depois de um treino para reduzir a inflamação
Conheça quais os melhores alimentos para consumir antes e depois de fazer exercício físico, para garantir que o corpo recupera depressa, promovendo reparação muscular e melhores níveis de fitness.
A gastronomia tradicional é repensada para o fine dining pelo chef Fábio Alves em três refeições exclusivas. Fomos experimentar um menu com algumas das suas propostas.
Quer o queiramos admitir ou não, o mundo do namoro é tanto real como virtual.
No dia 29 de novembro, no restaurante Real by Casa da Calçada, a dupla volta a juntar-se numa amostra do que há de chegar à Casa da Calçada, em Amarante.
O thriller de Thomas Harris foi escrito após o encontro do autor com um médico que cortou o seu amante aos pedaços… e ameaçou fazer-lhe uma visitinha.