O telemóvel "ouve" mesmo o que dizemos, mas há forma de o travar
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
De acordo com a empresa inglesa NordVPN (fornecedora de serviços ligados a redes virtuais privadas), as empresas estão a utilizar um tipo de monitorização de dados chamado "rastreio cruzado ultra-sónico", o que faz com que se criem autênticas bases de dados sobre os gostos de cada pessoa.
O estudo levado a cabo pela NordVPN descobriu, assim, que quase metade dos britânicos (45%) afirmam "ter visto um anúncio de algo a aparecer nos seus telefones pouco depois de falarem sobre isso ou de o verem na televisão, sem nunca o procurarem eles próprios online." 62% dos consumidores disseram que não faziam ideia de como evitar isto e mais uma em cada oito pessoas disse que os anúncios os "assustavam", de acordo com os dados mais específicos sobre o estudo, dados pelo The Mirror.
Adrianus Warmenhoven, de NordVPN, disse: "Embora seja impossível parar os faróis ultra-sónicos de funcionar, pode reduzir a possibilidade de o seu smartphone os ouvir, limitando simplesmente as permissões desnecessárias que concedeu às aplicações no seu dispositivo".
Para alterar as permissões que as aplicações têm, pode ir ao menu de definições do seu telefone e procurar uma opção de 'privacidade'. Aqui deverá poder ver quais as aplicações que têm acesso ao seu microfone e limitá-lo quando necessário.
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